FOTÓLISE ARTIFICIAL COMO ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL CONTENDO ANTIBIÓTICOS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ambiental

Autores

Pizzolato, T.M. (UFRGS) ; Meireles, L. (UFRGS) ; Arsand, J. (UFRGS) ; Dallegrave, A. (UFRGS) ; Segalin, J. (LANAGRO-RS)

Resumo

Fármacos, também chamados de poluentes emergentes, vêm ganhando destaque nos estudos de degradação devido ao seu potencial toxicológico. A degradação de três antibióticos, norfloxacino, ciprofloxacino e sulfametoxazol, foi estudada pelo processo de fotólise tanto em água ultra pura como em efluentes de entrada e saída da ETE industrial. Os estudos foram realizados em solução mista na concentração de 5 mg/L em reator de vidro e de quartzo com lampada de mercurio. A cinética de degradação é de primeira ordem sendo mais eficiente no reator de quartzo. Amostras de efluente real foram analisadas para verificar a presença dos produtos de transformação identificados. Quatro produtos de transformação foram encontrados no efluente real, com eficácia de remoção de todos após 60 min de fotolise.

Palavras chaves

ANTIBIOTICOS; FOTOLISE; PRODUTOS DE DEGRADAÇÃO

Introdução

Atualmente, os fármacos são o maior grupo de compostos denominados contaminantes emergentes, detectados nos sistemas aquáticos, incluindo Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), água superficial e subterrânea. (TONG, L. 2011). Neste contexto atenção especial é dada aos antibióticos devido a sua atividade antibacteriana. Eles tem grande probabilidade de serem detectados, já que não são adequadamente removidos pelos processos convencionais de tratamento de efluentes que utilizam tratamento biologico. Além disso, a presença destes compostos pode contribuir para a resistência bacteriana no ambiente . Métodos analíticos para a identificação e quantificação de antibióticos e alguns de seus metabólitos em águas foram desenvolvidos. No entanto ainda pouco se conhece sobre os produtos de degradação destes compostos bem como o efeito dos produtos de transformação (PTs) na biota aquática. Dentre os antibioticos que aparecem no meio aquatico, destaca-se o sulfamethoxazole (SMX), o ciprofloxacino (CPX) e norfloxacino (NFX) (JANK, L. 2014). Devido a atividade antibacteriana destes compostos, eles são suscetíveis apenas a transformações abióticas, portanto a fotólise é a principal rota de degradação em águas superficiais. A principal dificuldade na identificação de TPs é o fato de que a degradação destes compostos da origem a inúmeros outros. Nestes sentidos estudos tem sido realizado utilizando LC-TOF-MS (SEGALIN, J. 2015). O proposito deste trabalho é avaliar a fotolise direta de SMX, CPX e NFX em diferentes matrizes aquosas e efluente real, identificação dos PTs e avaliar a presença destes em um efluente real antes e após o tratamento convencional.

Material e métodos

Os experimentos de fotólise foram realizados utilizando soluções aquosas, individuais e mistas, dos compostos em concentrações de 10 e 5 mg L-1, em água destilada e efluente industrial. Utilizou-se um reator de vidro de borosilicato e outro de quartzo com uma lâmpada de mercúrio de alta pressão (150 W). A intensidade da radiação e a temperatura foram monitoradas durante todos os experimentos. As amostras obtidas foram analisadas em HPLC Shimadzu UV-2401 PC na faixa de comprimento de onda de 190-800 nm e por determinador de carbono orgânico total (TOC) (Shimazu-5050A TO). Para as analises cromatográficas utilizou-se uma coluna analítica DuraShell RP (Agela, 100 mm × 2.1 mm, 3.5 μm) com coluna de guarda (Phenomenex 4,0 × 3.0 mm, 5 μm). A fase móvel foi (A) solução aquosa com 0.1% de ácido fórmico in (B) acetonitrila com 0.1% de ácido fórmico. A análise quantitative foi realizada em LC Agilent 1100 Series acoplado a um espectrometro de massas API 5000 (Applied Biosystems) com ionização por electrospray (ESI), no modo positivo. A identificação dos PT foi realizada em cromatografo a líquido 1260 Series (Agilent Technologies) acoplado a um espectrometro do tipo time-of- flight 5600 (AB Sciex), com ionização por electrospray (ESI) no modo positivo e negativo.

Resultado e discussão

A cinética de degradação dos fármacos segue um comportamento de primeira ordem, onde seus parâmetros foram calculados de acordo com o OECD Guideline for Testing Chemicals – Photolysis (2008). Os parâmetos cinéticos determinados, mostram que a degradaçãoa é mais eficiente em reator de quartzo, para o NFX e CFX, enquanto que para o SMX a constante de velocidade diminui. Para o norfloxacino (NFX) dos 12 produtos de transformação identificados nos experimentos individuais, todos foram detectados nas amostras de efluente real. A presença dos produtos PT3, PT6, PT7, PT8 e PT11 nos tempos zero dos experimentos indica que também são produtos de hidrólise pois não coincidem com nenhum fragmento de NFX. Assim como o caso do NFX, foi possível detectar todos os produtos de transformação do CFX (15 PTs) previamente elucidados nos experimentos realizados nas soluções individuais. O PT6 é um isômero do norfloxacino com fórmula molecular C16H19N3O3F, que além de possuir mesma massa, os dois compostos possuem o mesmo tempo de retenção na separação cromatográfica, sendo impossível distinguir a parcela de contribuição de cada um para o valor de área.Com relação ao SMX dos 12 PTs, quatro deles não foram detectados nos experimentos com a amostra real. No entanto, constatou- se que um compostos de massa 156,0113 Da aparece em todas amostras de tempo zero, pois além de se tratar de um produto de transformação, é um fragmento do próprio sulfametoxazol. Nas amostras reais, foram detectados 13 fármacos no afluente e efluente: antibióticos, anti-inflamatórios e β-bloqueadores ( amoxicilina, ampicilina e cefalexina, azitromicina, NFX e CFX e outros: Dexametasona, diclofenaco e nimesulida, atenolol, propanolol e metoprolol).

Conclusões

O estudo cinético de degradação dos três antibióticos mostrou que a fotólise pode ser um processo vantajoso para o auxílio no tratamento de efluentes industriais. A composição do material da lâmpada de ultravioleta influência diretamente no nível de degradação que os compostos apresentam devido a diferença de energia que são capazes de absorver. A fotólise realizada nas diferentes matrizes apresentaram comportamentos cinéticos distintos. Os efluentes coletados na entrada e saída da ETE foram dopados com os antibióticos em questão. A matriz que proporcionou o melhor resultado foi do efluente de

Agradecimentos

CAPES e CNPq pelo financiamento através do PVE-163 e bolsa de iniciação cientifica. Ao LANAGRO-RS pelo suporte técnico.

Referências

TONG, L., EICHHORN, P., PÉREZ, S., WANG, Y., BARCELÓ, D.; Photodegradation of azithromycin in various aqueous systems under simulated and natural solar radiation: Kinetics and identification of photoproducts; Chemosphere 83, 340–348, 2011.

SEGALIN, J.; SIRTORI, C. ; JANK, L. ; LIMA, M. F. S. ; LIVOTTO, P. R. ; MACHADO, T. ; LANSARIN, M. A.; PIZZOLATO, T. M. . Identification of transformation products of rosuvastatin in water during ZnO photocatalytic degradation through the use of associated LC-QTOF-MS to computational chemistry. Journal of Hazardous Materials 299, 78-85, 2015.

JANK, L.; HOFF, R. B,; COSTA, F. J.; PIZZOLATO, T. M.; Simultaneous determination of eight antibiotics from distinct classes in surface and wastewater samples by solid-phase extraction and high-performance liquid chromatography–electrospray ionisation mass spectrometry. International Journal of Environmental Analytical Chemistry, vol. 94, no. 10, p. 1013–1037, 2014.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul