Produção de carvão ativado a partir de caroços de juçara (Euterpe edulis) aplicado ao tratamento de água de poços

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Marques, R.A. (IEMA) ; Ferreira, J.E.S. (IEMA)

Resumo

O resíduo de caroços oriundos da produção de polpa de juçara no município tornou-se um problema, pois o mesmo corresponde a 83% do fruto. E este normalmente é descartado de forma indevida. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo produzir carvão ativado com o caroço de juçara para ser utilizado no tratamento de água de poços. Assim, realizou-se a impregnação do material e a carbonização em forno mufla para a ativação. Além disso, foram realizadas análises de parâmetros físico-químico e microbiológico em amostras de água tratadas e não tratadas Observou-se, que o carvão produzido reduziu de forma satisfatória os valores de todos os parâmetros avaliados. Conclui-se, que a utilização do novo carvão ativado é uma forma eficiente de tratamento da água para consumo humano.

Palavras chaves

Juçara (Euterpe edulis); Tratamento; água de poços

Introdução

A juçara, Euterpe edulis, é uma palmeira típica da Floresta Atlântica, ocupando uma vasta extensão territorial, desde o sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. Produz palmito de excelente qualidade, porém a exploração extrativista levou ao esgotamento da espécie nas reservas naturais. Produz também frutos com propriedades organolépticas e nutritivas similares às do açaí. O açaizeiro (Euterpe oleracea), ao contrário da juçara que é unicaule, é uma palmeira que produz vários perfilhos, formando touceiras. Esses perfilhos são manejados para exploração do palmito, ao longo da vida útil da palmeira. O processamento do fruto de juçara para obtenção da polpa, é uma atividade cultural da região do município de Axixá, onde apresenta um alto índice de comercialização diário. Em meio a esse contexto o carroço encontra-se como principal subproduto do processamento do fruto para poupa e é considerado como resíduo. Segundo Gantuss (2006) o mesmo corresponde a 83% do fruto. E este normalmente é descartado de forma indevida. Esta biomassa por sua vez, tem potencial para ser transformada em carvão ativado, pois apresenta alta grau de porosidade, além de promover maior sustentabilidade ambiental. O carvão ativado é vastamente utilizado em vários ramos da indústria, apresentando uma de suas mais importantes aplicações no tratamento de água, com o objetivo de adequá-la aos parâmetros de potabilidade exigido para o consumo humano. O carvão ativado através da sua grande porosidade tem a capacidade de purificar a água, seja para fins potáveis ou para fins industriais. Portanto neste trabalho objetivou-se preparar um carvão ativado a partir de caroços de juçara (Euterpe edulis) ativado com hidróxido de sódio, buscando a utilizá-lo como material filtrante de águas de poços.

Material e métodos

Foram coletados aproximadamente 5 Kg de caroços de juçara, por apresentarem resíduo do processo de obtenção da polpa, foi lavada em água corrente e posteriormente levado à estufa com temperatura de 60 °C por 4 horas. Para ativação química, primeiramente preparou-se a solução ativante (0,1 mol/L de NaOH) e inserimos cerca de 250 mL da solução a 500 g de caroço de juçara em um recipiente para ativação por um tempo de 24 horas. Após o processo de ativação levou-se o compósito à estufa para secagem do material e por fim foi realizada a carbonização dos caroços de açaí ativados em forno mufla a uma temperatura de 700ºC. Após, o processo de carbonização realizou-se a lavagem do carvão ativado para retirada do excesso do agente químico ativante e, novamente, feito o processo de secagem. Após realizou-se a coleta das amostras de água em dois poços distintos no município de Axixá para a avaliação do carvão ativado. Em cada amostra de água foram realizadas as análises dos seguintes parâmetros: pH, ferro, turbidez e coliformes totais.

Resultado e discussão

A maioria da população do município de Axixá consome água oriunda de poços artesianos. No entanto, a maioria da população nunca interessou-se em realizar uma análise para verificar os possíveis riscos no consumo de água não tratada. Em cada amostra de água foram realizadas as análises dos seguintes parâmetros: pH, ferro, turbidez e coliformes totais. Analisando os valores dos parâmetros referentes as três amostras notamos que os valores dos parâmetros Ferro e Turbidez que são respectivamente 0,97 UT e 0,096 mg/L (amostra I) e 0,030 mg/L e 0,77 UT, apresentaram valores em conformidade com os limites do padrão estabelecido pelo Ministério da saúde através da portaria de número 2914 de 2011 (Tabela 1). Os valores de Coliformes Totais que foram de 5,26 e 7,3 UFC/ 100ml verificado na primeira amostra estão acima do padrão exigido pela legislação vigente. Em relação aos resultados das análises após o tratamento com carvão ativado (Tabela 1), houve uma redução significativa no valor do parâmetro ferro para os dois poços. Sendo que o carvão ativado do caroço de juçara apresentou maior eficiência neste parâmetro, pois conseguiu reduzir o valor no poço I de 0,096 mg/l para 0,048 mg/L e de para 0,050 para 0,005 no poço II. Já o carvão ativado industrial reduziu o valor do mesmo parâmetro de 0,096mg/l para 0,052mg/l no poço I e de 0,050 para 0,020 no poço II. No entanto, os dois carvões ativados apresentaram eficiência igual nos parâmetros Turbidez e Coliformes totais. Pois os valores dos parâmetros Turbidez e Coliformes totais foram iguais a zero em ambos os poços. Quando se compara os valores os mesmos parâmetros na primeira amostra é claro perceber que os dois carvões ativados exerceram eficiência máxima.

Tabela 1. Resultados dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos



Figura 1. (A) Ativação dos caroços de juçara (B) Carvão ativado de car



Conclusões

O presente trabalho mostrou que o carvão ativado produzido com o carroço de juçara é eficiente no tratamento de água de poços. Observou-se que o carvão ativado apresentou eficiência igual e em algumas análises superior ao carvão ativado industrial. Além de agregar uma importância ambiental, pois leva os caroços a uma destinação de maneira adequada evitando a poluição. Dessa maneira, o carvão ativado auxiliará a população local, sobretudo a população ribeirinha a melhorar a qualidade da água que consomem, ajudando na prevenção de doenças e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Agradecimentos

Ao Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) a Unidade Plena de Axixá, ao GEPESEVEM e todos os participantes ao meu orientador Jonny Erick e aos

Referências

BRUM, S. S. Preparação e caracterização de carvão ativado produzido a partir resíduos do beneficiamento do café. Universidade Federal de Lavras. Lavras-Minas Gerais, Brasil, 2007.
CRUZ, O. F. J. Produção De Carvão Ativado A Partir De Produtos Residuais De Espécies Nativas Da Região Amazônica. Dissertação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Manaus, 2010.
BRUM, S. S. Preparação e caracterização de carvão ativado produzido a partir de resíduos do beneficiamento do café. Química Nova, v. 31, n. 5, p. 1048-1052, São Paulo, 2008.
BANSAL, R.C.; GOYAL, M. Activated Carbon Adsorption. New York: Taylor & Francis, 2005.
FERNANDES, F. L. Carvão de endocarpo de coco da baía ativado quimicamente com ZnCl2 e fisicamente com vapor d’água: produção, caracterização, modificações químicas e aplicação na adsorção de íon cloreto. Dissertação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.
PEREIRA, E. I. Produção de carvão ativado a partir de diferentes precursores utilizando FeCl3 como agente ativante. Dissertação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010
PEREIRA, E. N. Carvão do caroço de açaí (Euterpe oleracea) ativado quimicamente com NaOH e sua eficiência no tratamento de água para o consumo. Escola estadual de ensino médio prof. Ernestina Pereira Maia. Moju - PA, 2013.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ