ANALISES FISICO-QUÍMICA DE ÁGUA SUBTERRANEA DE PONTOS EM BARCARENA-PA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Costa Martins, A.S. (UFPA) ; Monteiro da Silva, E.E. (UFPA) ; Rodrigues Silva, M. (UFPA) ; Reis Duarte Moreira, W. (UFPA) ; Gomes Dias, B.K. (UFPA) ; Bastos Atíde, A.M. (UFPA) ; Rodrigues Pereira, R.J. (UFPA) ; Gonçalves Rodrigues, M. (UFPA) ; Ranieri da Silva, S. (UFPA) ; Santos Trindade, N. (UFPA)

Resumo

O trabalho apresenta o objetivo de analisar os parâmetros físico-químicos da água subterrânea de diferentes pontos, no município de Barcarena que se localiza no estado do Pará, município esse que aloja empresas de mineração e onde ocorreu recentemente aconteceu um acidente ambiental envolvendo morte em massa de animais. analisamos a turbidez, o pH e o oxigênio dissolvidos na água em oito pontos de água subterrânea. Com esses parâmetros conseguimos detectar se a água era para consumo humano.

Palavras chaves

ÁGUA; BARCARENA; SUBTERRÂNEA

Introdução

No trabalho determinamos três características físico-químicas da água subterrânea em Barcarena de princípio determinamos o pH, que é o que descreve o grau de acidez (H+) ou de alcalinidade (OH-) de uma solução (ASTM, 202). Em seguida analisamos a turbidez, que determina a presença de materiais sólidos contida no líquido, pois com a presença desse material a água perde a sua transparência. Por último determinamos a quantidade de oxigênio contido na água. A água subterrânea é toda água que acumula de baixo da superfície terrestre, em muitos lugares esse tipo de água abastece uma comunidade mais do que os rios. Por conta disso a sua importância é primordial para abastecer os aquíferos do território, e hoje é onde se encontra uma parcela da água potável do mundo, exemplo disso é o aquífero Guarani. O presente trabalho tem o objetivo de analisar se essas águas estão em bom estado de consumo.

Material e métodos

Foram coletadas oito amostras de aguas subterrânea do município de Barcarena, utilizamos garrafas de âmbar lavadas com água destilada e esterilizadas, as amostras conservadas em isopor foram levadas para o laboratório de Analítica da Universidade Federal do Pará em Belém. Uma das medições mais realizada em um laboratório de analítica é o pH de soluções (Pereira e Maciel, 2000). Utilizamos um medidor de pH segundo o manual do fabricante (ITPAC), cada amostra expressou diferentes resultados. A turbidez é um parâmetro indicador da possível presença de argila, silt, substâncias orgânicas (Ex: húmus) ou inorgânicas (Ex: óxidos) finamente divididas, plâncton e algas.é utilizado um turbidímetro, este aparelho é constituído de um nefelômetro, sendo a turbidez expressa em unidades nefelométricas de turbidez (UNT). Sua utilização é conforme o fabricante (DIGMED). A presença de oxigênio dissolvido em água, conhecido também como análise de OD é fundamental, pois a quantidade de oxigênio dissolvido em água é importante para que ocorra reações e importante para a vida aquática. indica o grau de aeração da água. É um excelente indicativo da qualidade da água. O método não modificado usa o sulfato manganoso em meio alcalino que na presença de OD, o manganês é oxidado a uma valência mais alta, formando um precipitado marrom. Nesta fase, se o precipitado formado por branco indica ausência de oxigênio dissolvido segundo o método Winkler, 1963.

Resultado e discussão

Podemos perceber que os pontos 1, 3, 5, e 6 estão muito ácido em comparação aos outros pontos. Os pontos 2, 4, 7 e 8 se aproximam da basicidade. O consumo dessa água ácida pode acarretar vários problemas de saúde, como por exemplo, a redução da atividade do sistema imunológico, desencadear um câncer, doenças cárdicas por conta do acúmulo de gorduras, problemas na tireoide, e outras doenças que são causadas por aumento da acidez no corpo humano. No sentido de turbidez, nem um dos pontos ultrapassaram o que é permitido pela a CONAMA 480/2017, pois o máximo estabelecido é 100 UNT. A mesma coisa é para o caso de OD, os pontos encontram-se nos padrões estabelecidos, pois a não pode ser menos que 5 mg/l O2.

VARIAÇÃO DE OXIGÊNIOS DISSOLVIDOS EM CADA PONTO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA



Conclusões

As águas subterrâneas de Barcarena encontram-se muito ácidas. A acidez dos pontos encontram-se na média de 5,01 na escala de pH, das 8 amostras 50% dos pontos analisados estão ácidas e os outros 50 % estão um pouco se aproximando da neutralidade mas mesmo assim ainda estão acidas para o consumo. Mesmo assim, com isso água de Barcarena não encontra-se em boas condições. Todos os pontos estão com a sua turbidez no padrão estabelecido, sem ultrapassar o permitido. O oxigênio dissolvidos também estão dentro nas normas estabelecidas.

Agradecimentos

Agradecemos a Universidade Federal do Pará

Referências

American Society for Testing and Material. Standard test method for pH aqueous solutions with the glass electrode. EUA; 2002.
Resolução CONAMA Nº 480/2017 - Reconhece a revogação das resoluções discriminadas neste ato - Data da legislação: 19/07/2017 - Publicação DOU, de 20/07/2017, Seção 1, página 73 - Reconhece a revogação das Resoluções CONAMA nº 05/85, 14/86 e 11/90

PEREIRA SE. MACIEL JB. Avaliação de medição de pH através de programa de intercomparação laboratorial. São Paulo, Brasil 2000.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ