AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA PROVENIENTE DOS APARELHOS DE CONDICIONADORES DE AR DO IF-SERTÃO- PE, PARA FINS DE IRRIGAÇÃO.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ambiental

Autores

Martins, I.G. (IF-SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA) ; Santos, E.A. (IF-SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA) ; Aguiar, L.O. (IF-SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA) ; Souza, A.T.G. (UPE - CAMPUS PETROLINA) ; Sousa, J.N. (EMBRAPA SEMIÁRIDO)

Resumo

A população que reside no Semiárido Brasileiro convive com o problema da escassez de recursos hídricos. Tal situação faz com que se busque alternativas para o uso sustentável da água. Nessa perspectiva, a utilização de água proveniente do sistema de refrigeração dos aparelhos de ar condicionado pode ser uma opção interessante, já que é necessário desenvolver mecanismos de preservação ambiental, principalmente para a redução dos efeitos causados pela contaminação do solo. Portanto, este trabalho pretende apresentar resultados acerca da reutilização ou não da água dos condicionadores de ar nos processos de irrigação.

Palavras chaves

Irrigação; qualidade da água; salinidade

Introdução

Se tratando de um bem finito de extrema importância para o desenvolvimento dos povos, a escassez física desse recurso está intimamente ligada à falta de gestão dos recursos hídricos e conscientização da população com relação de sua utilização. Com a indisponibilidade da água, a produção de alimentos segundo especialistas deve seguir dois caminhos: adaptar as plantas geneticamente para ambientes secos e aperfeiçoar as técnicas de irrigação. (NETA, 2012). Dentro desta perspectiva, o uso racional da água pode ser definido como as práticas, técnicas e tecnologias que propiciam a melhoria da eficiência do seu uso, sendo que a procura por tecnologia de reaproveitamento da água tem crescido nos últimos anos (FORTES, 2013). Uma das técnicas é o aproveitamento da água gerada por aparelhos de ar condicionado. Os aparelhos de ar condicionado são utilizados em grande escala tanto em residências como em instituições comerciais e de ensino. O gotejamento de água é proveniente da umidade do ar, condensado pelo aparelho quando este esfria o ar do ambiente interno. A avaliação da qualidade da água, para fins de irrigação, baseia-se na identificação das características físico-químicas e futuros problemas sobre a toxidade dos íons, indicando se a água pode ou não ser utilizada (NETA, 2012). Assim o diagnóstico da qualidade de água proveniente de ar condicionados utilizada na irrigação é uma importante ferramenta para prevenir a contaminação do solo. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é qualificar a água proveniente dos aparelhos de ar condicionado instalada no IF-Sertão, Campus Petrolina, para fins de irrigação, avaliando o possível impacto causado no solo pela utilização desta, visando a sustentabilidade ambiental.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, localizado no município de Petrolina-PE. Foram selecionadas 7 salas da instituição e 3 laboratórios. Nessas salas e laboratórios, foram coletadas amostras de água proveniente dos condicionadores de ar. A escolha foi realizada, por se tratar de uma instituição de ensino, onde os aparelhos de ar condicionado são utilizados em larga escala e o volume de água que goteja é significativo e na maioria dos casos é lançada de forma inapropriada no solo. As análises foram realizadas segundo a metodologia do Standard Methods for the examination of water and wastewater (2012). Os principais parâmetros empregados para avaliar a qualidade da água de irrigação são: o pH, condutividade elétrica (CE), sódio(Na), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), cloretos (Cl), sulfatos (SO4), carbonatos (CO3) e bicarbonato (HCO3). (AYERS et al, 1999), A RAS avalia a concentração de sódio em relação aos íons cálcio e magnésio. Todavia, essa característica deve ser analisada conjuntamente com a salinidade para melhor avaliação dos efeitos da água de irrigação na redução da capacidade de infiltração de um solo (NETA apud BERNARDO et al, 2006).

Resultado e discussão

Na Tabela 1, estão os valores das características da água analisadas, além da sua classificação para fins de irrigação de cada ponto. O pH influencia vários processos químicos, físicos e biológicos, tendo para a água de irrigação, uma faixa de variação de 6,0 a 8,5 considerada normal. Em relação à CE para a maioria dos pontos analisados não há risco de salinização do solo, pois em todos os pontos foi constatado água de salinidade baixa. A água com baixa salinidade pode ser usada para a maior parte dos cultivos em quase todos os tipos de solo, com pouca probabilidade de desenvolver problemas de salinidade (NETA 2012). Na classificação da água, foi observado o mesmo comportamento para todos as amostras. As águas analisadas apresentaram baixo risco de salinização (CE) e de sodificação (RAS), representados pela baixa concentração de sódio, sendo classificada como C1S1 em todos os pontos estudados. Essa classificação indica que a água proveniente dos condicionadores de ar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina– PE, é de boa qualidade para a irrigação, podendo ser usada na maioria dos solos com baixo risco de salinização e sodificação, desde que o manejo da irrigação seja feito de forma adequada. Para as demais variáveis K, Cl, e metais traços Zn, Cu e Fe, em nenhum dos pontos de amostragem apresentou limitação para o uso na irrigação, sendo que todos apresentaram valores dentro do estabelecido.

Tabela 1

Tabela 1: Avaliação da qualidade da água provenientes de condicionadores de ar do IF- Sertão- PE, para fins de irrigação em 10 pontos de coleta.

Conclusões

A adoção de ações de sustentabilidade na manutenção e conservação dos recursos naturais é de extrema importância. De acordo com essa perspectiva este estudo mostrou que o aproveitamento de água proveniente dos aparelhos de ar condicionado das salas de aula e laboratórios do IF- Sertão apresentou uma boa qualidade de águas superficiais para fins de irrigação, sendo classificada como C1S1, podendo ser considerado como mais uma possível alternativa para fins de irrigação em localidades, como Semiárido brasileiro, que sofrem o com problema da escassez de água.

Agradecimentos

Laboratório Agroambiental da Embrapa Semiárido IF-Sertão-PE

Referências

APHA - AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION - AMERICAN WATER WORKS ASSOCIATION - WATER ENVIRONMENT FEDERATION. Washington, DC, USA. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 22th edition, 2012.

FORTES, D, P.; JARDIM, P.W.C.F.P.M.G.; FERNANDES, J. G.: Aproveitamento de água proveniente de aparelhos de ar condicionado. In: XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia: Otimização de recursos e desenvolvimento. Resende/RJ. 2015. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/37822430.pdf>. Acesso em: 19 de abril de 2017

NETA, C. R.S.; SILVA, A. P. da; MENEZES, F. J. S.; MENDES, A. M. S.; SILVA, P. T. S. Avaliação da qualidade da água para fins de irrigação na região de entorno do Lago de Sobradinho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 27., 2013, Goiânia. Saneamento, ambiente e sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia. Rio de Janeiro: ABES, 2013. Disponível em: < http://ainfo. cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/ item/90620/1/Paula-Tereza-1.pdf >. Acesso em: 19 de abril de 2017.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul