O USO DO JOGO TRILHA DA QUÍMICA PARA FACILITAÇÃO DO APRENDIZADO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Bezerra da Costa, L.N. (IFMT - CUIABÁ BELA VISTA) ; Martins Arruda Barros, M.E. (IFMT - CUIABÁ BELA VISTA) ; Martins dos Santos, J. (IFMT - CUIABÁ BELA VISTA)

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um jogo lúdico que aborda assuntos da Química Geral para o auxílio na aprendizagem, e assim servir como uma ferramenta de ajuda para os alunos com dificuldades. O trabalho foi realizado no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá - Bela Vista durante o mês de agosto do ano de 2018. O jogo foi aplicado aos alunos do 1º semestre dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

Palavras chaves

Auxílio na aprendizagem; Química Geral; Jogo lúdico

Introdução

Os jogos lúdicos têm como objetivo fornecer aos alunos um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido que possibilita a aprendizagem (AGUIAR, 2003). Jean Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, que passou parte da sua vida estudando sobre o desenvolvimento cognitivo em crianças. Segundo ele a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais do aluno, sendo, por isso, indispensável à prática educativa. O fato do jogo ser um meio tão poderoso para a aprendizagem dos alunos acaba gerando como alternativa transformar em jogo os conteúdos escolares, gerando um maior interesse dos alunos (STEIN, 2018). A disciplina Química sempre foi motivo de discussão entre os alunos tanto por sua preferência ou rejeição à ela, com isso é proposto esse jogo, onde o objetivo é gerar o interesse dos alunos pela Química Geral de uma maneira divertida (ANDRADE, 2012). O jogo Ludo é um jogo de tabuleiro muito popular e foi criado na Índia em 1896 com o nome Pachisi e posteriormente traduzido para o português com o nome Ludo. Tem como objetivo partir de uma casa de origem, sendo o primeiro a atravessar uma trilha de casas, atingindo a linha de chegada. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes dos adversários. O jogo consiste em um tabuleiro com quatro peões de casa cor (azul, verde, amarelo e vermelho).

Material e métodos

O jogo Trilha da Química foi adaptado do jogo original Ludo, sendo que o tabuleiro foi construído utilizando-se uma placa de isopor coberta com papel cartão e cartolina desenhando-se uma trilha com 48 casas, as cartas foram confeccionadas em papel A4 e o dado e os peões foram reutilizados de outro jogo. Algumas casas foram marcadas com um ponto de interrogação sinalizando que o jogador que atingir esta casa deverá responder uma das perguntas referentes à Química Geral que estão em cartas localizadas no centro do tabuleiro. 51 alunos do 1º semestre dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá - Bela Vista foram voluntários para participarem do projeto, sendo que 35 fizeram a avaliação antes de jogar e 16 foram avaliados após terem participado do jogo.

Resultado e discussão

Foi produzido o jogo adaptado como demonstrado na figura 1, que pode ser comparado com o jogo original. Verifica-se que no jogo adaptado a trilha a ser percorrida pelos jogadores é diferente do jogo original, porém essa alteração não afeta o objetivo principal e nem as regras. Observa-se, também as casas com as interrogações não presentes no jogo original onde o jogador deverá responder as perguntas referentes aos conceitos Químicos que se deseja abordar. O jogo foi aplicado a 16 alunos enquanto que 35 não jogaram. Os que participaram do jogo obtiveram uma nota 65,9% em média maior que aqueles que não participaram. Vale ressaltar que o jogo foi aplicado na segunda semana de aula e esses conceitos ainda não haviam sido abordados pelos professores de Química Geral.

figura 1

Figura 1: Comparação do jogo Pachisi ou Ludo original à direita com o jogo Trilha da Química à esquerda. Fonte: O próprio autor.

Conclusões

O uso do jogo Trilha da Química com temas Químicos mostrou-se como uma metodologia de ensino alternativa, propiciando uma forma de estudo mais divertida e possibilitando uma melhoria nos resultados da aprendizagem. Cumprindo assim o objetivo desse projeto. Os participantes relataram uma opinião favorável confirmando a compreensão dos temas abordados.

Agradecimentos

Agradecimentos ao IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista por possibilitar a realização desse projeto.

Referências

AGUIAR, J. S. O jogo no ensino de conceitos a pessoas com problemas de Aprendizagem: uma proposta metodológica de ensino. Rev. Bras. Ed. Esp., v.9, n.1, p.79-108. 2003. ANDRADE, T. H. A aprendizagem da disciplina de Química nas turmas de Ensino Médio da cidade de Anápolis/GO. 2012. 57 p. TCC (Licenciatura em Química). Universidade Estadual de Goiás, Anápolis: Ed. UEG. 2012. STEIN, T. A teoria de Piaget: Conheça as fases do desenvolvimento infantil. Disponível em: <https://www.hipercultura.com/teoria-de-piaget/>. Acesso em: 04 ago. 2018. WIKIPÉDIA. Ludo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludo. Acesso em: 09 ago. 2018.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ