DETERMINAÇÃO DE METAIS TRAÇOS EM AMOSTRAS DE ÁGUA NA NAS LAGOAS DO MUNICÍPIO DE SERRA DO NAVIOS–AP

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ambiental

Autores

Silva, F.D. (UFF) ; Silva, C. (UFF) ; Filho, E. (UFF) ; Brito, D.C. (UEAP)

Resumo

O estudo foi desenvolvido no município de Serra do Navio-AP para verificar as concentrações dos metais Mn, Fe, Ni, Co, As, Pb, Zn, e Cd em amostras de água nas lagoas I e II. Para determinação das concentrações dos metais, foi utilizado a técnica espectrometria de massa com fonte de plasma acoplado indutivamente (ICP-MS). Os resultados das análises demostrou que os níveis de concentração desse metais estão de acordo com a resolução CONAMA n˚396 de 2008, com exceção do manganês e níquel que apresentaram alta concentrações quando comparada com o CONAMA, desse modo, as lagoas não estão apropriadas para recreação.

Palavras chaves

METAIS; LAGOAS; MEIO AMBIENTE

Introdução

A contaminação por metais pesados é atualmente um dos maiores problemas ambientais, principalmente em áreas onde há influência das atividades humanas. A sua ocorrência no meio ambiente pode ser natural ou de origem antrópicas. As atividades antrópicas provenientes também da rápida urbanização de cidades e de polo industriais podem causar um desequilíbrio ambiental na natureza e não só afetar o homem, como também a todas as espécies de um ecossistema que vive em harmonia. (MALDONADO et. al., 2009; MA et. al., 2017; PELL, et al.,2013). As atividades de mineração em todo mundo são uma das principais causas de impacto ao meio ambiente, causando contaminação dos solos e de sistemas aquáticos por metais pesados, afetando a qualidade do meio ambiente e constituindo risco iminente de intoxicação ao homem (MUNIZ, et. al., 2006). A mineradora Indústria de Comércio de Minérios S/A (ICOMI) lavrou e comercializou toneladas de minérios de manganês da Serra do Navio-AP para vários países de 1957 a 1997 (GRIJALBA, et. al., 2016). Nesse sentido, o processamento e beneficiamento do minério de manganês passou pelas etapas de britagem, lavagem e por último o peneiramento de minério bruto, sem alteração química. Deste processo, restaram os rejeitos de manganês, chamados de “finos”, que foram estocados ao lado da empresa, pois não tinham valor comercial (MONTEIRO, 2003; SCARPELLI, 2003). Portanto, o presente estudo tem como objetivo quantificar as concentrações dos metais Mn, Fe, Ni, Co, As, Pb, Zn, e Cd presentes em amostras de águas das lagoas, do munícipio Serra do Navio-AP, fazendo uma análise comparativa das concentrações dos metais analisados com as leis regida pelo o CONAMA.

Material e métodos

As amostras foram coletas em setembro de 2016 nas lagoas do munícipio de Serra do Navio-AP que está localizadas no estado do Amapá a 217 Km da capital Macapá, conhecida como lagoa azul ponto turístico da cidade, essas lagoas foram formadas devido à exploração do minério manganês, que serviam para lavagem do minério. Os pontos de coletas foram na Lagoa I e Lagoa II, estão localizados na Figura 1. As amostras foram coletas, há cerca de 50 cm de profundidade em fracos de polietileno de 50 mL e imediatamente acidificado com HNO3 e acondicionadas até o momento de serem analisadas. Para determinação dos elementos traços foi utilizado a técnica de espectrometria de massa com fonte de plasma acoplado indutivamente (ICP – MS – Thermo Scientific, modelo XSeries 2). Os resultados das análises foram comparados com Conselho Nacional do Meio Ambiente, (CONAMA), afim de verificar se os mesmo estão dentro parâmetros exigido pelas leis que regida pelo o CONAMA.

Resultado e discussão

Os resultados das análises para a concentração do Manganês, Ferro, Níquel, Cobre, Arsênio, Chumbo, Zinco e Cádmio encontram – se na Tabela 1. Pode-se constatar, que as amostras de águas analisadas nas lagoas I e II estão abaixo do limite estabelecido pelo o CONAMA, quando comparadas pela resolução n˚396 de 2008 que descreve o limite máximo estabelecido para águas de recreação, com exceção do Manganês que apresentou altas concentrações nas duas lagoas acima do limite estabelecida pelo o CONAMA e do Níquel que apresentou na lagoa I concentrações acima do limite. As concentrações de manganês são explicadas, devido as rochas de minério exploração conterem em sua estrutura um percentual alto desse elemento. Baseado no resultado das análises para as águas das lagoas I e II referente aos metais em questão, essas lagoas não estão apropriadas para recreação, podendo trazer risco de saúde para a população.

Tabela 1- Comparação das concentrações (mg/L) com os valores de referê

DADOS DA PESQUISA

Figura 1: Pontos de coletas e localização da cidade Serra do Navio-AP

LOCAL DOS PONTOS DE COLOETAS E LOCALIZAÇÃO DA CIDADE SERRA DO NAVIO-AP COM DIVISA COM OUTROS MUNÍCPIOS MUNÍCIPIOS

Conclusões

Os resultados mostram que as concentrações dos metais traços encontrados nas amostras de água nas lagoas I e II estão dentro dos parâmetros exigido pela resolução CONAMA n˚396 de 2008 com exceção do Mn e Ni que apresentou concentrações acima dos valores de referência, deste modo, as águas das lagoas não estão apropriadas para recreação

Agradecimentos

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Referências

Grijalba, A. C.; Fiorentini, E. F.; Martinez, L. D.; Wuilloud, R. G. A comparative evaluation of different ionic liquids for arsenic species separation and determination in wine varietals by liquid chromatography – hydride generation atomic fluorescence spectrometry. Journal of Chromatography A, 1462 (2016) 44–54.

Ma, L.; Yang, Z; Kong, Q. WANG, L. Extraction and determination of arsenic species in leafy vegetables: Method development and application. Food Chemistry 217 (2017) 524–530.

Maldonado, A. C. D.; Wendling B. Manejo de Ecossistemas Aquáticos Contaminados por Metais Pesados. Agropecuária Técnica, v.30, n.1, p.21–32, 2009.

Monteiro, M. A. A ICOMI no Amapá: meio século de exploração mineral. Novos Cadernos NAEA. v. 6, n. 2, p. 113 -168, dez. 2003, ISSN 1516-6481.

Scarpelli, W. Arsênio do minério de manganês de Serra do Navio. Novos Cadernos NAEA. v. 6, n. 1, p. 101-133, jun. 2003, ISSN 1516-6481

Muniz, D.H.F.; Oliveira-Filho, E.C. Metais pesados provenientes de rejeitos de mineração e seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente. Universitas: Ciências da Saúde, v. 4, n. 1 / 2, p. 83-100, 2006.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul