Obtenção de biodieseis metílicos de óleos de soja, canola e girassol por transesterificação catalisada por silicato de sódio.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Tecnológica

Autores

Nunes Claro, M. (CIENTEC) ; Santos, S.J. (CIENTEC) ; Renner, R.E. (CIENTEC) ; da Rosa, G.C. (CIENTEC) ; Braun, J.V. (CIENTEC) ; dos Santos, V.O.B. (CIENTEC) ; Saibro de Castro, E.M. (CIENTEC) ; Fontoura, L.A.M. (CIENTEC) ; de Souza, G. (CIENTEC)

Resumo

O biodiesel é constituído por uma mistura de ésteres graxos e é empregado como substituinte parcial ou total ao diesel. O biodiesel é obtido por transesterificação de óleos e gorduras. A reação é lenta e requer o emprego de um catalisador. Catalisadores heterogêneos tem como vantagens a possibilidade do reuso e dispensam etapas posteriores de purificação do biodiesel. Neste trabalho, silicato de sódio foi empregado na transesterificação metílica de óleos de soja, canola e girassol. As reações foram conduzidas com excesso molar MeOH:TG de 35:1 na presença do catalisador em 2,2 % em massa (com relação ao óleo) a 65 oC em 2 h. composição. Em todos os casos, purezas superiores a 97 % foram observadas.

Palavras chaves

biodiesel; catálise heterogênea; silicato de sódio

Introdução

O biodiesel é constituído por uma mistura de ésteres graxos e é empregado como substituinte parcial ou total ao diesel em motores de ignição por compressão. O biodiesel é renovável e contribui para a diminuição do efeito estufa e da chuva ácida. Além disso, apresenta maiores índice de cetano, ponto de fulgor e lubricidade. O biodiesel é obtido por transesterificação de óleos e gorduras. Metanol é o álcool mais utilizado. No Brasil, óleo de soja e sebo bovino são as principais fontes graxas. A reação é lenta e requer o emprego de um catalisador. Industrialmente, catálise homogênea com metóxido de sódio é normalmente utilizada. Catalisadores heterogêneos tem como vantagens a possibilidade do reuso e dispensam etapas posteriores de purificação do biodiesel. Em trabalho anterior,1 descrevemos a otimização da reação de obtenção de biodiesel metílico de óleo de soja sob catálise de silicato de sódio. Neste trabalho, o catalisador foi estendido à transesterificação de canola e girassol. As reações foram conduzidas com excesso molar MeOH:TG de 35:1 na presença do catalisador em 2,2 % em massa (com relação ao óleo). Os biodieseis foram caraterizados pelas massas específicas, pureza e composição.

Material e métodos

Obtenção silicato de sódio: 100 g de casca de arroz (CA) foram colocados em aparelhagem de refluxo com 100 mL de solução de HCl aq. 1 mol L-1 a 100 °C, durante 3 h, com agitação magnética. Após o refluxo, a mistura foi filtrada a pressão reduzida, e o sólido obtido lavado com água destilada. A casca de arroz recuperada na filtração foi colocada em estufa a 110 °C por 24 h. A CA seca, a seguir, foi calcinada em a 700 °C durante 3 h. A cinza de casca de arroz (CCA) obtida foi colocada em aparelhagem de refluxo com NaOH aq. 1 mol L-1 (10 mL de solução por g de CCA) com agitação magnética. A temperatura utilizada foi de 100 °C e o tempo de refluxo foi de 1 h. Em seguida, a solução resultante foi transferia para uma cápsula cerâmica e colocada em estufa por 24 h. O bloco obtido, de aparência vítrea, foi então colocado em forno a 300 °C durante 1 h. O sólido de Na2SiO3 produzido foi triturado e peneirado (75 a 180 µm).(2) Transesterificação: Óleos de soja, canola e girassol comerciais foram utilizados. 300 g de óleo foram introduzidos em um reator de vidro de 1 L com camisa de aquecimento, condensador de refluxo e agitador magnético. O óleo foi aquecido a 65 oC. 6,6 g de catalisador foram suspensos em 100 mL de MeOH. A mistura foi adicionada sobre o óleo. A seguir, 400 mL adicionais de MeOH foram introduzidos no reator. A mistura foi agitada a 65 oC por 2 h. Na sequência, a mistura foi filtrada a pressão reduzida e o filtrado foi levado ao rotavapor para a eliminação do álcool excedente e, após, foi transferido para um funil de separação. A glicerina foi separada e o biodiesel foi seco sobre chapa de aquecimento. A pureza e a composição foram determinadas por GC-FID com padronização interna (3) e normalização de áreas respectivamente.

Resultado e discussão

A reação de transesterificação é conduzida em condições brandas por procedimento simples e com número reduzido de etapas. A glicerina é separada rapidamente e o biodiesel é obtido límpido e com coloração amarelo-clara. Em todos os casos, purezas superiores a 97 % foram obtidas. O limite inferior exigido pela legislação é 96,5 %. Massas específicas de 0,87 – 0,88 g mL-1 foram observadas e atendem à especificação. Os biodieseis de soja e girassol são ricos em linoleato. A presença majoritária de cadeias poli-insaturadas está associada à tendência à oxidação por ação do ar.




Conclusões

Biodieseis de óleos de soja, canola e girassol foram obtidos por transesterificação metílica na presença de silicato de sódio. O catalisador foi preparado a partir de cinzas de casca de arroz e empregado em 2,2 % em massa com relação ao triglicerídeo. Metanol foi utilizado em uma razão molar de 35:1. Em todos os casos, os biodieseis foram obtidos com purezas superiores a 97 %.

Agradecimentos

FAPERGS

Referências


1.http://www.abq.org.br/biocom/trabalhos_detalhes,10376.html acessado em agosto de 2017.
2.Roschat, W.; Siritanon, T.; Yoosuk, B.; Promarak, V.; Energy Convers. Manage. 2016, 119, 453.
3.EN14103:2003; Fatty acid methyl esters (FAME) – Determination of ester and linolenic acid methyl ester contents. European Committee for Standardization: Brussels, 2003.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul