Emprego de catalisadores baseados em óxidos de ferro e nióbio na reação de Fenton: efeito da razão Nb/Fe

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Físico-Química

Autores

Ferreira, J.S. (INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA) ; Martins, A.R. (INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA)

Resumo

Foram desenvolvidos catalisadores baseados em óxidos de nióbio e ferro, avaliando o efeito da razão Nb/Fe nas propriedades físico-químicas e atividade desses catalisadores na remoção/degradação do corante azul de metileno. Além disso, o trabalho teve como objetivo desenvolver conhecimento sobre as propriedades catalíticas do nióbio. Na preparação dos catalisadores, os precursores foram misturados e calcinadas a 400 °C. Em seguida, os sólidos foram caracterizados por medida de ponto de carga zero (PCZ) e avaliados na reação de Fenton. Foi observado que o aumento do teor de ferro favoreceu a atividade dos catalisadores.

Palavras chaves

Reação de Fenton; Óxido de ferro; Óxido de nióbio

Introdução

Ao longo dos séculos, a natureza, e principalmente a vida aquática, vem sendo drasticamente afetada por atividades antrópicas. A contaminação dos ecossistemas aquáticos são causados por despejos de compostos orgânicos nesse meio (OLIVEIRA, 2013). A forte coloração na superfície dos rios, provenientes de corantes de indústrias têxteis, dificulta a entrada de luz solar, impedindo processos de fotossíntese e oxigenação na água, acarretando na morte das plantas e animais (NOGUEIRA, 2010). O excesso de carga orgânica, eleva a demanda bioquímica de oxigênio,para a formação de nutrientes que são aproveitados plantas em seu desenvolvimento, contribuindo para a diminuição do oxigênio presente. Logo, quando em altas concentrações, tais nutrientes favorecem a proliferação de algas e plantas aquáticas deixando o ambiente eutrofizado (RODRIGUES, et al. 2009). Possibilitando a descontaminação do meio aquático, há uma constante busca por processos que possam remover o mesmo de forma eficiente e de baixo custo. Assim, o sistema fenton, consiste na degradação dos compostos orgânicos por radicais hidroxilas que possuem eleva capacidade de oxidação (OLIVEIRA, 2013). Estes são gerados a partir da decomposição do peróxido de hidrogênio em reações catalisadas(MORAIS, 2012), geralmente, por metais com propriedades redutoras como o Fe2+, esse íon possibilita a transferência de elétrons na reação, acelerando o processo de decomposição (AGUIAR, et al. 2007). Serão desenvolvidos catalisadores baseados em óxido de ferro e nióbio, investigando a influência nas razões Fe/Nb, na atividade catalítica dos sólidos pela degradação do corante azul de metileno (AM), além de obter conhecimento sobre as propriedades da nióbia como catalisador e suporte.

Material e métodos

A preparação dos catalisadores ocorreu por mistura mecânica utilizando uma solução de oxalato amoniacal de nióbio e nitrato de ferro III. Foram sintetizadas cinco amostras com diferentes razões molares de Nb/Fe (0,5; 0,7; 1,0; 2,0 e 10) e duas amostras com óxido de nióbio e ferro puro (Nb e Fe respectivamente). Foi adicionado acetato de amônio em uma proporção molar de 2:1 em relação ao ferro (Ac/Fe2,0). As soluções foram submetidas a agitação e aquecimento a 60ºC, até secagem. Em seguida, ficaram em estufa por 24 h com temperatura de 120 °C. Os sólidos foram calcinados em 400 °C por 2 h. Os testes de remoção e adsorção foram realizados em sistema de batelada a uma temperatura de 22 °C ± 1 °C e avaliados a partir do decréscimo da absorbância do azul de metileno (AM) a 10 mg.L -1 em função do tempo de exposição do sólido em solução (15, 30, 45, 60, 90, 120, 150 e 180 min), no comprimento de onda de 663 nm, seguida de 10 min de centrifugação a 1500 rpm. Para os testes de adsorção, foram utilizados 100 mg de sólido e 50 mL de solução do AM a 10 mg.L -1. A quantidade do azul de metileno adsorvida e removida pelo sólido (mg) foi determinada de acordo com GONÇALVEZ(2008). Para os testes de remoção foram utilizados 100 mg dos sólidos, 50 mL de AM a 10 mg.L-1 e 1 mL de peróxido de hidrogênio a 30 % (v/v). Quando necessário, foram acrescentados mais 10 min de centrifugação devido à intensa turbidez diluição dos óxidos em solução. A remoção foi determinada a partir da discrepância relativada da absorbância no tempo 0 e no tempo t e a oxidação pela diferença entre o processos de remoção e adsorção.

Resultado e discussão

A quantidade do AM adsorvida (mg) está representada na Figura 1. A capacidade inicial de adsorção aumentou com o teor de ferro. Por outro lado, o sólido com óxido de nióbio puro apresentou valores iniciais de adsorção mais altos.O pH do meio reacional pode influenciar na atividade de adsorção dos materiais (GONÇALVES, 2008). Quando o pH da solução (5,39) for maior que o PCZ do material, a adsorção para o AM será favorecida, devido ao aumento de cargas negativas em sua superfície, o que justifica a adsorção mais elevada para NbFe-0,5 e 0,7(PCZ 3,9 e 4,3 respectivamente) e um menor desempenho para as amostras NbFe-1, 2 e 10 (PCZ 6,4, 7,4 e 7,1 respectivamente), nestes, o pH da solução se encontra menor que seu PCZ. A curva de remoção AM é apresentada na Figura 2. Todas as amostras foram ativas. As amostras Nb com maior teor de ferro (Nb/Fe 0,5 e 0,7) apresentaram descoloração acima de 80%, atingindo o equilíbrio após 30 min. As amostras com razão Nb/Fe 1, 2 e 10, atingiram valores mais elevados no tempo de 180 min. Entre sólidos as razões 0,5 e 0,7 e Nb apresentaram os melhores resultados de remoção. O aumento do teor de ferro favoreceu na remoção do corante, embora a amostra Fe apresentasse o pior resultado (menos de 30%), isso indica que a adição da Nb pode ter favorecido seus desempenhos catalíticos. Por outro lado, as amostras Nb/Fe 10, 2 e 0,5 apresentaram os melhores resultados de oxidação, mostrando um comportamento não linear na relação Nb/Fe e a atividade catalítica. FeNbO4 apresentam ferro de valência mista de cátions Fe2+ e Fe3+. Fe2+ libera radicais (-OH) em solução. Foi verificado que, o cátion Nb5+ , na presença de peróxido de hidrogênio, forma radicais peróxido adsorvidos, contribuindo para uma elevada atividade (GNANASEKAR, 1999).

Figura 1. Curvas de adsorção dos sólidos em função do tempo.



Figura 2. Curvas de remoção (a) e oxidação (b) do AM em função do temp



Conclusões

Neste trabalho foram produzidos sólidos baseados em óxidos de ferro e nióbio, caracterizados e avaliados na reação Fenton. A diminuição da razão Nb/Fe favoreceu a remoção do corante azul de metileno. Além disso, o óxido de nióbio puro apresentou elevada atividade de remoção e oxidação enquanto que o ferro puro não apresentou resultados satisfatórios. Todos os sólidos contendo nióbio apresentaram excelente atividade, com teor de remoção acima de 80%.

Agradecimentos

Os autores agradecem à PRPGI pelo apoio financeiro e a profa Alexilda Oliveria (UESB) pelo apoio técnico.

Referências

AGUIAR, André; FERRAZ, André; CONTREAS, David; RODRIGUEZ, Jaime. Mecanismo e
aplicações da reação de fenton assistida por compostos fenólicos redutores de ferro.  São Paulo e Chile. Quim. Nova, v. 30, n. 3, p. 623-628, 2007.

CARVALHO, Kele Tatiane Gomes. Síntese e modificação de óxidos de nióbio para uso como catalisadores em reações e oxidação: estudos por cálculos teóricos e evidências experimentais. 2009. 87 p.Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG.

GONÇALVEZ, Maraísa; OLIVEIRA, LuizCarlos Alves e GUERREIRO, Mário César.
Nióbiamagnéticacomo adsorvente de contaminantes orgânicos em meio aquoso: efeito da temperatura e do ph. DepartamentodeQuímica, Universidade Federal de Lavras – MG, Brasil. Quim. Nova, v31, n. 3, p. 518-522, 2008.

K.I. Gnanasekar,V. Jayaraman, E. Prabhu,T. Gnanasekaran, G. Periaswami
MaterialsChemistryDiIsionIndira Gandhi . Electricalandsensorpropertiesof FeNbO 4 : a new sensor material. Sensors and Actuators B 55,p.170 – 174, 1999.

MORAIS, Lidiani Alves. Avaliação da remoção de hidrocarbonetos aromáticos (BTEX) em águas utilizando matérias nanoestruturados do tipo Ti-MCM-41. 2012, 116 p. Dissertação (Mestrado em Química). Centro de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN, 2012.

NOGUEIRA, Maria Rita Chaves: Tratamento de efluentes líquidos através de adsorção e oxidação catalítica utilizando catalisadores mistos de ferro e manganês. 2010, 83 p. Dissertação- Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina, 2010 Florianópolis, SC.

OLIVEIRA, Henrique dos Santos. Óxidos de ferro dopados com vanádio ou nióbio como catalisadores em reações de oxidação. Dissertação (Mestrado em Química Inorgânica). 2013, 77 Pg. Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química. Belo Horizonte-MG, 2013.

RODRIGUES, Liana Alvares; SILVA Maria Lúcia Caetano Pinto da. ADSORÇÃO DE ÍONS FOSFATO EM ÓXIDO DE NIÓBIO HIDRATADO. Lorena - São Paulo,. Quim. Nova, v. 32, n. 5, p. 1206-1211, 2009.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ