SÍNTESE DO COMPOSTO 2-((5-BROMOPIRIDIN-2IL)METILENO)HIDRAZINA CARBOTIOAMIDA (JU-768)

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Orgânica

Autores

Silva, R.S.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Sena, K.X.F.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Lima, M.L.L.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Albuquerque, J.C. (UNIVERRSIDADE FEDEAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

A Química Orgânica tenta descobrir novas molecus ativas para diversos males, assim, conta com parcerias de vários seguimentos associados aos mesmos princípios. A química medicinal é uma forte aliada ao desenvolvimento de vários compostos idealizados pela Química Orgânica. As tiossemicarbazidas são substâncias que tem chamado a atenção de pesquisadores no mundo com a intenção de colocar uma nova droga no setor farmacêutico. Os derivados da tiossemicarbazida são denominados tiossemicarbazonas, representam uma série de compostos que vem sendo desenvolvidas e sintetizadas em diversos laboratórios nas diversas comunidades científicas. Este trabalho teve o objetivo de sintetizar o novo derivado 2-((5-bromopiridin- 2il)metileno)hidrazina carbotioamida (Ju-768) e testar sua atividade mic

Palavras chaves

Síntese orgânica, ; tiossemicarbazida,; tiossemicarbazona.

Introdução

Atualmente a ciência tem se desenvolvido em várias áreas importantes principalmente na área de saúde com a intenção de encontrar novas drogas mais promissores que combatam diversas doenças nos vários setores da saúde. A grande intenção deste setor é o interesse de medicamentos em produzir diferentes produtos nas áreas farmacológicas, intencificando a procura por novas alternativas de produtos farmacêuticos com melhores resultados e menos efeitos colaterais. Esta intenção é o fator que impulsiona avanços científicos na área da química orgânica. Isto promove pesquisas no ramo de síntese orgânica de compostos com estruturas biologicamente ativas que possam ser utilizados para fins medicinais. Nesse contexto encontra-se o grupo das tiossemicarbazonas substâncias promissoras que já vêm atuando em diversas drogas úteis a sociedade mundial. A síntese desses compostos é descrita pela condensação de um derivado carbonilado, aldeído ou cetona, com tiossemicarbazida em meio alcoólico sob refluxo e quantidades catalíticas de ácidos (HANG; BERTOZZI, 2001, apud (TENÓRIO et al, 2005). A reação de síntese das tiossemicarbazonas partindo da tiossemicarbazida é caracterizada por possuir rendimentos elevados, versatilididade, quimiosseletividade e rapidez (TENÓRIO et al, 2005). Outras formas de obtenção dessa série pode ser obtidas pela preparação prévia das tiossemicarbazidas, utilizando hidrazina (NH2-NH2) e um derivado carbonilado específico (ALBUQUERQUE et al, 2014). Além disso, as tiossemicarbazonas também são utilizadas como intermediárias na obtenção de compostos heterocíclicos, tais como as 4- tiazolidinonas e o tiazol permitindo obtenção de importantes núcleos bioativos (TENÓRIO et al, 2005). O composto em estudo foi sintetizado com a intenção de testar a atividade antimicrobiana.

Material e métodos

O composto sintetizado (Ju-768) Fig.1, foi sintetizado pela reação da tiossemicarbazida e 5-bromo-picolinaldeído (AM - 39). A um balão de fundo redondo de 50 mL foram adicionados 0,4 mL da tiossemicarbazida, 0,4468 g (1,99 x 10-3 mol), diluído em 2 mL de isopropanol. A seguir foram adicionadas 5 gotas de solução de 1 gota de HCl diluído em 1 mL de isopropanol. Após 15 minutos foram adicionados lentamente 0,1519 g (1,66 x 10-3 mol) da tiossemicarbazida solubilizada em 0,2 mL de isopropanol e levado à chapa aquecedora, em banho de óleo, à 70 ºC, até a reação terminar. O produto obtido teve ponto de fusão, rendimento e Rf determinados. A atividade antimicrobiana foi testada segundo Bauer (1986), com nove micro- organismos de diferentes classes: Gram-positivos Staphylococcus aureus, Micrococcus luteus, Bacillus subtilis, e Enterococcus faecalis; Gram- negativos Pseudomonas aeruginosa, Esherichia coli, e Serratia marcescens; micro-organismo álcool ácido resistente Mycobacterium smegmatis e a Levedura Candida albicans. A atividade antimicrobiana foi avaliada qualitativamente pelo método de difusão em disco de papel (BAUER et al., 1966). Discos de 6 mm de diâmetros foram impregnados com a solução do composto sintetizado em estudo e colocado sobre a superfície do meio semeado com micro-organismo. Uma solução a 30000 µg/mL foi preparada, e os discos impregnados com 10 µL da amostra, obtendo a concentração de 300 µg por disco. As placas foram incubadas por 24-48 horas a 35 °C. Os resultados foram avaliados pela medição (em mm) do diâmetro do halo de inibição do crescimento do micro- organismo, formado em volta do disco. Os testes foram realizados em duplicata e os valores foram obtidos pela média aritmética. As drogas padrão utilizadas foram ampicilina (10 μg) e kanamicina (10 μg).

Resultado e discussão

O composto sintetizado o novo derivado 2-((5-bromopiridin-2il) metileno)hidrazina carbotioamida (Ju-768) apresentou os seguintes resultados: rendimento 92 %, Rf 0,56 com o sistema Hexano/Acetato de Etila – 6/4 .Ponto de Fusão 218,5-220 oC. A sua estrutura química foi comprovada por meio de métodos físicos de espectroscopia de Ressonância Magnética de Hidrogênio e de Carbono treze (RMN1H; RMN13C), Infravermelho e espectrometria de Massas. O composto purificado foi submetido aos testes de atividade antimicrobiana contra nove micro-organismos diferentes e apresentou atividade positivos frente às cepas de Staphylococcus aureus (15 mm); Micrococcus luteus (14 mm); Bacillus subtilis (15 mm); Dos quatro micro-organismos Gram-positivos testados três apresentaram atividades satisfatórias frente ao composto sintetizado, porém contra a espécie Staphylococcus aureus foi visualizada melhor ação antimicrobiana por apresentar o maior halo de inibição (18 mm). O representante do grupo álcool-ácido resistente Mycobacterium smegmatis halo 18 mm. O grupo dos micro-organismos Gram-negativos Escherichia coli, Pseudomonas aeroginosa e S. marcescens não apresentaram halo de inibição. A levedura Candida albicans apresentou halo de 22 mm, Halos iguais ou superiores a 10 mm de diâmetro são tidos como satisfatórios no processo de inibição de crescimento do micro- organismo, evidenciando assim, a ineficiência do composto apenas para os germes Gram-negativos e o ácido-álcool resistente. Os resultados insatisfatórios para os Gram-negativos sugerem que novos testes devem ser realizados utilizando, como exemplo, concentrações mais elevadas dos compostos. Entretanto, concentrações mais elevadas podem implicar em efeitos citotóxicos, inviabilizando futuramente o uso dessas moléculas como antimicrobianos.

Conclusões

O novo derivado 2-((5-bromopiridin-2il)metileno)hidrazinacarbotioamida (Ju- 768) foi sintetizado a partir da tiossemicarbazida e 5-bromo-picolinaldeído. Os cristais foram purificados por recristalização. O produto sintetizado teve seus dados físicos determinados com rendimento 92 %, Rf 0,56 no sistema Hexano/Acetato de Etila, 6:4. Ponto de Fusão 218,5-220 oC. A estrutura foi determinada por métodos físicos RMNH¹, Infravermelho e Massas. O produto foi ativo para três micro-organismos Gram-positivo e o Micrococcus luteus. A levedura Candida albicans apresentou halo de 22 mm considerado muito bom.

Agradecimentos

Ao Conselho Nacional de Pesquisas (CNPQ) pelo financiamento do projeto. À central analítica do Departamento de Química Fundamental da UFPE pelos espectros realizados. Aos alunos estagiários do Laboratório pela ajuda neste trabalho

Referências

ALBUQUERQUE, J. F. C. Síntese e elucidação estrutural de novo derivado tiossemicarbazônico. In: 54º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2014. Rio Grande do Norte.
HANG, Howard C.; BERTOZZI, Carolyn R. Chemoselective approaches to glycoprotein assembly. Accounts of chemical research, v. 34, n. 9, p. 727-736, 2001.
TENÓRIO, R. P. et al. Tiossemicarbazonas: métodos de obtenção, aplicações sintéticas e importância biológica. Quim. Nova. v. 28, n. 6, p. 1030-1037, 2005.
BAUER, A. W., KIRBY ,W. M., SHERRIS, J. C., TURCK, M. Antibiotic susceptibility testing by a standardized single disk method. The American Journal of Clinical Pathology. 45 (4): 493– 496, 1966.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ