CURVAS DE NEUTRALIZAÇÃO DO MÉTODO SMP PARA DOS SOLOS DE CIDELÂNDIA-MA E AÇAILÂNDIA-MA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Silva, J.N. (UEMASUL) ; Silva, T.L.L. (UEMASUL) ; Parente, O.M. (UEMASUL) ; Fernandes, E.N. (UEMASUL) ; Silva, A. (UEMASUL)

Resumo

O método do pH SMP permite estimar a quantidade de corretivo que cada solo necessita, porém é necessário fazer uma regionalização do método para que ele supra as exigências de cada solo. O presente trabalho teve como objetivo calibrar o método SMP para determinação da necessidade de calagem para os solos de Cidelândia – MA e Açailândia - MA, avaliar os efeitos da aplicação de doses de CaCO3 na acidez dos solos e elaborar curvas de neutralização da acidez ativa e potencial para cada solo. Após a incubação, e aplicação de métodos estatísticos nos valores obtidos, traçou-se as curvas de neutralização para os solos referente ao período de estabilização do pH, sendo a 5ª semana para o solo de Cidelândia – MA e a 4ª semana para o solo de Açailândia – MA.

Palavras chaves

solo; acidez; curvas

Introdução

Os solos voltados para agricultura brasileira, geralmente, são ácidos e de baixa fertilidade. Essa acidez se deve ao nível de Al e Mn presentes nos solos, que prejudicam a nutrição planta. A correção da acidez do solo é necessária para promover maior eficiência da absorção de água e nutrientes pelas plantas. O método do pH SMP permite estimar a quantidade de corretivo que cada solo necessita, tem sido empregado em alguns estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, porém é necessário fazer uma regionalização do método para que ele supra as exigências de cada solo. O princípio do método baseia-se na variação do pH em uma solução tampão pH 7,5 em contato com o solo. O pH da suspensão solo/água/SMP refere-se ao valor entre o pH do solo em água e o pH da solução SMP. O método do tampão SMP tem sido empregado nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e permite determinar a necessidade de calagem para elevar o pH do solo a 6,5, 6,0 ou 5,5, de acordo com uma tabela de recomendação que relaciona pH SMP e pH em água a atingir. O método padrão normalmente usado concite em incubar amostras de solo com doses crescentes de carbonato de cálcio puro durante o tempo necessário para sua reação completa. Após o período de incubação, o pH das amostras é determinado e relacionado aos níveis de carbonato aplicado, obtendo-se assim, curvas de neutralização da acidez. A partir das curvas de neutralização da acidez torna-se possível calcular a dose de corretivo da acidez necessária para aumentar o pH do solo a um valor de pH desejado. As doses obtidas pelo método da incubação com CaCO3 são relacionadas ao pH-SMP. O pH SMP consiste em um método simples, rápido, de baixo custo e apresenta estreita relação com os níveis de fertilidade do solo nas Regiões que vem sendo empregado.

Material e métodos

O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições e sete doses correspondentes em T ha-1 a 0, 2, 4, 6, 8, 10 e 12. Foram coletadas amostras de dois solos da Região Sudoeste do Maranhão, o solo A1 corresponde à cidade de Cidelândia – MA (Latitude: 5° 9' 8'' Sul, Longitude: 47° 44' 6'' Oeste), o solo A2 à Açailândia - MA (Latitude: 4° 56' 48'' Sul, Longitude: 47° 30' 17'' Oeste) à uma profundidade de 20 cm. Foram analisadas a capacidade máxima de retenção de água pelo método da proveta, em sete repetições, e a acidez potencial pelo método da titulação direta com acetato de cálcio 0,5 mol/L. O experimento foi conduzido em 35 unidades experimentais de 2,0 kg (base seca) de dois dos solos amostrados, Cidelândia (A1) e Açailândia (A2), armazenados em sacos plásticos com o auxílio de um canudo para fazer as trocas gasosas. Foram aplicadas as doses de carbonato de cálcio na superfície de cada solo, e homogeneizadas por completo. Os solos foram umidecidos até aproximadamente 80% da capacidade de de retenção de água obtida. As determinações de pH em água foram feitas utilizando 5 g de solo (base seca) e adcionando 5 mL de água destilada. o pH SMP foi analisado a partir da suspensão solo:água do pH em água, adicionando-se 10 mL da solução SMP (5:5:10). O pH em cloreto de cálcio 0,01 mol/L foi feito a partir de 10 g de solo (base seca) adicionando 25 mL da solução de cloreto de cálcio. Análises de pH foram realizadas a cada sete dias, até que se verificou a estabilização. Buscou-se traçar uma curva de neutralização dos solos, relacionando as doses de calcário aplicadas aos valores de pH obtidos.

Resultado e discussão

A partir dos valores da capacidade máxima de retenção de umidade calculou-se os valores correspondente a 80% da capacidade de campo para os 2 kg, necessário para incubação, sendo equvalentes para Cidelândia a 203,8 mL e para Açailândia a 227,8 mL. De acordo com Mendonça et al (2009), a capacidade de retenção de água pelo solo é dependente da quantidade de matéria orgânica presente no solo. Os solos de Cidelândia e Açailândia não possuem um alto teor de matéria orgânica, o que infere valores baixos para a capacidade de retenção de água. Para a acidez potencial, os solos apresentaram valores de H+Al diferentes entre si, caracterizando suas particulridades. De acordo com Nascimento (2000) se compararmos os valores de H+Al de algumas regiões do Nordeste com estados do Sul e Sudeste, superestimariam as quantidades de H+Al encontradas, principalmente para os solos de pH mais ácido. Observou-se o incremento no valor de pH em água, pH SMP e pH em solução cloreto de cálcio em função das doses de CaCO3 aplicadas já a partir das primeiras doses. A elevação do pH tanto em água quanto solução cloreto de cálcio evidenciam a neutralização da acidez ativa, consequência das doses aplicadas no solo, que diminuem as concentrações de hidrogênio. O pH em água e pH em cloreto de cálcio apresentam diferença nos valores, devido ao pH em cloreto de cálcio ser menor que o pH em água, visto que os ácidos fracos do solo não aparecem na determinação do pH em água. Visto que o pH SMP é inversamente proporcional à acidez potencial, e uma vez que o pH SMP já se mostrou elevado desde a dose 0 evidencia-se que a acidez potencial deste solo está baixa. O modelo matemático das curvas varia de acordo com cada região. para a confecção das curvas de neutralização utilizou-se a equação linear.

Conclusões

A elevação do pH tanto em água quanto em solução de CaCl2 0,01 mol L-1 evidenciam a neutralização da acidez ativa. O pH SMP não apresentou uma altavariação entre a dose 0 e a dose 12, apresentando-se alto desde a primeira semana, evidenciando que a acidez potencial desse solo está baixa. O modelo matemático varia de acordo com cada região, o modelo utilizado utilizado para confecção das curvas foi a linear.

Agradecimentos

Agradeço à UEMASUL pela oprtunidade que tem ofericido para trabalhos em iniciação. A FAPEMA pelo suporte que tem oferecido. Às minhas orientadoras e equipe executora.

Referências

BRAGA, Gastão N. M. Leitura do pH do Solo em Água e Cloreto de Cálcio, 2012. Disponível em: < http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/09/leitura-do-ph-do-solo-em-agua-e-cloreto.html> Acesso em: 25 de ago. 2017.

BRITO, A. S; LIBARDI. P. L; MOTA, C. A; MORAIS, S. O. Estimativa da capacidade de campo pela curva de retenção e pela densidade de fluxo da água. Revista Brasileira de Ciência do Solo. Ceará, 2011.

CASAROLI, Derblai et al. Critérios para determinação da capacidade de vaso Revista Brasileira de Ciência do Solo, São Paulo , 2008.
CHAVES, Lúcia H. G.; CHAVES, Iêde B.; VASCONCELOS, Ana C. F. Estimativa da acidez potencial pelo método pH SMP em solos da Microrregião Homogênea Brejo Paraibano. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v.11, n.4, p.398-403, fev. 2007.

EMBRAPA. Manual de Métodos de Análises de Solos. Centro Nacional de Pesquisa em Solos. 2ª ed. p 212. Rio de Janeiro, 1997.
KAMINSKI, J. Fatores de acidez e necessidade de calcário em solos do Rio Grande do Sul. 1974. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1974.

MENDONÇA, L. A. R. et al .Avaliação da capacidade de infiltração de solos submetidos a diferentes tipos de manejo. Eng Sanit Ambient . v.14 . n.1 | jan/mar 2009 . p 89-98.

MONTE SERRAT, B.; OLIVEIRA, A.C. Amostragem de solo para fins de manejo da fertilidade. In: Manual de diagnóstico da fertilidade e manejo dos solos agrícolas. Curitiba: UFPR, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. 2.ed. ver. e ampl. 2003. p. 62-76.

NASCIMENTO, C. W. A. Acidez potencial estimada pelo pH SMP em solos do estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 24, n 3, p 689-682, 2002
SHOEMAKER, H.E.; Mc LEAN E.O.; PRATT, P.F. Buffer methods for determining lime requirement of soil with appreciable amounts of extractable aluminium. Soil Science Society of America Procceedings, Madison, v.25, p.274-277, 1961.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ