REUTILIZAÇÃO DE PLÁSTICOS: UMA FORMA DE ARTICULAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE POLÍMEROS ATRAVÉS DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ambiental

Autores

Salles Macena da Cruz, B. (IFRJ) ; Barbalho Ribeiro de Freitas, A. (IFRJ) ; Leão, I.S. (IFRJ)

Resumo

Atualmente muito se discute sobre os impactos ambientais causados pelo descarte dos plásticos. A falta de conhecimento, o desinteresse pelo problema e a falta de oportunidade para amenizá-lo, são significativos empecilhos para melhora deste quadro na sociedade. Neste trabalho é descrita a realização de uma exposição de ciências a partir da reutilização de polímeros, em especial o tipo PET, com o objetivo de promover a conscientização dos males que o descarte de plásticos pode gerar para o meio ambiente, trabalho este que cooperou para a reflexão sobre a importância do reuso dos plásticos para o meio ambiente.

Palavras chaves

Química; Reaproveitamento; Meio Ambiente

Introdução

As enchentes podem causar entupimentos de valas e bueiros, desabrigar pessoas principalmente as moradoras de periferias. A poluição visual é outro problema causado pelos resíduos plásticos. Além disso, há um forte impacto no ecossistema marinho. As embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de maneira regular ou irregular - em lugar de serem encaminhadas para reciclagem contribuem muito para o esgotamento de aterros e lixões, dificultam a degradação de outros resíduos, são ingeridos por animais causando sua morte, poluem a paisagem, causam problemas na rede elétrica, e muitos outros tipos de impactos ambientais menos visíveis ao consumidor final. (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2016) Um dos poluidores mais efetivos é o plástico. Os danos causados ao meio ambiente são reflexos da falta de consciência ambiental da população como um todo, pois sem este conhecimento não há a prática da reutilização e da reciclagem. Segundo Silva (2007), a escola é um dos meios indispensáveis para se conseguir criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação entre a sociedade e a natureza, bem como para buscar soluções para os problemas ambientais. O presente trabalho ressalta o ensino de química interligado a conscientização ambiental, através da problematização do descarte indevido de plásticos em seu cotidiano, em especial o politereftalato, PET. Onde realizou-se uma feira de ciências com o objetivo de promover a conscientização da importância de reutilizar o PET em nosso cotidiano.

Material e métodos

O campo de observação deste trabalho foi a Escola Estadual Vila Bela, situada no bairro de Mesquita – Rio de Janeiro. A turma trabalhada foi a 2ª série do Ensino Médio, turno matutino, composta de 45 alunos e este trabalho foi realizado utilizando uma abordagem quantitativa através de estatística descritiva oriunda dos questionários aplicados durante a culminância do projeto. A metodologia aplicada neste trabalho baseou-se em duas etapas. Na primeira foram confeccionados objetos oriundos da reutilização de garrafas PET. A segunda etapa se constituiu na aplicação desta pesquisa onde aconteceu a culminância do projeto durante a realização da feira de ciências, momento este que foram aplicados questionários investigativos na entrada e na saída dos alunos durante a ocorrência do evento. Questionário aplicado antes da entrada na feira de ciências 1- Você já visitou de uma feira de ciências? 2- Você já reutilizou o plástico da garrafa PET para algum fim? 3- Você sabe o que é um polímero? 4- Você tem conhecimento acerca de descarte de plásticos? 5- Você tem noção sobre educação ambiental? Questionário aplicado na saída da feira de ciências 1- Você vai reutilizar plásticos de garrafa PET em seu dia a dia? 2- Você vai informar seus amigos sobre os danos que o descarte inadequado de plásticos gera ao meio ambiente? 3- Você compreendeu o que é um polímero? 4- Você sabe a diferença entre reuso e reciclagem?

Resultado e discussão

Nota-se uma mudança significativa no que diz respeito ao conhecimento teórico adquirido sobre os polímeros após o tempo de estudos, assim como a aceitação em participar de mais atividades como esta e a vontade de estudar de forma mais detalhada a temática em questão. A partir da figura 1 pode-se verificar que a maior parte dos estudantes nunca haviam participado de eventos como este e que não têm consciência do que é educação ambiental, visto que na última pergunta a grande maioria marca a opção positiva, resposta esta que não é coerente com o que disseram não ter praticado nos itens anteriores. Analisando a figura 2 é possível averiguar que um número significativo dos estudantes compreendeu os ensinamentos propostos no evento e que pretendem repassar a ideia do reuso de plásticos, mostrando assim que o objetivo do trabalho foi alcançado. Ainda foi possível verificar durante o evento o grande interesse dos alunos em aprender mais sobre o reuso dos plásticos e alguns relatos por parte dos mesmos acerca dos impactos ambientais causados por garrafas PET na região onde moram e um estudante ao sair do evento disse que no mesmo dia iria começar a juntar garrafas PET para confeccionar uma cama e uma mesa , pois eram móveis que ele não possui em sua casa.

Figura 1

Gráfico relativo as respostas do questionário aplicado antes da entrada na Feira de Ciências.

Figura 2

Gráfico relativo as respostas obtidas no questionário aplicado após a Feira de Ciências.

Conclusões

Diante dos resultados obtidos a partir da análise dos questionários aplicados aos alunos no começo e no fim da atividade da Feira de Ciências, pode-se afirmar que o objetivo principal da pesquisa foi alcançado, pois os alunos visitantes saíram do evento com um mínimo de conscientização sobre o descarte inadequado de plásticos no meio ambiente e um melhor conhecimento da teoria dos polímeros. Quanto aos integrantes do grupo,todos estudaram o tema em questão e repassaram os conhecimentos adquiridos durante o tempo de pesquisa tornando-se difusores do conhecimento científico.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Educação Ambiental. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental> Acesso em: Acesso em: 05 jun. 2017.

DA SILVA, Erivanildo Lopes. Contextualização no Ensino de Química: idéias e proposições de um grupo de professores. 2007.

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