TEORES DE METAIS POTENCIALMENTE TÓXICOS EM SOLOS ANTOPIZADOS (DE ÁREA DE LIXÕES) NAS CIDADES DE IMPERATRIZ – MA E SENADOR LA ROCQUE – MA, MESOREGIÃO OESTE MARANHENSE

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ambiental

Autores

Duarte Cruz, N. (UEMASUL) ; Pereira Conceiçao da Silva, C. (UEMASUL) ; Cruz Macena, G. (UEMASUL) ; Diniz de Oliveira, J. (UEMASUL) ; Silva Sá, W. (UEMASUL)

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar as concentrações de metais potencialmente tóxicos (Cu (II), Pb (II) e Cd (II)) em solos em duas áreas antropizadas e duas áreas naturais. Todas as amostras de solo foram coletadas na profundidade de 0-20 cm, onde foram levadas ao laboratório, secas ao ar, trituradas e armazenadas. Posteriormente foram feitas as análises físico-químicas e as determinações das espécies metálicas presentes no solo. Foi significativo o efeito da antropização para as espécies metálicas investigadas em de Imperatriz-MA, já para Senador La Roque o cobre foi a única espécie metálica que não sofreu influência significativa pela antropização. Os níveis de metais no solo da cidade de Imperatriz-MA foram superiores aos observados na cidade Senador La Roque-MA.

Palavras chaves

antropizadas; naturais; metais

Introdução

A disposição inadequada de Resíduos Sólidos Urbanos é um dos principais fatores agravantes da atual crise ambiental em que nos encontramos, além de impactar de forma negativa o ambiente, ocasiona sérios riscos à saúde pública (MARCO; CORREIA, 2015). O problema do descarte dos resíduos sólidos urbanos está diretamente relacionado ao aumento crescente de sua produção, o gerenciamento inadequado e a falta de locais adequados para a sua disposição. Os resíduos sólidos urbanos são fontes potenciais de metais potencialmente tóxicos, principalmente de Cd, Cu, Pb e Zn (GUEDES, 2008). Corroboram com tal afirmação Moreira(2010) et al. ao afirmarem que estes resíduos podem liberar metais pesados, como Cd, Cu, Pb, Mn, Zn, Ni, Hg, ampliando as formas de poluição e contaminação que estes materiais podem causar ao meio ambiente. Estudos sobre contaminação de solos por metais potencialmente tóxicos em área de lixão e suas adjacências em alguns municípios apontam que os resíduos sólidos urbanos tem contribuído para que alguns teores em não conformidade com valores de referência recomendado pela CETESB indicando assim a contribuição dos resíduos sólidos no incremento de metais potencialmente tóxicos nos municípios investigados (MOREIRA et al., 2010; ALCÂNTARA et al., FILHO et al., 2012; ARAÚJO e SOUZA, 2012; CAVALLET, CARVALHO e NETO, 2013; ). Diante do exposto, o presente estudo objetivou avaliar os níveis de Cu, Cd e Pb nos solos do lixão dos municípios de Imperatriz- MA e Senador La Rocque - MA, ambos os municípios estão localizados na Mesorregião Oeste Maranhense.

Material e métodos

O presente projeto foi realizado em quatro áreas distribuídas em dois municípios maranhenses, sendo duas delas em Senador La Rocque-MA e duas no município de Imperatriz- MA, ambos localizados na Mesorregião do Oeste Maranhense, Microrregião de Imperatriz (Figura 1). Foram utilizadas vidrarias comum a um Laboratório de Química Analítica. Todas as amostras de solos foram coletadas próximas das armadilhas, a uma profundidade de 0-20 cm, de onde foram tirados vários pontos de amostragem para formar uma única amostra de solo. Após as coletas as amostras foram colocadas em saco plástico e transportada sob refrigeração para o laboratório de Química da UEMASUL. No laboratório os solos foram secar ao ar. Decorrido o tempo de secagem as amostras trituradas em gral de porcelana; em seguida, fracionadas. O material fracionado foi acondicionado em frasco de polietileno de cor escura e submetido à refrigeração até o momento das análises. As determinações dos metais potencialmente tóxico nas amostras de solos foram feitas por espectrometria de absorção atômica em chama (FAAS), modelo AA 240 da VARIAN, com corretor de fundo com lâmpada de deutério. Soluções padrão utilizadas para a calibração do instrumento foram preparadas com base em alíquotas de uma solução estoque de 1000 mg L-1. As análises estatísticas dos parâmetros físico-químicos e os teores das espécies metálicas foram estimadas através do programa Assistat-Statistical Assistance Software (SILVA; AZÊVEDO, 2009) onde foram comparados as médias dos teores das espécies metálicas nos pontos amostrais na área natural e antropizada.

Resultado e discussão

A Tabela 1 apresenta os teores médios para as espécies metálicas Cu (II), Cd(II) e Pb (II) nos solos da área natural e antropizadas os municípios de Imperatriz-MA e Senador La Roque-MA, respectivamente, foi feita a análise de variância onde foi significativo o efeito da antropização para todas as espécies metálicas investigadas em Imperatriz, já em Senador La Roque o cobre foi a única espécie metálica que não sofreu variação significativa pela antropização. Na cidade de Imperatriz-MA os teores de Cd(II) e Pb(II), estiveram a acima dos Valores de Referências de Qualidade (VRQ) preconizado pela CETESB (2014), em ambas as áreas investigadas (Tabela 1), o teor de Cu(II) no ponto 1 da área foi inferior ao VRQ, no entanto, no ponto 2 esteve acima desse valor, entretanto, na área antropizada os valores em ambos os pontos estiveram acima do VRQ. No lixão de Senado La Roque- MA, tanto a área natural quanto a área antropizada apresentaram o mesmo comportamento do Lixão de Imperatriz-MA para o Cd(II), Para o teor de Pb(II) no ponto 1 na área natural e antropizada os valores estiveram abaixo do VRQ, para os teores de Cu(II) em ambas as áreas estiveram abaixo dos valores estabelecido pela CETESB(2014). Portanto pode-se inferir que as áreas e/ou pontos em que os teores das espécies metálicas investigadas estiveram acima do VRQ apresentam risco de contaminação. Ao comparar com os Valores de Prevenção proposto pela CETESB (2014) (Tabela 1) observa-se que o Cu(II) na área antropizada e Cd(II) em ambos lixões e nas duas área investigadas estiveram acima dos Valores de Prevenção configurando-se em uma alerta para futura contaminação na área investigada para esses metais.

FIGURA 1

Mapa do estado da micro-região imperatriz evidenciando os municipios de Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA

TABELA 1

Concentração média das espécies metálicas nos solos da área natural e antropizada dos municípios de Imperatriz-MA e Senador La Roque (mg kg-1)

Conclusões

De acordo com os resultados obtidos, a ação antrópica influenciou significativamente para a modificação nos teores de metais potencialmente tóxicos nas áreas antropizadas em comparação com as áreas naturais. O Cd(II) foi a única espécie metálica que apresentou teores em todas as áreas acima dos do Valor de Referência de Qualidade estabelecido pela CETESB(2014), em ambas as áreas e em todos os pontos amostrados, nos lixões investigados.

Agradecimentos

Ao programa PIBIC/UEMASUL

Referências

CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. 2014. Decisão da Diretoria n° 195/2005.Valores orientadores para solos e águas subterrâneas do estado de São Paulo. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/Solo/relatorios/tabela_valores_2005. pdf. Acessado em: 24/08/2010.
GUEDES, M. R. Metais pesados em solos: ocorrência. 2008. Disponível em:< http://scienceblogs.com.br/geofagos/2008/07/metaispesados-em-solos-ocorrencia.php>. Acesso em: 29 jun. 2011.
MARCO E.; CORRÊA, L. B. Estudo do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Município de Cotiporã – RS. Revista Monografias Ambientais – REMOA, v. 14, n.3, p.18-26, Set-Dez 2015.
MOREIRA, D. A.; MARTINEZ, M. A.; SOUZA, J. A. R.; MATOS, A. T.; REIS, C. REIS, E. L. Determinação das características de resíduo sólido urbano aterrado. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v. 7, n. 1, p. 099-108, 2010.
SILVA, F. A. S.; AZEVEDO, C. A. V. Principal Components Analysis in the Software Assistat-Statistical Attendance. In:WORLD CONGRESS ON COMPUTERS IN AGRICULTURE, 7, Reno-NV-USA: American Society of Agricultural and Biological Engineers, 2009.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul