“ESTUDO EXPERIMENTAL DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINAMICA: DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE E AUTONOMIA DOS ALUNOS”.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Físico-Química

Autores

Souza, J.P.P.S. (IFMA) ; Cavalcante, K.S.B. (IFMA) ; Costa, A.C. (MARGARIDA PIRES LEAL)

Resumo

O volume de materiais descartados diariamente é cada vez maior. Unir um hábito extremamente importante para a sociedade, que é o uso racional dos recursos naturais à criatividade em sala de aula é a proposta desse trabalho. Um experimento com a produção de um brinquedo e a prática de seu funcionamento com materiais reaproveitados foi abordado pelos alunos do Ensino Médio do C.E. Gonçalves Dias e a bolsista do PIBIDIFMA-Química de forma contextualizada durante as atividades de produção científica desenvolvidas pelo programa.

Palavras chaves

termodinâmica; combustão; reaproveitamento

Introdução

Mudanças no processo de ensino-aprendizagem vêm repercutindo significativamente progressos no campo educacional. O saber como acumulação de informações descontextualizadas está perdendo espaço para as propostas de educação que encaram o ensino de maneira construtiva, reflexiva e comprometida com todo o processo de formação do discente. Essas mudanças surgiram ainda para minimizar as dificuldades encontradas em sala de aula na compreensão dos conteúdos. Dentre as dificuldades de aprendizagem relacionadas a conceitos químicos, com elevado grau de abstração, destaca-se o estudo sobre teorias, modelos e fenômenos. Um dos caminhos para a viabilização desde novo cenário escolar são as metodologias experimentais que auxiliam os alunos a superar as limitações na aprendizagem de conceitos abstratos. De forma a incentivar a criatividade, os experimentos não devem ser empregados rigorosamente como roteiros sequenciais. É necessário empregar diferentes estratégias para que o aluno desperte a vontade de buscar o conhecimento, por exemplo, o método de ensino, defendido por Freinet, que consiste em incentivar a autonomia dos alunos como forma de aprendizagem oportunizando ao mesmo, ser agente atuante em uma aula onde o foco é o aluno e não o conteúdo. Este trabalho propõe um estudo experimental de caráter interdisciplinar sobre a primeira lei da termodinâmica, no âmbito do PIBID, objetivando o desenvolvimento da criatividade e da autonomia de alunos do ensino médio.

Material e métodos

O trabalho contou com a participação de uma acadêmica de licenciatura em química e seis alunos 1 ano do ensino médio do C.E. Gonçalves Dias, durante uma feira de Ciências escolar. A primeira etapa consistiu no estudo das maquinas térmicas e o principio da conservação da energia (1 lei da termodinâmica). Em seguida, os alunos da turma 101 foram desafiados a construir um barquinho a vapor, sob a orientação da acadêmica Jane Souza. Eles realizaram uma busca do como fazer montagem do barquinho a vapor e uma pesquisa bibliográfica dos princípios de química, física e também de formas geométricas e medidas de comprimento, bem como da política dos três R’s. O material reciclado foi coletado e higienizado. Duas latas de alumínio, um prato de isopor, canudos dobráveis, cola de silicone, vela e ligas fizeram parte dos materiais utilizados para a fabricação do barco a vapor. As latas de alumínio foram cortadas e dobradas, uma para fazer o suporte superior onde os canudos foram colados para dar condições do vapor d’água passar até chegar à parte inferior do barco. E a outra como cobertura para proteger a chama da vela que alimenta a combustão. Para a apresentação do experimento durante a feira de ciências, os alunos oram orientados sobre a estruturação dos conceitos científicos, que transpassam a disciplina de química, alcançando a física, a matemática e o meio ambiente, ou seja, a interdisciplinaridade em busca de um conhecimento universal. E por último, eles realizaram uma apresentação previa do experimento na sala de aula. Na exposição do trabalho para os demais colegas foram explanados os conceitos relacionados ao experimento e a parte prática, onde os alunos puderam observar o funcionamento do barco a vapor.

Resultado e discussão

O reaproveitamento de materiais exerce uma ação direta no meio ambiente, além de relacionar-se com toda a sociedade, pois envolve padrões de comportamento humano. Porém, ainda não conseguimos fazer dessa pratica algo habitual. Quando se pensou nesse experimento, a ideia era conciliar ciência e Educação Ambiental. Fazendo-se com que houvesse um olhar diferenciado por parte dos alunos para materiais que iriam aumentar volume nos lixões. Além disso, a proposta concilia a brincadeira de criança quando os faz lembrar-se de momentos de descontração que já vivenciaram tornando o momento agradável e trazendo o cotidiano do aluno para dentro de sala de aula. Com um teste preliminar, os alunos demonstraram a satisfação da equipe que confeccionou o barco, sendo a mesma decisiva para a motivação que tiveram na busca para o entendimento de como fenômenos químicos e físicos acontecendo simultaneamente podem promover o deslocamento do brinquedo produzido. As pesquisas ajudaram os alunos a compreenderem de forma clara os conceitos científicos envolvidos e a relação que materiais descartados diariamente no meio provocam danos a longo prazo, como é o caso das latas de alumínio que levam em media mais de 100 anos e o isopor em torno de 8 anos para se decompor. Em decorrência da participação dos alunos do C.E. Gonçalves Dias no experimento notou-se um empenho por parte de cada discente em compreender todo o conteúdo para compartilhar com os colegas de sala. De maneira descontraída puderam contextualizar conhecimentos que anteriormente ficavam distantes de sua realidade e de forma reflexiva e questionadora assimilaram o saber que une várias áreas do conhecimento humano.

Conclusões

A amostra experimental baseada na contextualização de assuntos relacionados à química, física, matemática e meio ambiente trouxe a criatividade em sala de aula para compreensão de conteúdos científicos permitindo a familiarização de forma clara e simples por parte dos alunos de temas previstos no seu conteúdo curricular, como também temas transversais discutidos ao longo do ano. Essa dinâmica aplicada em sala facilitou o aprendizado demonstrando que a química está ao nosso redor.

Agradecimentos

Agradeço a CAPES pela bolsa concedida do PIBID, ao IFMA e ao C.E. Gonçalves Dias onde as atividades são desenvolvidas.

Referências

Autonomia, cooperativismo e autogestão. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n3/aop1141.pdf. Acessado em: 02/08/2017.
Decomposição de materiais. Disponível em: http://compam.com.br/decomposicao.htm. Acessado em: 10/07/2017.
Interdisciplinariedade. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300010. Acessado em: 02/08/2017.
Parâmetros curriculares nacionais. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acessado em: 10/07/2017.
Tempo de decomposição dos materiais. Disponível em: http://www.setorreciclagem.com.br/3rs/qual-o-tempo-de-decomposicao-dos-materiais/. Acesso dia: 10/07/2017.

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