A utilização do Aplicativo “Quiz Tabela Periódica” no processo de ensino e aprendizagem de química

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

da Silva Araújo, N. (UEPA) ; Freitas da Silva, C.P. (UEPA) ; Dulcimar de Brito Silva, M. (UEPA) ; Pires dos Santos Nascimento, J. (UEPA) ; Sales da Costa Oliveira, L. (UEPA)

Resumo

Atualmente, os professores enfrentam dificuldades no Ensino aprendizagem, principalmente na disciplina Química, considerada uma matéria que apresenta complexidade para os alunos com relação à compreensão, quanto para os professores em relação à explicação. Nesse sentido, é essencial a busca de mecanismos que facilitem o processo ensino aprendizagem. Diante disso, este trabalho teve por objetivo propor a utilização do aplicativo “Quiz Tabela Periódica” no Ensino de Química. Realizou-se uma análise textual, que trata de categorizar elementos isolados nas respostas dos alunos. Verificou-se que a maioria dos alunos acharam o aplicativo eficiente, inovador e facilitador. Concluiu-se que a utilização de mecanismos digitais é uma metodologia eficiente e aceita pelos alunos.

Palavras chaves

Ensino de Química; Aplicativo; Aprendizagem

Introdução

O ensino da Tabela Periódica, por muitas vezes é considerado de difícil entendimento e, um dos motivos destacados pelos alunos para tal dificuldade é, por não envolver o cotidiano e pela metodologia tradicional utilizada pelo professor, Para Godoi et a l(2010) isto se deve ao fato dos alunos não entenderem como utilizar a Tabela Periódica e optarem por decorar as informações mais importantes. Sobre a metodologia tradicional, Cesar et al (2006) diz que o professor deve se moldar as constantes mudanças vivenciados pelos alunos, visto que o conhecimento é reelaborado a todo momento e o professor como mediador do processo de obtenção do conhecimento deve oportunizar novas estratégias para promover a melhoria do ensino. Desta forma, a utilização de software no ensino de química torna-se uma ferramenta didática favorável para facilitar a relação professor-aluno, De acordo com Schlemmer e Nichele (2014), os aplicativos têm proporcionado mudanças na forma de nos relacionarmos com a informação e produzir conhecimento, apresentando significativo potencial para transformar a maneira de ensinar e de aprender. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo propor a utilização do aplicativo “Quiz Tabela Periódica” no ensino do conteúdo de Tabela Periódica. Este aplicativo consiste em um jogo que avalia o conhecimento em química por meio de perguntas de múltipla escolha relacionado com características da Tabela Periódica como símbolos dos elementos, blocos, números atômicos dentre outros assuntos ministrados durante as aulas.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido com 27 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola do Município de Barcarena-Pá, e consistiu em dois momentos. No primeiro momento, foi realizada uma aula expositiva-dialogada sobre o conteúdo da Tabela Periódica tais como origem da tabela periódica, organização, características dos elementos químicos, propriedades periódicas e aperiódicas para que os alunos pudessem entender o objetivo da atividade. No 2º momento, foi pedido para os alunos que iniciassem o jogo “Quiz Tabela Periódica”, que foi repassado para o celular através do “bluetooth”, que é um tipo de comunicação sem fio que possibilita a troca de dados entre celulares e afins. Por fim, como forma de avaliação, foi solicitado que os alunos fizessem uma pequena redação a respeito do que eles haviam aprendido durante a atividade realizada em sala de aula, assim como o que aprenderam sobre a metodologia utilizada e o como eles classificariam o uso de tal aplicativo para o desenvolvimento dos conteúdos de química em sala de aula.

Resultado e discussão

De acordo com a análise das redações feitas pelos alunos, foi possível constatar que todos eles consideraram a utilização do aplicativo “Quiz Tabela Periódica” eficiente, inovador e facilitador de aprendizagem, pois muitos não entendiam como a Tabela Periódica é classificada, quais as simbologias de cada elemento e como contextualizá-la, isso pode ser constatado nos relatos a seguir. “Foi interessante, porém não conhecia o aplicativo. Esse aplicativo irá nos ajudar a saber mais sobre período e família da tabela periódica” aluno A. Outro aluno destacou “Eu achei interessante, nunca tinha participado, queria que acontecesse mais vezes. O aplicativo foi uma ideia ótima para nós alunos, e eu gostei. Aprendi muito com as professoras, elas são ótimas e comecei a gostar de química e física.” aluno B. O aluno C descreveu “Foi um ótimo aprendizado, pois atualmente os jovens não vivem sem celular e não custa nada dá uma estudada por algumas horas com o próprio celular”. Além disso, outros alunos ressaltaram a importância da metodologia utilizada com as seguintes descrições. “Bom, foi muito legal por que a gente aprende de um jeito divertido e se torna interessante. Da próxima vez eu melhoro e tento fazer o 1° lugar, mas fiquei em 2° lugar.” aluno D. A partir dos dados obtidos percebemos que a utilização do “Quiz Tabela Periódica” por meio dessa metodologia de aplicação fomentou o desejo dos alunos em estudar mais através desse jogo considerado atraente. De acordo com Rodrigues e Rodrigues (2015) os aplicativos de química e os celulares usados de forma didática atingem uma gama de possibilidades tornando o aprendizado mais envolvente e assimilativo. Os aplicativos podem contribuir também para a implementação e consolidação de estratégias de ensino e aprendizagem de Química.

Conclusões

O “Quiz Tabela Periódica” utilizado nas aulas de química foi eficiente e aceito pelos alunos, pois proporcionou um aprendizado dinâmico e foi abordada de maneira eficaz, despertando o senso crítico, a compreensão de que os celulares podem auxiliar no ensino aprendizagem. Buscou facilitar o desenvolvimento das atividades propostas pelos professores, tendo atingido as expectativas de acordo com a avaliação dos alunos. Assim, os alunos descobriram novas maneiras de utilização nos celulares buscando cada vez mais ferramentas para facilitar o entendimento de conteúdos de química em sala de aula.

Agradecimentos

Referências

CANTINI, Marcos Cesar.; BORTOLOZZO, Ana Rita Serenato.; FARIA, Daniel da Silva .;FABRÍCIO, Fernanda Biazetto Vilar .; BASZTABIN, Rogério.;MATOS, Elizete. O desafio do professor frente as novas tecnologias. S/D. Disponível em:http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:zJjNnRhaEDUJ:www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs. Acessado em 26 de jun de 2017..
NICHELE, Aline Grunewald.; SCHLEMMER, Eliane. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. CINTED- Novas Tecnologias na Educação, V. 12 N.2,p. 1-9 ,2014.
RODRIGUES, Irivan Alves; RODRIGUES, Elisângela Garcia Santos. O uso de aplicativos com jogos de química no celular como ferramenta para o ensino aprendizagem. II CONEDU- CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, p. 1-6, 2015. Disponível em: http://www.smeduquedecaxias.rj.gov.br/portal/ead/svp/pluginfile.php/3464/mod_resource/content/1/celular.pdf . Acessado em 26 de jun de 2017.

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