A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DOS ALIMENTOS PARA A SAÚDE DO SER HUMANO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Alimentos

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Sousa, R.F. (UECE)

Resumo

Com objetivo de descobrir como o corpo processa, absorve e utiliza os nutrientes e elementos químicos, pode-se estudar quais podem ser benéficos ou prejudiciais, e analisar uma melhor alimentação, para que não haja excessos podendo causar alergia ou algum tipo de intolerância e por fim certificar-se do que ocorre com a ausência de nutrientes ao nosso corpo. Para que pudesse ser realizado este trabalho, foram realizadas pesquisas em sites relacionados a nutrição, composição química dos alimentos e buscando informações onde complementasse dados a serem publicados de forma coerente. A química dos alimentos, se dá início com a ingestão e a quebra da molécula do amido em maltose.

Palavras chaves

Química dos Alimentos; Detox; Intolerância

Introdução

A ideia principal deste trabalho é pesquisar como alguns alimentos ingeridos reagem e podem causar danos ao corpo humano, como por exemplo, a intolerância e alergia a certos alimentos. Para isso, apresenta-se nesta pesquisa o processo químico desde a ingestão até a absorção dos compostos químicos pelo organismo humano. Durante esse processo procura-se estudar e analisar o comportamento dos alimentos detox e suas consequências durante o processo digestivo. Busca-se também neste trabalho determinar o alimento quimicamente ideal para o melhor aproveitamento da energia liberada. Com a ingestão, o organismo humano irá reagir de forma independente para cada alimento. Com essa ingestão o corpo poderá criar uma rejeição na forma de alergia ou intolerância. De acordo com Silva (2017), no processo de desmembramento do alimento, encontrará se os nutrientes onde cada órgão é responsável pela decomposição e absorção dos elementos químicos. A glutamina, um aminoácido (fig. 1) bastante presente nos músculos é responsável por fornecimento energético para a imunidade de nosso corpo além de ser um importante anabolizante natural que é responsável pelo crescimento muscular, além de ser responsável pela regulagem do pH sanguíneo. Este aminoácido é produzido no corpo através da sintetização da glutamina, valina e isoleucina. As indústrias de suplementos vêm investindo bastante neste composto para produção de anabolizantes para o ganho de massa muscular de forma rápida (GLUTAMINA, 2018). Como consequência, pesquisa-se sobre qual seria o alimento quimicamente ideal para o melhor aproveitamento da energia liberada. Com a ingestão, o organismo irá reagir de forma independente para cada alimento. Com essa ingestão o corpo poderá criar uma rejeição na forma de alergia ou intolerância.

Material e métodos

Através de pesquisas em sites relacionados à nutrição, foi possível descrever como é o processamento do alimento, em cada fase da ingestão observa-se a quebra por completo do alimento, encontrando os nutrientes onde cada órgão é responsável pela decomposição e absorção dos elementos químicos, e qual sua reação no corpo humano. Pesquisou-se em publicações existentes, com o objetivo de conhecer qual alimento melhor reage quimicamente com o corpo humano para gerar energia. Analisou-se o que a ingestão de alimentos DETOX pode gerar de consequências no organismo humano. Com esse estudo pode-se descobrir como os alimentos liberam determinados componentes químicos que de forma individual causam ansiedade, bem-estar e tranquilidade. Foi apresentado que ingerir alimentos de forma descontrolada pode causar a intolerância ou alergia. Com a quebra dos alimentos até a menor parte onde dá condições do corpo absorver, o processo de transformação dá início. A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos (Fig.2). Energia é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos. Mas, para que um pedacinho do pão se transforme em energia, não basta que seja engolido, mastigado e digerido. Ele tem que ser quebrado em moléculas pequenas, que possam ser absorvidas pelas células (PORTILHO, 2008). Durante esse processo de transformação nosso corpo identifica nos alimentos o que é glicose, proteína e o carboidrato.

Resultado e discussão

O processo químico alimentar começa no momento em que se coloca o alimento na boca onde se dá início à quebra do amido (fig. 3). Continuando o processo de digestão alimentar a nível de estômago tem-se a degradação das proteínas pela ação da pepsina, ocorrendo a condição de absorção no intestino (fig. 4. No intestino delgado ocorre a finalização de todo processo digestório onde açúcares que não foram digeridos a nível de boca, proteínas que não foram digeridas a nível gástrico e triglicerídeos, são todos digeridos a nível de intestino delgado cada um pela ação de enzimas específicas. Cada alimento além das macromoléculas, que são açúcares, proteínas e lipídeos, ainda tem vitaminas, e sais minerais que também serão absorvidos a nível de intestino delgado na sua grande maioria. Os alimentos DETOX, ao invés de melhorar a qualidade de vida, como é prometido, pode causar danos à saúde, pois os nutrientes necessários para a reconstrução da estrutura corpórea, como músculos, ossos e demais partes do corpo. Da forma que a ausência de alguns nutrientes pode causar problemas de saúde, a presença deles pode causar ansiedade, bem-estar e tranquilidade. Estes sintomas estão ligados diretamente com o que se ingere e a reação dos neurotransmissores. Quando há a ingestão de determinados alimentos, causa uma determinada reação, como por exemplo, o café que inibe um neurotransmissor que é calmante natural, causando em alguma agitação. Ao contrário da alergia, é onde o corpo considera aquele alimento como um inimigo e combate ele como uma doença. A INGESTÃO DE ALIMENTOS DETOX PODE GERAR CONSEQUÊNCIAS NO ORGANISMO HUMANO. Devido ao consumo de alimentos industrializados, a população está se intoxicando com os produtos adicionados. A intoxicação causa problemas muito sério para a saúde.













Conclusões

Após análises, conclui-se que o processo da alimentação começa na boca com a ação da saliva e no decorrer do processo há quebra da estrutura até o momento da absorção. Durante este processo para cada alimento existem aminoácidos que são essenciais ao corpo e outros que são complementares que auxiliam de alguma forma no corpo. Na cadeia alimentar aparecem os alimentos detox, onde podem causar sérios danos ao organismo, pois não se sabe as consequências da ingestão de certas misturas de plantas, podendo ao invés de curar como é citado em sites e literaturas, podem ser similar a veneno.

Agradecimentos

Coordenação do Curso de Licenciatura EaD em Química da UECE; Polo de Beberibe-CE.

Referências

AMIDO. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amido. Acesso em: 21 fev. 2018.

ENTENDA por quê é importante desintoxicar o organismo. Viver Bem. 2016. Disponível em:
https://cidadeverde.com/noticias/228648/entenda-por-que-e-importante-desintoxicar-o-organismo. Acesso em: 06 abr. 2018.

GLUTAMINA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Glutamina. Acesso em: 23 fev. 2018.

PORTILHO, Gabriela. Como é obtida a energia que faz nosso corpo funcionar? Molécula funciona como combustível e é quebrada até virar energia para o corpo. 2008. Disponível em:
https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/como-e-obtida-a-energia-que-faz-nosso-corpo-funcionar/. Acesso em: 02 abr. 2018.

SILVA, André Luis Silva da. Os 20 aminoácidos essenciais ao organismo. Disponível em:http://www.infoescola.com/bioquimica/os-20-aminoacidos-essenciais-ao-organismo/. Acesso em: 03 jun. 2017.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ