Determinação do teor de Ca e Mg em diferentes tipos de casca de ovos.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Paiva, C.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Oliveira, R.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Silva, N.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Lima, M.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Ferreira, I.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Abreu, F.O.M.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

O Ca e Mg são essenciais para a vida e a saúde do organismo e o consumo moderado de alimentos com estes macroelementos pode evitar doenças, como raquitismo e problemas cardiovasculares. No entanto, o baixo poder aquisitivo da população em geral limita a suplementação destes importantes componentes. A casca de ovo é um resíduo no consumo regular do mesmo, é rica em Ca e pode ser aproveitada em pó para fins alimentares. Nesse contexto, este trabalho objetivou-se determinar umidade e cinzas, bem como quantificar por volumetria, o teor de Ca e Mg presente em quatro tipos de casca de ovos.

Palavras chaves

Cálcio; Magnésio; Ovo

Introdução

O Ca é um dos mais importantes elementos do corpo humano que não é produzido pelo organismo, tornando-se necessária a ingestão diária de alimentos (ou suplementos) ricos em Ca. Este mineral tem como função formar ossos e dentes, ajuda na coagulação do sangue, na transmissão nervosa, e na contração muscular entre outras funções (GALISA et al., 2008). Já o Mg, é um elemento que está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas, desempenha um importante papel na terapêutica de inúmeras doenças, incluindo doenças cardiovasculares, hipertensão, derrame, diabetes entre outras (BEYENBACH, 1995). A população com baixo poder aquisitivo tem uma maior predisposição à deficiência de Ca e Mg no organismo, tendo um acesso limitado a determinados alimentos que são fontes desse nutriente. Com isso, organizações não governamentais procuram um meio de incentivar o consumo de fontes alternativas desse nutriente (LUFT et al., 2005). Quando preparada adequadamente, a farinha da casca de ovo estabelece uma fonte rica em Ca e Mg e que pode auxiliar para o consumo diário do mesmo (NAVES, 2003). O pó da casca de ovo, por ser de fácil obtenção e modo de preparo simples, pode revelar-se como uma fonte disponível de Ca para os cidadãos de baixa renda, contribuindo de forma significativa para o consumo adequado do mineral, o que torna a quantificação de micro ou macroelementos essencial para aplicação como suplemento alimentar. Portanto, este trabalho objetivou-se em determinar parâmetros como umidade e cinzas e determinar por volumetria de complexação, o teor de Ca e Mg presente em quatro tipos de casca de ovos (ovo caipira, ovo branco industrial, ovo marrom industrial e ovo de codorna).

Material e métodos

As cascas de ovos utilizadas no presente estudo foram obtidas em um supermercado da cidade de Fortaleza - CE (ovo branco, ovo marrom e ovo de codorna) e em um sítio situado em Paraipaba - CE (ovo caipira). Inicialmente, as amostras foram pesadas em uma balança analítica (Bioprecisa®) e levadas para uma estufa a 110ºC (Lucadema®) por 2 horas e depois maceradas. Em seguida, as amostras foram submetidas à análise de teor de umidade. Posteriormente, para determinação do teor de cinzas, teor de Ca e Mg, pesou- se aproximadamente 3 g das amostras do pó da casca de ovo em capsulas de porcelana. As amostras foram enviadas para uma mufla (Q318M21 Quimis®), carbonizadas inicialmente em temperatura baixa e posteriormente incineradas a 700°C por 16 horas. Após este processo, as cápsulas foram resfriadas em dessecador até atingir temperatura ambiente, e então, pesadas. O teor de Ca contido nas cascas de ovos foi obtido por volumetria de complexação, correlacionando com o titulante EDTA de concentração conhecida. Pesou-se em triplicata, aproximadamente 0,2 g de amostra calcinada e em seguida foram adicionados 1 mL de HCl 6 M e 2 mL de água destilada em cada uma das amostras. Após a dissolução do pó, foram acrescentados 4 mL de solução de NaOH 10% m/v. Acrescentou-se um pouco de indicador Calcon e titulou-se até o ponto de viragem. Para o teor de Mg, cerca de 0,200 g foram solubilizadas em 1 mL HCl 6M e 2 mL de água destilada. Acrescentou-se 1 mL de solução de NaOH 10% m/v, 5 mL de solução tampão pH 10 e 25 mL de água destilada. Adicionou-se o indicador negro de eriocromo T, agitou-se a solução e titulou-se com a solução padrão de EDTA 0,1 M até o ponto de viragem.

Resultado e discussão

Os valores com os resultados obtidos através da determinação de umidade nas respectivas variedades de cascas de ovos estão expressos na Tabela 1. Observa-se que a casca do ovo de codorna e o marrom, apresentaram respectivamente o maior e o menor teor de umidade. Os resultados estão abaixo de 2,5% e pode-se dizer que o teor de umidade é baixo. Neste caso, a casca de ovo que contém um baixo teor de umidade contribui para impedir a proliferação de microrganismos. Já para o teor de cinzas, observa-se que a amostra da casca do ovo branco industrial apresentou a maior porcentagem se comparada com as outras amostras. Determinou-se o teor de Ca em pH 12, a fim de induzir a precipitação do Mg na forma de hidróxido e assim evitar interferência na complexação do íon Ca com o EDTA. Através da Tabela 1 e Figura 1, observa-se que dentre as variedades analisadas, a que apresentou maior concentração de Ca foi a casca de ovo caipira, seguido da casca de ovo de codorna e ovo marrom. A menor concentração foi encontrada na casca de ovo branco. Os valores obtidos para a concentrações de Ca podem ser consideradas favoráveis na dieta, visto que, as necessidades diárias de Ca recomendadas para um homem adulto é de 1000 mg/dia. Ao ingerir em média 1,5 g das amostras de casca de ovo caipira, ovo de codorna e ovo marrom e em média 2 g da amostra de casca de ovo branco, consome-se aproximadamente metade do Ca diário recomendado. Para o Mg, entre as amostras analisadas, a que apresentou maior teor em porcentagem foi a casca do ovo branco, com 6,5% e 66,6 mg/g do macroelemento. Desta forma, a casca do ovo branco é o mais indicado para ser consumido como fonte alternativa de Mg. Cerca de 2 g do pó da casca do ovo branco supre 50% das necessidades diárias de Mg de um adulto.

Tabela 1



Figura 1



Conclusões

Verificou-se que a amostra da casca de ovo caipira apresentou menor teor de Mg se comparada com as outras amostras. No entanto, foi a amostra que apresentou a maior teor de Ca. A amostra que apresentou melhor resultado para ser utilizado como suplemento foi a de ovo caipira para Ca e ovo branco para Mg. Mesmo com diferenças nos teores entre as cascas, estas mostram-se capazes de serem utilizadas como suplemento alimentar, reduzindo a necessidade de buscar estes elementos em outras fontes com valores elevados, assim podendo ser uma alternativa mais econômica.

Agradecimentos

À UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ pelo incentivo à pesquisa.

Referências

BEYENBACH, K. W. The physiology of intracellular magnesium. In: VECCHIET, L. Magnesium and Physical Activity. The Parthenon Publishing Group, New-York, p. 93-116, 1995.

GALISA, M. S.; ESPERANÇA, L. M. B.; SÁ, N. G. Nutrição conceitos e aplicações. São Paulo: M. Books, 2008.

LUFT, N. et al. Teor de Cálcio e Qualidade Microbiológica da Farinha da Casca de Ovo. In: CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, v. 8, 2005, São Paulo. Nutrire, 2005.

NAVES, M. M. V. Pó da casca de ovo como fonte de cálcio: qualidade nutricional e contribuição para o aporte adequado de cálcio. Revista da UFG, v. 5, n. 1, 2003.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ