APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE ELETROFLOCULAÇÃO PARA REMOÇÃO DE CORANTE PRESENTE EM SOLUÇÃO AQUOSA.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Físico-Química

Autores

Baia, A.C.F. (UFPA) ; Rafael, T.N. (UFPA) ; Baia, C.F. (UEPA) ; Sena, J.A. (UEPA) ; da Silva, E.F. (UEPA) ; dos Santos, M.A.B. (UEPA)

Resumo

O processo da eletrofloculação, também chamado de eletrocoagulação ou eletroflotação é essencialmente um processo eletrolítico que envolve a desestabilização de poluentes emulsificados, ou em suspensão, em meio aquoso. (AQUINO NETO et al., 2011). Para o experimento a água foi contaminada com corante e posteriormente deu-se início ao processo com a passagem da corrente elétrica pelos pregos. Cerca de dez minutos após o início do ensaio já era possível verificar a aglutinação dos contaminantes. Após esse tempo a água foi filtrada e os contaminantes foram retirados. Como resultado a solução contaminada mostrou-se visivelmente mais limpa e livre das impurezas.

Palavras chaves

Corante; Eletrofloculação; Prego

Introdução

O tratamento eletroquímico tem-se mostrado um processo que oferece uma alta eficiência para remoção de matéria suspensa em efluentes, utilizando equipamentos simples e compactados para o controle e a operação do processo. Os resultados mostram-se positivos na maioria dos casos.A floculação consiste em aglomerar as partículas utilizando as forças de Van Der Waals (força de atração entre as moléculas), dando origem a flocos de granulometria maiores em comparação as partículas isoladas. CARVALHO; SOUZA; ZEMPULSKI, 2015). A eletrofloculação é um processo que utiliza corrente elétrica, envolvendo reatores eletroquímicos, nos quais são gerados coagulantes in situ, por oxidação eletrolítica de um material apropriado no ânodo. Geralmente, na região anódica emprega-se ferro ou alumínio, pois são materiais de baixo custo, eficazes e prontamente disponíveis no mercado. A geração de íons metálicos ocorre no ânodo, enquanto que a de gás hidrogênio ocorre no cátodo. (GOBBI, 2013). Assim a eletrofloculação pode ser definida como um processo físico-químico pelo qual ocorre a modificação da granulometria de impurezas presentes na solução, essas impurezas aumentam de tamanho facilitando assim a sua remoção por meio de filtração ou outro processo de separação. A presente pesquisa teve como objetivo transformar impurezas de baixa granulometria em partículas maiores de mais fácil remoção aplicando a técnica de eletrofloculação utilizando como anodo e catodo duas hastes de ferro simples (pregos).

Material e métodos

Para a realização do processo de eletro floculação, foram utilizados dois pregos de ferro, que atuaram como ânodo e cátodo da reação. Os pregos foram acoplados a um suporte de madeira, que serviu de base de sustentação, e em cada eletrodo foi inserido uma fonte com cerca de 18,5V. Em um recipiente transparente, foi adicionado cerca de 400 mL de água, juntamente com corante, usado como impureza na solução. Também foi adicionado à solução cerca de 10g de sal de cozinha (o equivalente a aproximadamente uma colher de sopa), afim de se facilitar a passagem da corrente elétrica. O suporte com os eletrodos foi posto no recipiente em contato com a solução, e então a fonte de energia foi ligada. Após um tempo predeterminado de 10 min, a solução passou por um processo de filtração simples.

Resultado e discussão

O esquema do experimento pode ser representado pela imagem um. A partir do início do experimento, foi possível a observação da formação de bolhas de H2 ao redor do eletrodo que agiu como cátodo, além da formação de hidróxido de sódio a partir da reação: Fe + 2 H2O → H2 + Fe(OH)2. Com o passar do tempo, houve uma separação visível e a formação dos flocos dentro da solução através de decantação no fundo do recipiente. Também foi possível perceber a alteração da cor solução abaixo dos flocos, onde apresentou-se ligeiramente mais límpida, enquanto os flocos formados acumulavam toda a coloração referente ao corante. Ao final do experimento, o prego que atuou como ânodo apresentou-se desgastado, enquanto o cátodo sofreu uma mudança de coloração devido a formação de FeOH2. Após a filtração, os flocos ficaram retidos no filtro enquanto a solução apresentou-se límpida.

FIGURA 1

Esquema representativo do equipamento utilizado para o experimento.

Conclusões

O método aplicado mostrou-se eficiente quanto a sua aplicabilidade, pois possibilitou a remoção de impurezas que se encontravam totalmente diluídas em solução. A reação química também ocorreu como o esperado, pois um prego foi consumido apontando o ânodo da reação e o outro apresentou a mudança de cor como esperado para o cátodo da reação.

Agradecimentos

Referências

AQUINO NETO, Sidney de et al. TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE CORANTE POR ELETROFLOCULAÇÃO: UM EXPERIMENTO PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. Quim. Nova, São Paulo, v. 34, p.1468-1471, maio 2011.
CARVALHO, Diéury de Lima; SOUZA, Marco Antônio Cardoso de; ZEMPULSKI, Denise Aparecida. UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ELETROFLOCULAÇÃO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 03, n. 14, p.14-28, ago. 2015.
GOBBI, Lorena Cristina Abrahão. TRATAMENTO DE ÁGUA OLEOSA POR ELETROFLOCULAÇÃO. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Energia, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2013.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ