AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO MÉTODO ESL-PBT NA DETERMINAÇÃO DE CARBARIL EM ABACAXI PÉROLA (ANANAS COMOSUS).

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Analítica

Autores

Correia Neto Nunes, R. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Pacheco Rodrigues, R. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Timóteo Cardoso, A. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Victorino Santos, J.P. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Correia Goulart, A. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Machado Goulart, S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA)

Resumo

O carbaril pertence à classe dos carbamatos, é altamente tóxico aos seres vivos. Em abacaxi sua aplicação é para combater as pragas broca do fruto e cochonilha. A extração sólido-líquido com partição a baixa temperatura (ESL- PBT) tem ganhado espaço na análise de compostos orgânicos. O método ESL-PBT foi utilizado nesse trabalho por ser simples e consumir uma pequena quantidade de amostra e de solvente extrator, com porcentagens de recuperação elevadas para várias amostras de alimentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência desta metodologia na determinação do carbaril. Após a fortificação das matrizes e extração foi possível constatar a eficiência da ESL-PBT na determinação do carbaril em abacaxi com porcentagem média superior a 100% e coeficiente de variação inferior a 10%.

Palavras chaves

abacaxi pérola; carbaril; ESL-PBT

Introdução

O carbaril, 1-naftil- N-metilcarbamato, é um princípio ativo altamente tóxico aos seres vivos. É utilizado na cultura de abacaxi para o combate de pragas como a broca do fruto (Thecla basalides) e a cochonilha (Dysmicoccus brevipes). A aplicação é foliar e o limite máximo de resíduo permitido nessa cultura é de 0,5 mg/kg, sendo necessário um intervalo de segurança de sete dias para consumo (BRASIL, 2006). A extração sólido-líquido com partição a baixa temperatura (ESL-PBT) tem ganhado espaço na análise de resíduos de agrotóxicos principalmente em matrizes alimentares como, por exemplo, em morango (HELENO et al., 2013); alface (COSTA, 2011); Cenoura (ARAÚJO et al., 2016); Tomate (PINHO et al., 2010) entre outras. Esta intensa utilização da ESL-PBT justifica-se pelo baixo consumo de amostras e solvente orgânico o que diminui os custos de análise. Em seus estudos Morais et al., (2014) validou um método analítico para determinação dos agrotóxicos tiametoxam, triadimenol e deltametrina em amostras de abacaxi pérola. O método de extração utilizado foi a ESL-PBT e análise por cromatografia gasosa. Em seus resultados os autores obtiveram porcentagens de recuperação de até 90%, ficando dentro da faixa aceitável de 70 a 120% para análise de resíduos de agrotóxicos (RIBANI et al., 2004). Além disso, o método desenvolvido mostrou-se prático com baixo consumo de solventes orgânicos. O objetivo deste trabalho foi verificar a eficiência do método validado por Morais et al.; (2014), com modificações, na determinação do agrotóxico carbaril em matrizes de abacaxi pérola. A eficácia do método foi analisada por meio das porcentagens de recuperação do carbaril na matriz de interesse e as análises foram realizadas em cromatógrafo a líquido de alta eficiência.

Material e métodos

Para o estudo foram utilizadas matrizes de abacaxi pérola cultivado sem a utilização de agrotóxicos. Após a aquisição das matrizes, estas foram trituradas, casca e polpa, em multiprocessador doméstico. Após a trituração a matriz foi dividida em duas partes onde uma parcela foi destinada a extração no branco da matriz e a outra fração para fortificação com princípio ativo carbaril. Para o processo de fortificação foi pesada 1,0000 g de matriz em vial com capacidade de 22 mL em material de vidro e tampa. Em seguida as matrizes foram fortificadas com 40,0 μL de solução preparada em acetonitrila (ACN) e padrão carbofurano na concentração de 100 mg L-1. Após fortificação as matrizes foram deixadas em repouso por um período de 3 horas para evaporação da ACN, após este tempo as matrizes foram submetidas ao processo de ESL-PBT. Para a extração do carbaril foram adicionados ao sistema 2 mL de água deionizada, 4 mL de acetonitrila e agitação em vórtex por 60 segundos. Posteriormente a extração o sistema foi colocado no freezer em temperatura de aproximadamente -20 °C por um período de 3 horas para a partição das fases. Após este período foi retirada uma alíquota do sobrenadante para análise em cromatógrafo a liquido de alta eficiência acoplado a detector UV (CLAE-UV). As condições cromatográficas utilizadas foram: Coluna C18; fase móvel: acetonitrila: água purificada 35:65 v:v, vazão da fase móvel: 0,8 mL min-1, temperatura da coluna: 35 °C e volume de injeção 20 μL. Detector de UV (λ: 213 nm). Para calcular as porcentagens de recuperação foi construída uma curva analítica em acetonitrila na faixa de concentração de 0,1 mg L-1 a 10 mg L-1.

Resultado e discussão

A equação da reta obtida na curva analítica foi y=471718x-45334 e coeficiente de correção 0,9953 indicando a linearidade das respostas do detector na faixa de concentração estudada. No sentido de otimizar a massa de amostra utilizada e volume de solvente extrator, foram propostas modificações no método proposto por Morais et al. (2014). Morais e colaboradores utilizaram 3,0000 g de amostra de abacaxi, 8,5 mL de solvente extrator. No presente trabalho otimizou-se para 1,0000 g de amostra e 4 mL de solvente extrator. Na Tabela 1 são apresentadas as porcentagens de recuperação (%R), assim a média e respectivo coeficiente de variação (CV). Analisando a Tabela 1 é possível inferir a eficiência da ESL- PBT na determinação do carbaril em abacaxi, uma vez que as porcentagens de recuperação ficaram dentro da faixa de aceitação de 70 a 120% de recuperação e coeficiente de variação bem abaixo do nível aceitável de 20% conforme estabelecido no guia SANTE / 11945/2015 e recomendado por Ribani et al., (2004). Na Figura 1 são apresentados os cromatogramas resultantes da ESL-PBT em matrizes de abacaxi fortificadas a 5 mg L-1 com padrão de carbaril. Observa- se que o carbaril teve um tempo de retenção igual a 5,9 minutos e ausência de interferentes no tempo de retenção do princípio ativo demonstrando a seletividade do método.

Tabela 1

Porcentagens de recuperação, média e coeficiente de variação obtido na ESL-PBT do carbaril em abacaxi.

Figura 1

Cromatogramas resultante da ESL-PBT em abacaxi fortificadas com padrão carbaril a 5 mg L-1.

Conclusões

A aplicação da ESL-PBT na determinação de carbaril em abacaxi e análise por CLAE-UV demonstrou alta eficiência analítica com recuperação média superior a 100% e coeficientes de variação inferiores a 10%. Os cromatogramas obtidos dos extratos da matriz fortificada apresentaram seletividade com ausência de interferentes no tempo de retenção do carbaril. O método é prático com poucas etapas de extração e baixo consumo de matriz e solvente orgânico. Desta forma novos estudos serão realizados com o intuito de realizar uma otimização multivariada e validação do método avaliado.

Agradecimentos

Ao grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade do IFG-Campus Itumbiara, ao MEC/FNDE pelo apoio financeiro e ao NUPEQUI.

Referências

ARAÚJO, E. A.; LARA, M. C. R.; REIS, M. R.; VIRIATO, R. L. S.; ROCHA, R. A. R.; GONÇALVES, R. G. L.; HELENO, F. F.; QUEIROZ, M. E. L. R.; TRONTO, J.; PINTO, F. G. Determination of Haloxyfop-Methyl, Linuron, and Procymidone Pesticides in Carrot Using SLE-LTP Extraction and GC-MS. Food analytical methods, v.9, n. 5, p. 1344-1352, 2016. Doi:10.1007/s12161-015-0315-3.

BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Monografia do Carbaril. Brasília, 2006. Disponível em:
<http://portal.anvisa.gov.br/documents/111215/117782/C03%2B%2BCarbaril.pdf/f2b52d86-280c-4899-8ec2-7ba6b929433f>. Acesso em 07 de setembro de 2016.

COSTA, A. I. G. Multiresidue analysis of pesticides in lettuce by gas chromatography. 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado em Agroquímica analítica; Agroquímica inorgânica e Físico-química; Agroquímica orgânica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011. Disponível em: <http://locus.ufv.br/handle/123456789/2099?show=full>. Acesso em: 26/04/2017

EUROPEAN COMMISSION. Directorate-General for Health and Food Safety. Guidance document on analytical quality control and method validation procedures for pesticides residues analysis in food and feed. 2015. (Safety SANTE/11945/2015). Disponível em < https://ec.europa.eu/food/sites/food/files/plant/docs/pesticides_mrl_guidelines_ wrkdoc_11945.pdf >. Acesso em: 23 fev. 2017.

HELENO. F. F.; QUEIROZ. M. E. L. R.; NEVES. A. A.; OLIVEIRA. A. F. de,Otimização, validação e aplicação de método para determinação da concentração residual de difenoconazol em morangos após múltiplas aplicações, Química Nova vol.37 no.1 São Paulo 2014.

MAIA.M.P.; PINHO.G.P.;ARCANJO.A.L.P.; SILVÉRIO. F.O. de, Solid-Liquid Extraction with Low Temperature Purification Coupled with Gas Chromatography and Mass Spectrometry for Determination of Polychlorinated Biphenyls in Sewage Sludge. Journal of the Brazilian Chemical Society. Vol. 28 n.1, 2017.


MORAIS, E. H. DA C.; RODRIGUES, A. A. Z.; QUEIROZ, M. E. L.; NEVES, A. A.; MORAIS, P. H. D. Determination of thiamethoxam, triadimenol and deltamethrin in pineapple using SLE-LTP extraction and gas chromatography. Food Control, Vol. 42, 2014.

RIBANI, M.; BOTTOLI, G. B. C.; COLLIN; JARDIM, I. C. S. Validação em métodos cromatográficos e eletroforéticos. Quimica Nova, v. 27, n.5, p.771-780,2004.

PINHO, P.G.; NEVES, A.A.; QUEIROZ, M.E.L.R.; SILVÉRIO, F.O. Pesticide determination in tomatoes by solid–liquid extraction with purification at low temperature and gas chromatography. Food Chemistry, v. 121, n. 1, p. 251-256, 2010.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul