Atividade antifúngica e antioxidante do óleo essencial de Myroxylon peruiferum L.f. (Fabaceae)

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Produtos Naturais

Autores

Teixeira da Silva, P. (UNIVERSIDADE DO VALE DO ACARAÚ) ; Silva dos Santos, H. (UNIVERSIDADE DO VALE DO ACARAÚ) ; Magno Rodrigues Teixeira, A. (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Holanda Teixeira, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Nogueira Bandeira, P. (UNIVERSIDADE DO VALE DO ACARAÚ) ; Pereira, R. (CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA) ; Eire Silva Alencar de Menezes, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Saker Sampaio, S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Pires Pereira, E.J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

Myroxylon peruiferum L.f. pertence à família Fabaceae e é conhecida popularmente como bálsamo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividadeantioxidante do óleo essencial de M. peruiferum L.f. Através da utilização da análise por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CG-EM) obtendo a composição química do óleo essencial.Também foi realizado análise para verificar o potencial da atividade antioxidante seguindo o método de varredura do radical livre DPPH, FIC e FRAP. Os resultados da analise química demonstram 24 compostos químicos dos quais os majoritários são o α-pineno (14,85%), E-Cariofileno (10,78%) e Germacreno D (17,15%) que são sesquiterpenos. Em relação ao DPPH, o O.E obteve um resultado acima de 60 % de atividade antioxidante para redução de radicais livres.

Palavras chaves

Myroxylon peruiferum; óleo essencial; atividade antioxidante

Introdução

A população mundial em sua maioria tem confiança em métodos de tratamento tradicionais relativos aos cuidados diários com a saúde, cerca de 80% da população, principalmente dos países em desenvolvimento, confiam em medicamentos derivados de plantas medicinais para seus cuidados com a saúde. 25% de todas as prescrições médicas são à base de substâncias derivadas de plantas ou análogos sintéticos derivados da mesma (GURIB-FAKIM, 2006).O uso de produtos naturais com propriedades terapêuticas é tão antigo quanto à civilização humana e, por um longo período, minerais, plantas e produtos animais eram fundamentais fontes de drogas (BAJPAI et al., 2008). Os óleos essenciais são produtos produzidos a partir de metabolismo secundário de plantas, com bastante interesse, diante de suas propriedades farmacológicas e aromáticas, potencialmente utilizada para aplicação terapêutica, cosmética e tecnológica. Esses produtos geralmente têm substâncias químicas terpênica, e seus derivados alcoólicos e aldeídicos (SIMÕES et al., 2007).Myroxylon peruiferum L.f. pertence à família Fabaceae, popularmente conhecida como pau-de-bálsamo, bálsamo e cabriúva. Sendo uma planta decídua, heliófita, com cerca de 10 a 20 metros de altura. Suas folhas são compostas pinadas, de ocorrência de quase toda a extensão do País e sendo que a madeira é muito adequada para o setor mobiliário, revestimentos, construção civil, dentre outras atribuições, por causa da sua alta resistência ao apodrecimento (LORENZI, 1998). Lorenzi e Matos (2002) relatam que a utilização das folhas, frutos e resina do Myroxylon peruiferum L.f. é ideal para combater feridas e úlceras. Lorenzi e Matos (2008) acrescentam a recomendação do uso para asma, reumatismo, catarro, feridas externas, dor de cabeça, torcicolo e tuberculose.

Material e métodos

O óleo essencial foi obtido por meio de hidrodestilação com uso do aparelho tipo Clevenger, com duração de 2 horas. A composição química foi determinada por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM), modelo QP-2010. A habilidade do óleo essencial de sequestrar os radicais DPPH foi realizada através do método descrito por Duan e colaboradores (2006). Uma solução metanólica contendo 0,16 mM de DPPH foi colocado em diferentes concentrações (de 2,5 a 7,8 %). Os resultados comparados com o branco (apenas o óleo) e o controle do ensaio (apenas a solução 0,16 mM de DPPH). Ácido ascórbico utilizado como controle positivo. O ensaio de atividade quelante de íons ferrosos foi realizado de acordo com Wang e colaboradores (2009). A solução do óleo essencial foipreparada utilizando água deionizada de modo a obter concentrações de 2,5 a 7,8 % da amostra onde será adicionados 2 mM de cloreto ferroso (FeCl2) e 5 mM de ferrozina. O branco e o controle foram preparados com água destilada, subtendo a ferrozina e o óleo essencial, respectivamente. O EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético) utiliza-se como controle positivo. O poder antioxidante de redução férrica da amostra foi determinado através do método descrito por Ganesan e colaboradores (2008). O óleo essencial foi diluído em tampão fosfato de sódio 0,2 M (pH 6,6) com 1% de ferricianeto de potássio, em concentrações que variaram de 2,5 a 7,8 %. E incubada a 50 °C por 20 minutos. Após arrefecimento, foi adicionado 10 % de ácido tricloroacético. Após 10 minutos, a densidade óptica mensurada a 700 nm utilizando um leitor de microplacas). Butilhidroxianisol (BHA) utiliza-se como controle positivo. Quanto maior a densidade óptica indica maior capacidade do composto em reduzir o ferro.

Resultado e discussão

Os resultados da análise por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (CG/MS) permitiram a identificação e quantificação de 24 compostos organizados por ordem de eluição na coluna DB-5 correspondendo a 85,50 % da composição química do óleo, tendo como principais constituintes o Germacreno D (17.15 %), α-pineno (14.85 %) e o E-cariofileno (10.78 %) (tabela 1). A atividade antioxidante foi do óleo essencial de M. peruiferum foi avaliada por três diferentes métodos. Pelo método de DDPH, o óleo essencial demonstrou atividade sequestradora de radicais em todas as concentrações de aproximadamente 60%. No ensaio de atividade quelantes de íons ferroso (FIC) o óleo essencial apresentou capacidade de quelantes de íons ferroso por aproximadamente de 40 a 100% nas concentrações de 0,156 a 2,5 %. Pelo ensaio de redução férrico/antioxidante para reduzi o Fe3+ a Fe2+. Os resultados mostraram um bom aumento da densidade óptica com o aumento das concentrações (Figura 1).

Constituintes químicos voláteis do óleo essencial das folhas de M. per

Os principais constituintes são o Germacreno D (17.15 %), α-pineno (14.85 %) e o E-cariofileno (10.78 %).

Ensaio de sequestro do radical 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH); A

Os resultados mostraram um bom aumento da densidade óptica com o aumento das concentrações.

Conclusões

No presente trabalho podemos constatar que o óleo essencial das folhas de Myroxylon peruiferum L.f que através da utilização da (CG-EM) identificou os componentes químicos do óleo essencial, demonstrando uma predominância de sesquiterpenos. Em relação à atividade antioxidante, o óleo essencial tem demonstrado capacidade de sequestrar radicais livres, de redução de íons de ferro e redutor férrico demonstrando seu potencial de reduzir ou mesmos eliminar os radicais.

Agradecimentos

A FUNCAP e ao CNPq pelo apoio financeiro.

Referências

BAJPAI, V. K.; SHUKLA, S.; KANG, S. C. Chemical composition and antifungal activity of essential oil and various extract of Silene armeria L. Bioresource Technology. v.99, n.18, p. 8903-8908,2008.

GURIB-FAKIM, A. Medicinal plants: traditions of yesterday. Molecular Aspect of Medicine, n. 27, p. 1-93, 2006

LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarun, 1998. 352p.

LORENZI, H. E.; MATOS, F.J. DE A. Plantas medicinais no Brasil/ Nativas e exóticas. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002. 512p.

LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas Medicinais no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa: Plantarum, 2008. 576p.

SIMÕES, C.M. O. et al. Farmacognosia: da planta ao medicamento. Porto Alegre, ED. UFRGS, 2007.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul