Preparo e caracterização de novos materiais para SPE baseados em sílica modificada com Ti e PMODS para extração de agrotóxicos

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Sassaki, P. (UFMT) ; da Silva Pereira, R. (UFMT) ; Silva, C.G.A.S. (UFMT)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento e a caracterização de novos materiais sorventes para extração em fase sólida (SPE) baseados em sílica modificada com Ti e poli(metiloctadecilsiloxano), C18, para extração de amostras ambientais aquosas na quantificação de agrotóxicos (carbofurano, carbosulfano, carbendazim, diuron, imidacloprido, metomil e tebuconazol) alguns os mais aplicados nas culturas de soja, milho e algodão no Estado do MT. A caracterização dos materiais foi realizada por técnicas físico-químicas: espectroscopia de absorção na região do infravermelho, difração de raios-X, espectroscopia de raios-X com energia dispersiva e microscopia eletrônica de varredura.

Palavras chaves

Extração em Fase Sólida; Fases sorventes com Ti; Agrotóxicos

Introdução

No estudo de amostras ambientais aquosas complexas como águas e efluentes industriais ou domésticos para a determinação de poluentes orgânicos, como os agrotóxicos, por exemplo, a etapa de eliminação de interferentes que podem prejudicar a qualidade dos resultados analíticos devido ao efeito de matriz é de extrema importância. Dentre as várias técnicas existentes para solução de problemas relacionados ao efeito de matriz na extração de amostras complexas, a extração em fase sólida (SPE) se sobressai como uma das mais utilizadas [Jardim, 2010]. A técnica é extremamente eficiente na eliminação de interferentes, na concentração de compostos de interesse ambiental e devido o seu menor consumo de solventes orgânicos também atende os princípios da Química Verde. Este trabalho teve como objetivo geral o preparo e a caracterização físico-química, espectroscopia de raios-X com energia dispersiva e espectroscopia de absorção na região do infravermelho com transformada de Fourier e reflectância total atenuada de um novo material sorvente a base de sílica modificada com titânio e poli(metiloctadecilsiloxano), PMODS, C18.

Material e métodos

A metalização dos suportes cromatográficos foi realizada de acordo com o método desenvolvido por Tonhi e Colaboradores (2006). Em tubos de reação foram pesados 2,5 g de sílica (100 μm), 7,1 g de tetrabutóxido de Ti e adicionados 20 mL de tolueno anidro. Após, os tubos foram agitados em vórtex por dois min. Em seguida, o tubo com a mistura foi deixado por 4 h e 30 min a 40 oC em banho. Após o período de reação, a mistura foi centrifugada por 15 min, o sobrenadante descartado e o sólido lavado com e tolueno. Ao final dessa etapa, o sólido foi seco com N2 (12 h). Após a secagem, o material foi lavado com 15 mL de HNO3 0,001 M. A mistura foi agitada em vórtex por um minuto e centrifugada por 15 minutos. Após, a fase aquosa foi descartada e o sólido lavado com quatro porções de água deionizada e seco em estufa a 120 oC por 12 h. A sorção do polímero PMODS ao material preparado anteriormente foi realizada segundo Tonhi e colaboradores (2006). Para isso, foi preparada, separadamente, uma suspensão de suporte, previamente ativado em estufa a 150 °C por 16 h, e uma solução do polímero, em n- hexano (10% m/v). Em seguida, a solução polimérica foi adicionada à suspensão de sílica, e a mistura agitada durante 3 h e deixada em repouso na capela por seis dias para evaporação do solvente. Após, foi realizado o procedimento de imobilização térmica em estufa nas condições: 120 °C por 16 h, 140° C por 6 h e 160 °C por 4 h e o excesso de PMODS removido pela extração do material em n-hexano a 0,5 mL/min por 4 h. Após a secagem em capela, o material foi submetido as caracterizações físico-químicas: e cromatográficas.

Resultado e discussão

A porcentagem de titânio determinada por espectroscopia de fluorescência de raios-X por energia dispersiva (EDX) incorporada no suporte foi de 33,2%. A partir da comparação com dados da literatura , observa-se que a incorporação do metal no suporte de sílica aproximadamente quatro vezes superior a outros trabalhos (Silva e Collins, 2013), porém, a medida foi realizada por metodologia semi-quantitativa, EDX, ao contrário da literatura que utilizou a espectroscopia de fluorescência de raios-X, técnica quantitativa. As diferenças podem ser explicadas pelo tipo de metodologia e consequentemente forma de quantificação utilizadas. No entanto, pode-se considerar que a etapa de incorporação do titânio ao suporte de sílica foi realizada de forma efetiva e adequada. O suporte Si-Ti e os materiais sorventes Si-Ti(PMODS) obtidos segundo as condições experimentais apresentaram bandas significativas próximas a 3450, 2920, 1090, 700 e 450 cm-1. Comparando as bandas obtidas com a literatura (Silverstein et al., 2006; Silva e Collins, 2013), identificou-se cada banda apresentada no espectro (Figura 1): As bandas alargadas em torno de 3450-3900 cm-1 podem ser atribuídas ao estiramento vibracional dos grupos hidroxilas livres que ocorrem na superfície de sílicas amorfas. A presença do polímero, PMODS, imobilizado no material Si-Ti(PMODS) foi confirmado pelo aparecimento do dubleto em 2850-2930 cm-1 atribuído ao estiramento dos grupos alquila CH2 e CH3. A banda em 1640-1650 cm-1 pode ser atribuída à deformação angular dos grupos OH de água adsorvida na superfície do material. Já a banda que apresenta maior intensidade na região 1100 cm-1 e em 463 cm-1 foi atribuída ao estiramento das ligações siloxano.

Figura 1

Espectro na região do infravermelho do suporte Si-Ti (SEM PMODS) e SiTi(PMODS) (80, 100 e 120 oC ) nas três condições de imobilização térmica.

Conclusões

A preparação do material sorvente a base de sílica cromatográca modicada com titânio e PMODS apresentou adequada incorporação do metal (acima de 30% (m/m)) e do polímero, o que o candidata a ser utilizado no preparo de amostras ambientais aquosas complexas de poluentes orgânicos hidrofóbicos como os agrotóxicos utilizando o modo de retenção em fase reversa.

Agradecimentos

À UFMT e ao CNPq pela bolsa de iniciação científica e pelo apoio financeiro.

Referências

1) C.G.A. Silva, C.H. Collins, Stationary phases based on poly(methyloctadecylsiloxane) thermally immobilized onto titanized silica for high-performance liquid chromatography, Microchem. J. 109 (2013) 150-157.
2)E. Tonhi, K. E. Collins, C. H. Collins, High-performance liquid chromatographic stationary phases based on polysiloxanes with dierent chain lengths thermally immobilized on silica supports, J. Chromatogr. A 1119 (2006) 135-139.
3) I.C. Jardim, Extração em Fase Sólida: Fundamentos Teóricos e novas estratégias para
preparação de fases sólidas. Scientia Chromatogr. 2 (2010) 13-25.
4) R.M. Silverstein, F.X. Webster, D.J. Kiemle, Identicação espectrométrica de compostos orgânicos. 7a ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 530 p., 2006.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ