CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO MAGUARI NA ORLA DE ICOARACI, PARÁ

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ambiental

Autores

Góes, R. (UFPA) ; Oliveira, A. (UFPA) ; Lourenço, T. (UFPA) ; Silva, L. (UFPA) ; Pereira, S. (UFPA)

Resumo

No Pará, apesar de a região pertencer à maior bacia hidrográfica do mundo, ainda é um desafio garantir o descarte correto da água utilizada pela população, indústrias e afins. Esta pesquisa visou mostrar a qualidade da água superficial nas margens da praia do Cruzeiro em Icoaraci, região metropolitana de Belém, através de parâmetros físico-químicos, obtendo-se alguns resultados dentro da faixa da CONAMA, como condutividade e turbidez, no entanto, há elevados teores de nitrato e fosfato na água, tornando-se não recomendada para uso humano. Vale ressaltar que, estudos mais amplos são fundamentais para a avaliação definitiva do rio.

Palavras chaves

Água; Físico-quimica; Maguari

Introdução

A qualidade da água pode ser interpretada através de parâmetros físicos, químicos e biológicos, cujos padrões estão listados na Resolução da CONAMA 357/2005, ou seja, há intervalos em que a água pode ser recomendada ou não para uso humano. Essas características podem ser afetadas devido atitudes humanas como lançamento de compostos tóxicos e orgânicos, lixos domésticos, e etc, ocasionando grandes prejuízos a biodiversidade (BERNHARDT, 1990). Uma parte da bacia de água doce do Brasil está localizada no estado do Pará, em que apenas 5,3% das cidades têm rede coletora de esgoto e dos 144 municípios, somente 6 tratam seu esgoto.De acordo com o IBGE em 2014, todo o esgoto, inclusive o hospitalar, é lançado diretamente nos rios, poluindo fontes potáveis. Um exemplo é o rio Maguari, onde em suas margens encontra- se a pequena e artificial praia do Cruzeiro, ponto turístico localizado no distrito de Icoaraci, município de Belém-PA. O objetivo deste trabalho é analisar a qualidade da água da praia do Cruzeiro, ressaltando a importância da preservação do rio.

Material e métodos

O trabalho da coleta foi realizado na cidade de Belém, no trecho do rio Maguari que banha parte da Orla de Icoaraci. Para análise, foram coletadas 7 amostras de água em recipientes estéreis de 1 litro, sendo o ponto de referência a amostra retirada diretamente do efluente liberado no rio, no ponto -1,2972, -48,4901. As demais foram coletadas a 1 metro de profundidade, sendo I e II na direção de saída do efluente, III e IV a 200 e 250 m respectivamente, ao norte, e V eVI a 200 e 250 m ao sul, sendo conservadas em gelo durante o transporte até o Laboratório de Química Analítica e Ambiental da Universidade Federal do Pará. Os materiais colhidos foram submetidos à análise de condutividade, TDS, temperatura e salinidade com auxílio do Oxímetro HANNA HI98280, para cor aparente e real – após a filtração a vácuo – com o Fotômetro HANNA HI4113, turbidez seguindo as normas da ABNT NBR, e para determinação do fósforo total foi utilizado um colorímetro de fosfato.

Resultado e discussão

Observa-se que, a maioria dos valores obtidos para as variáveis estão de acordo com a Resolução CONAMA 357/2005 para águas doces de Classe II. Porém, os teores de fósforo total encontram-se inadequados em quase todos os pontos, sendo maior nas proximidades da região na qual ocorre a emissão de efluentes. Há tendência de nitrato e fósforo nessas águas, diminuindo sua concentração à medida que se afastam da área de emissão de efluentes e aumentam na direção do ponto V e VI, localizados a cerca de 200 a 250 m ao sul, indicando que pode ocorrer movimento de água nessa direção, aumentando a concentração de certos eletrólitos, justificando, portanto, a elevada condutividade elétrica nesses pontos. Moura (2007) encontrou valores semelhantes em águas de áreas com influência de efluentes na região da Baía do Guajará e no trecho do bairro Val-de-Cans e o Distrito de Icoaraci. A autora justifica o fato dessas águas conterem elevados teores desses eletrólitos em decorrência da emissão de efluentes industriais que são despejados nessas águas. De acordo com Ritcher e Netto (2002), a quantidade de nitratos em águas indica uma poluição remota, uma vez que essa espécie química é o produto final da oxidação do nitrogênio. Nota-se ainda que a concentração de Sólidos Dissolvidos Totais (TDS) não obedece nenhum padrão de distribuição espacial (como os nitratos e o fósforo total). Apenas em um ponto a cor verdadeira foi superior ao limite estabelecido pela Resolução Conama 357/2005. Nesse caso, é importante levar em consideração a presença de outras fontes de poluição na área, uma vez que o ponto VI está entre os pontos II e o V, ambos com cor abaixo do máximo estabelecido pela referida Resolução. A turbidez, por sua vez, apresentou valores abaixo do máximo permitidoe

Figura 1

Parâmetros físico-químicos em diferentes pontos do rio Maguari, em Icoaraci-PA

Conclusões

As águas da região estudada estão em conformidade para a maioria das variáveis químicas e físico – químicas, com exceção do fosforo total, que esteve acima do máximo recomendado pela Resolução Conama 257/2005 para águas doces de classe II. Assim, encontram-se não recomendadas para consumo humano e recreação de contato direto, sendo necessário um estudo mais amplo, como avaliação bacteriológica, de metais e outras variáveis que indiquem a influência da emissão de efluentes domésticos e industriais nessas águas, bem como entender a extensão dessa contaminação.

Agradecimentos

Referências

BERNHARDT, H. Control of reservoir water quality. In: Hahn, H.H. and Klute, R. (eds) Chemical water and wastewater treatment. Springer, Berlin, 1990.

MOURA, E. M. MAPEAMENTO DO HALO DE DISPERSÃO FORMADO POR EFLUENTES INDUSTRIAIS LANÇADOS NA BAÍA DO GUAJARÁ NO TRECHO COMPREENDIDO ENTRE O BAIRRO DE VAL-DE-CÃES E O DISTRITO DE ICOARACI. 2007. 80 f. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Pará, 2007.

RICHTER, C. A ; AZEVEDO NETTO, J. M. Tratamento de água. Tecnologia atualizada. Editora: Edgard Blucher Ltda. 5ª Reimpressão. São Paulo. 2003.

SAUDEEALEGRIA.ORG.BR. (2017). Água e Saneamento | Projeto Saúde & Alegria. [online] Disponível em:< http://www.saudeealegria.org.br/?projeto=saude-comunitaria/agua-e-saneamento-proposta>. Acesso em: 26 ago. 2017.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul