A Química no cotidiano dos estudantes do IFMA - Campus São Luís Monte Castelo

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Castro Coelho, T.C. (IFMA - MONTE CASTELO) ; de Meneses Rodrigues, M.H. (IFMA - MONTE CASTELO) ; Bispo de Deus, K. (IFMA - MONTE CASTELO) ; Costa Frazão, A.K. (IFMA - MONTE CASTELO) ; das Chagas Sanches, L.C. (IFMA - MONTE CASTELO) ; de Mesquita Teles, R. (IFMA - MONTE CASTELO)

Resumo

O referido projeto visa aproximar o ensino da Química da vida cotidiana dos estudantes do IFMA Campus São Luís - Monte Castelo. Para isso, alguns assuntos foram escolhidos a fim de concretizar a nossa proposta de trabalho, tais como: sais minerais, alcalinidade e acidez sanguíneas, vida sedentária, os riscos dos "fast foods", aditivos químicos, gorduras saturadas e radicais livres. Desse modo, buscamos aproximar de modo significativo os saberes da ciência do cenário cotidiano dos estudantes no referido contexto escolar, por meio de uma linguagem acessível, lúdica e atraente ao público alvo da pesquisa, com o uso das redes sociais, recursos áudio-visuais, entrevistas e documentários produzidos pelos sujeitos autores e participantes da pesquisa.

Palavras chaves

Química; cotidiano dos estudantes; contexto escolar

Introdução

As possibilidades de se contextualizar a Química dentro do ensino são irrestritas por apresentar um caráter extremamente visual, em muitos casos, e, em outros, absolutamente funcionais. Cuidados diários com a saúde e bem estar físico, por exemplo, estão envolvidos com a Química desde a mais simples abordagem e aplicação. Entretanto, nota- se que não é uma tarefa fácil, considerando o preconceito que os estudantes têm, vindo de opiniões equivocadas de familiares, colegas e da sociedade em geral. Além disso, a Química é comumente relacionada com produtos tóxicos e desastres ambientais. Segundo Sartori (2010), mostrar a sua evolução e importância é difícil principalmente pelo caráter negativo que alguns meios de divulgação insistem em priorizar. No senso comum, a maioria das pessoas imagina a Química como algo complexo, uma disciplina cheia de nomes “esquisitos”, desenhos e fórmulas que se confundem. Outro aspecto a considerar é que alguns podem não ter tido boas experiências com a disciplina na escola, e isso é disseminado para a sociedade estabelecendo que seja ruim, difícil ou inacessível. “A Química é tão próxima de nós, tão presente no dia a dia, que não seria possível ter algo sem ela, desde uma simples pasta de dentes até o combustível de um caça arrojado; dos corantes das balas “deliciosas” aos detergentes de alto poder de limpeza que utilizamos na máquina de lavar.” (BARROS, 2010). O referido projeto tem como objetivos: 1) estabelecer conexões entre a Química e o cotidiano dos estudantes a partir de experiências formativas com influência direta no processo educativo dos mesmos; 2) demonstrar como a Química pode elucidar as alterações provocadas no comportamento dos estudantes pelos hábitos alimentares. Consideramos ser o projeto de suma importância para o ambiente acadêmico, pois contempla a preservação da vida e dos hábitos saudáveis dos estudantes do campus. A importância do projeto dá-se por meio da conscientização adquirida pela realização de oficinas, divulgação por meio das redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram e Twitter), questionários, entrevistas e pela literatura disponível, o que possibilita a aproximação do ensino da Química do cotidiano dos estudantes no ambiente escolar.

Material e métodos

Os sujeitos realizaram pesquisas bibliográficas na literatura disponível sobre seus respectivos temas. Realizaram pesquisas em campo, desenvolvendo questionários e entrevistas. Estes questionários apresentavam perguntas objetivas e sucintas que prendiam a atenção dos estudantes. Nas pesquisas bibliográficas realizadas, as equipes abordaram temas específicos, dentre eles: sais minerais, estilo de vida biocida, radicais livres, pH sanguíneo, aditivos químicos, vida sedentária, riscos dos fast foods e gorduras saturadas. Nas pesquisas em campo, especificadamente as entrevistas, foram gravadas e publicadas em um canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCZGzWkVPbF0nzV3C8qkxhjA/featured) criado pelos estudantes. Foram entrevistados estudantes e funcionários do Campus. Como a pesquisa ainda está em andamento, realizar-se-á no Campus, no dia 26 de setembro, uma feira de ciências para a culminância do projeto, dividida em duas etapas, manhã e tarde. Dela participarão tanto pessoas do campus, quanto convidados. Na feira, pela tarde, se fará a exposição dos temas, das propostas de intervenção e serão distribuídas lembranças que representam cada tema Além disso, pela manhã, realizar-se-á uma oficina de sucos terapêuticos. Haverá, ainda pela manhã, venda de pratos veganos, com o objetivo de arrecadar dinheiro para ajudar crianças em um projeto de cunho social. Haverá palestras com convidados especiais, nesse mesmo turno. Todos os integrantes da turma estarão caracterizados com camisas personalizadas. Os estudantes possuirão uma identificação com o nome e o tema dos seus respectivos grupos.

Resultado e discussão

No processo em andamento da execução de nosso projeto, observamos que os estudantes percebem a importância do ensino da Química de modo contextualizado, problematizando assuntos de relevância e interesse para o seu cotidiano. Outro aspecto constatado é de que os estudantes despertam o interesse para a pesquisa científica a partir do momento em que aliam sua formação acadêmica a questões inseridas no mundo da vida, tais como: sedentarismo, estilo de vida saudável, o uso de aditivos químicos, alimentos antioxidantes e outros assuntos pertinentes. No caso do IFMA, campus São Luís - Monte Castelo, a proposta da pesquisa está diretamente relacionada ao Projeto Político Pedagógico da escola, no propósito de ofertar uma formação acadêmica crítica e reflexiva no processo de formação profissional dos estudantes. Desse modo, a execução do projeto demonstra resultados significativos para o público alvo, tendo o saber científico, representado pela presença da Química no currículo escolar, como fator determinante para uma atuação transformadora dos estudantes no contexto político pedagógico da escola e da sociedade em que se inserem como cidadãos conscientes e atuantes, visando uma melhor qualidade de vida para todos.

Conclusões

Diante da proposta apresentada, consideramos que a execução do projeto traz significativa contribuição aos estudantes envolvidos, no que diz respeito à sua atuação profissional e acadêmica, que, a partir da apropriação de conceitos relacionados ao ensino da Química, podem perceber, de maneira contextualizada, a importância do conhecimento cientifico no cotidiano de suas vidas, bem como sobre a relevância de uma formação educacional que apresente soluções para os problemas vivenciados dentro e fora do ambiente escolar.

Agradecimentos

A Deus, pela oportunidade concedida, aos professores que orientaram a concepção e a execução da pesquisa, à Instituição IFMA e ao empenho de todos os sujeitos participant

Referências

BARROS, Augusto Aragão de. A química dos alimentos: produtos fermentados e corantes. / Augusto Aragão de Barros, Elisabete Barbosa de Paula Barros. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 88p. - (Coleção Química no cotidiano, v. 4)

SARTORI, Lucas Rossi. A química no cuidado da pele. / Lucas Rossi Sartori, Norberto Peporine Lopes, Thais Guaratini. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 92p. - (Coleção Química no cotidiano, v. 5)

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