PREPARO DO INFUSO DO CAFÉ COM USO DE FLAVORIZANTES NATURAIS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Oliveira Jr, E.S. (IFMT - BELA VISTA) ; Lima, A.K.P. (IFMT - BELA VISTA) ; Marques, P.L.V. (IFMT - BELA VISTA) ; Santos, J.M. (IFMT - BELA VISTA)

Resumo

O café, grão de origem etíope, foi trazido ao Brasil pelos conquistadores lusitanos em época colonial. Através da narrativa histórica, chega-se hoje ao século XXI, no qual é o café ainda um importantíssimo ganha-pão, e sendo vulgarmente consumido por pessoas no Brasil e no mundo. Depois de colhido, selecionado, torrado, moído, embalado, misturado à água escaldante e filtrado, o grão transmuta-se numa bebida. E analisando-se justamente a baixa variabilidade com a qual o brasileiro médio consome a bebida, pensou- se em alternativas que incrementassem seu sabor, dando-o novos aspectos sensoriais, muito embora mantendo a personalidade do grão. O resultado traduz-se numa série de sabores interessantes, cujo consumo pode atender a uma gama deveras variada de consumidores.

Palavras chaves

café; flavorizantes ; recursos acessíveis

Introdução

O café é a bebida derivada da semente de plantas do gênero Coffea e consumida em escala global, tendo suas origens no continente africano, nas altas terras de Cafa e Enária, atual Etiópia [TODA MATÉRIA, 2016]. O mercado cafeeiro no Brasil é hoje um dos mais fortes, cobiçados e saborosos do mundo, sendo uma bebida indispensável no cotidiano da maioria dos brasileiros [FERNANDES, 2006]. Quanto à composição química, sabe-se que esta é bastante complexa e rica. Além da cafeína que compõe apenas 1 a 2,5% do grão, o mesmo contém minerais, aminoácidos, lipídeos e açúcares [LIMA, 2007]. O uso de substâncias como adjuntos do café que lhe acreditam aroma e sabor denomina-se flavorização. Já existe no mercado nacional o café flavorizado com aromas artificiais que são geralmente adicionados ao pó [CARDOSO, 2006-2018]. Nesse trabalho se propõe um método alternativo de se obter infuso de café flavorizado naturalmente com adjuntos de baixo custo e fácil acesso, sendo eles: canela em pó, cacau em pó e hortelã-pimenta. A canela apresenta coloração marrom- avermelhada, além de um odor forte. É utilizada como condimento de diversas receitas. O seu componente ativo é o ácido cinâmico ou cinamaldeído [FOGAÇA, 2018] . O cacau é o fruto do cacaueiro do qual se origina o chocolate. Contendo proteínas, vegetais, gorduras, hidratos de carbono, sacarose, amido, dentre outros [PORTAL SÃO FRANCISCO, 2018] [ALTARTA, 2007-2018]. Já a hortelã-pimenta é uma planta medicinal e erva aromática, usada popularmente como descongestionante nasal, antigripal, vermífuga, digestiva, analgésica, condimento na culinária, bem como em infusões, utilizando as folhas da planta. Possui mentol, substância da classe dos terpenos originalmente extraída do óleo essencial desta espécie [WIKIPÉDIA, 2017].

Material e métodos

Aqueceu-se até fervura 1000 mL de água mineral e dividiu-se em duas alíquotas de 500 mL. Despejou-se uma das alíquotas num filtro de papel contendo pó de café e pó de canela em proporção de 3:0,5 medidos em colheres de sopa rasa, recolhendo-se o filtrado, ao qual foram acrescidas três colheres de sopa de açúcar refinado. Repetiu-se o mesmo procedimento com a segunda alíquota substituindo-se a canela pelo cacau em pó, na proporção café-cacau de 3:0,5 medidos em colheres de sopa rasa. Para o processo de flavorização com hortelã-pimenta aqueceu-se 500 mL de água com folhas de hortelã-pimenta até pré-fervura, deixando em repouso tampado por dois minutos. O infuso obtido foi despejado num filtro de papel contendo apenas três colheres de sopa rasa de pó de café, recolheu-se o filtrado, ao qual foram acrescidas três colheres de sopa de açúcar refinado.

Resultado e discussão

Foi obtido 450 mL de café flavorizado com canela em pó, apresentando o aroma e sabor característico da canela, e sem alterações quanto à textura, em relação ao café puro. Foi obtido 440 mL de café na flavorização com pó de cacau, que produziu uma bebida com textura ligeiramente mais encorpada, em relação ao café puro, e liberou um aroma e gosto característico do chocolate, com acentuação do amargor do cacau. No café flavorizado com hortelã pimenta também foi obtido 450 mL, apresentando um aroma e gosto característico, não apresentando alterações quanto á textura. As três bebidas obtidas não apresentaram alterações perceptíveis, em relação ao café puro.

Conclusões

A metodologia usada mostrou-se favorável à obtenção de café flavorizado de baixo custo e acessível. Porém alguns fatores podem ser melhorados, tais como: sendo a canela e o cacau especiarias de flavor muito marcantes, pode-se fazer uso em menor quantidade o que permite reduzir a quantidade de açúcar; já para acentuar-se o aroma da hortelã-pimenta deve-se em aumentar a quantidade de folhas no preparo do infuso.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Mato Grosso, por proporcionar-nos a oportunidade de vivenciar ótimas experiências, e ao nosso orientador Jandinei Martins Santos, por nos guia

Referências

ALTARTA, A composição e as propriedades benéficas do cacau. Disponível em: <http://pt.altarta.com/09_13/a-composicao-e-as-propriedades-beneficas-de-cacau/>. Acesso em: 15 de agosto de 2018.
CARDOSO, Mayara. Flavorizantes. Disponível em:
<https://www.infoescola.com/compostos-quimicos/flavorizantes/>. Acesso em: 03 de junho de 2018.
FERNANDES, Aníbal de Almeida. A Crise do café em 1929. Disponível em:<http://revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=6522>. Acesso em: 03 de junho de 2018;
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Origem e composição da canela. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/origem-composicao-canela.htm>. Acesso em: 03 de junho de 2018.
LIMA, Darcy Roberto, Café e composição química. Disponível em:<https://www.cafepoint.com.br/noticias/giro-de-noticias/cafe-e-composicao-quimica-38703n.aspx>. Acesso em: 03 de junho de 2018;
PORTAL SÃO FRANCISCO, Cacau. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/cacau>. Acesso em: 15 de agosto de 2018.
TODA MATÉRIA, História do café. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/historia-do-cafe/>. Acesso em: 03 de junho de 2018;
WIKIPÉDIA, Hortelã-pimenta. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Hortel%C3%A3-pimenta>. Acesso em: 15 de agosto de 2018.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ