Hidrogéis NaCMC reticulados com ácido cítrico carregados com óleo essencial de copaíba

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Materiais

Autores

Holanda Soares, S. (UFRRJ) ; Nora Castro, R. (UFRRJ) ; Nunes Oliveira, R. (UFRRJ)

Resumo

O trabalho apresenta a síntese e caracterização de filmes de hidrogéis de NaCMC para liberação do óleo essencial de copaíba. Este trabalho tem como objetivo obter filmes curativos que possam auxiliar no processo de cicatrização de feridas. A obtenção dos hidrogéis ocorreu pela dissolução do polímero com reticulação física com ácido cítrico. Os filmes obtidos foram submetidos ao teste de intumescimento que avaliou a perda de massa e a fração gel.

Palavras chaves

Hidrogéis; Reticulação; Óleo essencial

Introdução

Hidrogéis são redes poliméricas tridimensionais que podem ser reticuladas, mas e também exibem fase amorfa. Esses géis absorvem água e podem ser produzidos a partir de polímeros naturais (PEPAS et al, 2000). A carboximetilcelulose de sódica é um polímero de origem natural utilizado na fabricação de hidrogéis para curativos devido à sua biocompatibilidade e biodegradabilidade. O ácido cítrico foi designado como um agente de reticulação para NaCMC, pois é um produto natural que interage com as cadeias de NaCMC, conectando-as e aumentando a rigidez dos hidrogéis (SOLEIMANI et al, 2013). A adição de agentes de cura (ácido cítrico) aos hidrogéis pode melhorar suas propriedades. Existem várias aplicações medicinais para óleos essenciais, que geralmente apresentam características curativas e anti-inflamatórias. O óleo de copaíba, Copaifera langsdorffii, é utilizado na medicina popular como agente anti-inflamatório e cicatrizante, propriedades atribuídas à ação dos disterpenos em sua composição (MONTES et al, 2009). Este trabalho foi realizado para avaliar as propriedades de intumescimento de hidrogéis de carboximetilcelulose de sódio carregados com óleo de copaíba .

Material e métodos

A fabricação dos hidrogéis se deu pela dissolução de 5g de NaCMC (Sigma- Aldrich) em 100 mL de água destilada à temperatura ambiente sob agitação (24oC, 2h). Após dissolução, 26,7% m / m de ácido cítrico (Lafam) foram adicionados à solução, sob agitação, à temperatura ambiente. Foram colocados 25 mL de solução por placa de petri (~ 90 mm) e 2 mL de óleo de copaíba foram adicionados a posteriori. As amostras foram secas em condições ambientes. O teste de intumescimento foi realizado em soro fisiológico (0,9% NaCl, Farmax), onde as amostras foram cortadas (peso normalizado) e três amostras de cada composição (NaCMC e NaCMC- oil) foram imersas em solução salina (volume normalizado). As amostras foram pesadas em intervalos regulares de tempo durante 4 dias.

Resultado e discussão

Os géis de NaCMC com o óleo essencial não mostraram evidência de inchaço, embora houvesse 49% de perda de massa e 51% de fração de gel após 4 dias em meio. O teste foi realizado em triplicata e a perda de peso pode ser resultado da liberação de óleo na solução salina fisiológica e da degradação das amostras. Estes resultados podem ser observados na figura 1. Houve ligeiro aumento do grau de intumescimento em 4h de imersão, o que poderia representar arraste de óleo e moléculas de polímero não-ligadas (biodegradação), seguida da solução ocupando os poros de gel e estiramento da rede. Além disso, uma vez que as moléculas de água podem competir com o ácido cítrico pelos grupos de reticulação com NaCMC, existe uma perda de peso subsequente. Resultado semelhante foi evidenciado no trabalho de SOLEIMANI, F. et al (2009), em que os autores abordam que os hidrogéis apresentaram esse comportamento devido à teoria do inchaço baseada na estrutura química do hidrogel. A fração gel indica que a presença de ácido cítrico contribuiu para a manutenção da integridade estrutural dos géis durante o tempo do teste.

Teste de intumescimento

A figura apresenta o grau de inchamento do filme hidrogel com os valores da fração gel e da perda de massa

Conclusões

Os géis apresentaram perda de peso de 49% e fração gel de 51% em 96h. Os géis podem ser considerados biodegradáveis, embora a integridade estrutural tenha sido parcialmente mantida por 4 dias. Há indícios de que esses géis poderiam reter o óleo de copaíba, mas pode haver uma liberação do mesmo em 4h, embora análises adicionais sejam necessárias.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao Prof. Mauricio Mancini e à PEMM / COPPE pelo apoio e à CAPES, CNPq e FAPERJ pelo apoio financeiro.

Referências

MONTES, L. V. et al. Natureza on line. 7, 2, 61-67, 2009.
PEPAS, N. A. et al. Revista Europeia de Farmacêutica e Biofarmacêutica. 50, 27-46, 2000.
SOLEIMANI, F. et al. Revista Asiática de Química. 25, 9, 4797-4800, 2013.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ