A CONTRIBUIÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM AGROECOLOGIA/NEA DO IFMA PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ambiental

Autores

Araújo, R.S. (IFMA) ; Marques, G.N. (IFMA) ; Sampaio, B.R.S. (IFMA) ; Marque, G.E.C. (IFMA)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência em um projeto de extensão do Núcleo de Estudos em Agroecologia/NEA do IFMA e versa sobre as suas contribuições para o meio ambiente/Biodiversidade local por meio de Capacitações ambientais. Logo, a contribuição do NEA nas regiões do baixo Munim-Maranhão foi de suma importância e contribuiu sobremaneira para o avanço científico aliado à sustentabilidade. No projeto de capacitações ambientais para extrativismo sustentável no território Lençóis¬ Munin no Estado do Maranhão participaram agricultores, alunos e docentes do IFMA Campus Monte Castelo, técnicos da Associação Agroecológica Tijupá, docentes e alunos da UEMA. Assim, os legados ficarão: Consciência ambiental e Conservação da Biodiversidade local.

Palavras chaves

Conservação da Biodiversi; Conscientização Ambiental; Sustentabilidade

Introdução

Não há uma definição consensual para o termo Biodiversidade. Usualmente se conceitua Biodiversidade como “variedade de vida”, compreendendo toda a variedade de formas de vidas existentes na Terra (animais, microrganismos, plantas e etc.). Segundo Barbieri (2010), “Biodiversidade é a totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região”, agrupando, por meio desta definição, os três níveis de diversidade entre os seres vivos, que são: diversidade de espécies (diversidade entre as espécies), diversidade genética (diversidade dos genes em uma espécie) e diversidade de ecossistemas (diversidade em nível mais alto, compreendendo todos os níveis de variação). A biodiversidade pode, ainda, ser interpretada do ponto de vista da variação intraespecífica – conservação de subpopulações geneticamente distintas, por exemplo (BATISTA, 2006) e incluir, em maior escala, a variedade de tipos de comunidades ou ecossistemas de dada região, tais como desertos, florestas, mares, lagos, entre outros. (BEGON et al., 1996). Dessa forma o parâmetro seguido pelo presente trabalho versou sobre a agricultura convencional (extrativismo sustentável) pois têm sido a grande responsável pela degradação do meio ambiente. Sendo assim, evitar degradação tem se tornado urgente, e é sob essa perspectiva que instigar a adoção de sistemas agroecológicos de produção em assentamentos rurais e em pequenas propriedades que abriguem agricultores familiares é uma opção para otimização da eficiência no uso recursos Naturais. Logo, a contribuição do grupo de estudos em agroecologia nas regiões do baixo Munim-Maranhão tem sido de suma importância na conservação da biodiversidade local e contribuído sobremaneira para conscientizar os indivíduos envolvidos.

Material e métodos

O presente trabalho teve como método o relato de experiência em um projeto de extensão sobre a temática extrativismo sustentável e conservação da biodiversidade do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Resultado e discussão

As capacitações ambientais foram realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus de Monte Castelo, nas comunidades (assentamentos) e deu-se informalmente através de trocas de saberes entre todos os participantes do núcleo de estudo:Agricultores familiares (20); Alunos (15) e docentes (4) do IFMA Campus de Monte Castelo, técnicos da Associação Agroecológica Tijupá (2), docentes (2) e alunos da UEMA (2). Todos os envolvidos participaram ativamente, houveram por exemplo palestras (2) a respeito da contribuição avanços científicos aliados à Sustentabilidade para garantir a conservação da biodiversidade e ainda discussões a respeito da continuidade dos trabalhos com os agricultores. Nesse cenário, as atividades de educação ambiental decerto foram de suma importância pois alcançou resultados significativos que transformaram a realidade de todos os participantes uma vez que puderam resgatar conhecimentos sobre espécies e/ou aprimoraram seus saberes acerca da temática.

Conclusões

Por conseguinte o objetivo proposto foi alcançado haja vista que contribuirá para Conservação do Meio Ambiente, pois questões pertinentes à temática foram levadas em considerações, a saber: Avanço científico aliado à sustentabilidade;a importância da educação ambiental e outros. Tudo isso ficará como legado para todos os envolvidos, pois pressupõem-se que as pessoas sensibilizadas serão agentes multiplicadores da temática, e sim, conseguiremos manter uma biodiversidade mais sustentável.

Agradecimentos

Ao instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Maranhão e à Universidade Estadual do Maranhão.

Referências

BARBIERI, E. Biodiversidade: a variedade de vida no planeta Terra. In: Instituto de Pesca, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 16 p. 2010.


BATISTA, J. da S. Estimativa da variabilidade genética intra-específica da dourada – Brachyplatystoma rousseauxii Castelnau 1855 (Pimelodidade – Siluriformes) no sistema Estuário-Amazonas-Solimões. Biota Neotrop., Campinas, v. 6, n. 1, 2006. Disponível em: Acesso em: 27 / 07 / 2017.
BEGON, M.; HARPER, J.; TOWNSEND, C. Ecology. New York: Blackwell, 1996

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul