ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIACETILCOLINESTERÁSICA DA FOLHA E CASCA DO JENIPAPEIRO (GENIPA AMERICANA L.)

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Produtos Naturais

Autores

Mendes, W.B.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Andrade, T.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Alves, D.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Morais, S.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE)

Resumo

O presente trabalho objetivou realizar a prospecção fitoquímica e acetilcolinesterásica (AChE) do extratos etanólicos da folha (EEFJ) e da casca (EECJ) do jenipapeiro. O estudo fitoquímico revelou a presença de esteroides e saponinas nas folhas e flavonas, flavonóis, xantonas, triterpenoides e saponinas na casca da Genipa americana. Para tanto, as folhase cascas foram submetidas à extração em maceração com os solventes orgânicos etanol, obtendo- se os extratos. Todos os extratos apresentaram inibição da acetilcolinesterase.

Palavras chaves

Genipa americana L; Fitoquímico; Alzheimer

Introdução

Genipa americana L., conhecida popularmente como Jenipapeiro, é uma espécie que pertence à família Rubiaceae. O jenipapeiro é originário da América Tropical e Índia Ocidental, estando bem distribuído no Nordeste brasileiro. Na medicina, entre os povos amazônicos os chás folhas são indicadas contra diarréia e sífilis e contra a gastrite, atribuído a sua caracterização química rica em taninos e fenóis totais. O presente trabalho objetivou realizar a prospecção fitoquímica e a avaliar atividade inibitória frente à enzima acetilcolinesterase no extrato etanólico da folha e casca do jenipapeiro.

Material e métodos

O procedimento metodológico quanto à obtenção do extrato da folha e da casca foi realizado pela maceração em etanol a 70% e posteriormente o solvente foi concentrado em rotaevaporador. O perfil fitoquímico foi realizado por testes qualitativos para determinação da presença ou ausência de fenóis, taninos, esteróides, alcalóides e flavonoides, baseado na observação visual colorimétrica e/ou formação de precipitado. A atividade inibitória da enzima acetilcolinesterase (AChE) foi testada por meio de um cromatoplaca, com a adição dos reagentes, AChE e os "spots" de amostras, até o aparecimento de halos que indica a inibição da enzima AChE, em comparação com o halo formado do padrão a fisostigmina.

Resultado e discussão

Os resultados da prospecção fitoquímica do extrato etanólico da folha de jenipapo (EEFJ) apresentou os metabólicos secundários esteroides e saponinas e o extrato etanólico da casca de jenipapo (EECJ) teve a presença de flavonas, flavonóis e xantonas, triterpenóides pentacíclicos livres e saponinas, corroborando com a literatura consultada. Quanto a inibição da enzima acetilcolinesterase, o EEFJ teve um halo de 0,8 cm e EECJ mostrou halo de 0,9 cm, sendo similares estatisticamente significativos (p>0,05) quando comparado ao padrão fisiostigmina com valor de halo de 0,9 cm. Assim, os extratos estudados apresentaram qualitativamente presença de substâncias químicas possivelmente promissoras preventivamente ao Mal de Alzheimer, já que os extratos analisados qualitativamente inibiram a enzima AChE.

Tabela 1

Perfil fitoquimico dos extratos etanólico do Genipa americana L.

Tabela 2

Atividade inibitória da enzima acetilcolinesterase dos extratos etanólico do Genipa americana L.

Conclusões

Espera-se a continuidade do estudo com esses extratos, visando a o fracionamento dos mesmos e isolamento das substâncias na descoberta de responsáveis pela inibição da acetilcolinesterase na busca de novos fármacos para a Doença de Alzheimer.

Agradecimentos

Referências

ELLMAN, G.L. et al. A new and rapid colorimetric determination of acetylcholinesterase activity. Biochem Pharmacol., v.7, p.88-95, nov., 1961.

RHEE, I. K. et al. Screening for acetylcholinesterase inhibitors from Amaryllidaceae using silica gel thin-layer chromatography in combination with bioactivity stainin. Journal of Chromatography A, v. 915, p. 217, abr., 2001.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul