ANÁLISES FÍSICO – QUÍMICAS DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DOS POÇOS ARTESIANOS DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE GONÇALVES DIAS – MA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Analítica

Autores

Pinheiro, L.M.F. (UEMA) ; Castro, R.N.O. (UEMA)

Resumo

O trabalho foi importante e fundamental para se alcançar um bom resultado, pois contribui muito para a população residente da Cidade de Gonçalves Dias - MA. Através desse projeto de pesquisa a população teve acesso a uma análise mais precisa e criteriosa da qualidade da água distribuída para os habitantes da Zona Urbana. Na qual no presente projeto realizou-se uma análise físico –químicas da qualidade da água de poços artesianos, consumida pela a população urbana. Onde foram abrangidos os três poços que compõe o sistema de abastecimento do município. A classificação da potabilidade da água baseou – se nos parâmetros microbiológicos e físico – químicos da Portaria Nº 518, de 25 de março de 2004. segundo a qual os resultados obtidos apontaram que as amostras estavam aptas ao consumo humano.

Palavras chaves

Qualidade da água; Poços artesianos; Análise físico-químicas

Introdução

A água é a substância química natural estável conhecida pela fórmula H2O que existe em maior quantidade nos seres vivos. Apesar de todos os esforços para armazenar e diminuir o seu consumo, a água está se tornando, cada vez mais, um bem escasso, e sua qualidade se deteriora cada vez mais rápido. A água subterrânea, por exemplo, além de ser um bem econômico, é considerada mundialmente uma fonte imprescindível de abastecimento para consumo humano, para as populações que não têm acesso à rede pública de abastecimento ou para aqueles que, tendo acesso a uma rede de abastecimento, têm o fornecimento com freqüência irregular. O território do Brasil está privilegiado com esse grande recurso natural. Sendo que território brasileiro contém cerca de 12% de toda a água doce do planeta. Ao todo, são 200 mil micros bacias espalhadas em 12 regiões hidrográficas, como as bacias do São Francisco, do Paraná e a Amazônica (a mais extensa do mundo e 60% dela localizada no Brasil). É um enorme potencial hídrico, capaz de prover um volume de água por pessoa 19 vezes superior ao mínimo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) – de 1.700 m³/s por habitante por ano. (Ministério do Meio Ambiente, 2016) Assim, o presente trabalho terá por finalidade realizar analises físico- químicas em amostras da água coletada dos poços artesianos do município de Gonçalves Dias – MA, conforme a Portaria No 2914/2011 do Ministério da Saúde. Na qual será de grande importância para a comunidade de Gonçalves Dias, que depende da água distribuída através da companhia de abastecimento do Estado e dos poços artesianos do Município.

Material e métodos

O método operacional para a execução do projeto iniciou-se a pesquisa de campo, para a coleta de amostras de água dos poços que compõem o sistema de abastecimento da zona urbana do município de Gonçalves Dias – Ma, os poços artesianos em estudo abrangem todo a distribuição de água da zona urbana do município. O estudo serviu de suporte técnico ao presente parecer, e foi desenvolvido em 03 etapas de trabalhos, descrita a seguir: 1ª Etapa – Trabalho de Campo – Efetuou-se o estudo do reconhecimento da área em questão, onde foram coletadas e verificada a conformidade do objeto vistoriado, especialmente em relação aos poços artesianos, água subterrâneas dos poços, onde para o desenvolvimento dos levantamentos das amostras, utilizou-se de objetos para a coletas e câmera fotográfica para registro da área em questão; 2ª Etapa – Tratamento dos Dados – Constituiu-se nas análises dos Parâmetros Físicos e Químicos em Laboratório das amostras coletadas da água dos poços artesianos; 3ª Etapa – Análise e Redação do parecer – Efetuou-se a análise dos dados das amostras, documentação disponível, legislação, normas técnicas e material de pesquisa bibliográficas e consequentemente a elaboração do parecer técnico. Nas análises físico-químicas, determinou-se os parâmetros Físico-químicos. Utilizou-se os seguintes métodos para as análises físico-químicas: potenciometria para determinação de pH, nefelometria para determinação de turbidez, colorimetria para determinação de cor, espectrofotometria para determinação de cloro residual livre e eletrodo de íon seletivo para determinação de fluoretos. A sistemática de coleta e de preservação das amostras seguiu a metodologia proposta no manual de INSTRUÇÕES DE COLETA PARA ANÁLISE DE ÁGUA – INT. 302.

Resultado e discussão

Nesta pesquisa foram analisados parâmetros físico-químicos para avaliar a qualidade da água em 3 poços artesianos, nas três localidades: Avenida Pedro Afonso Cardoso, Avenida Francisco Filho (Maioba) e Bairro Novo Gonçalves Dias. Durante a coleta das amostras de água, foram observadas algumas características dos locais de estudo, principalmente as condições hidros sanitárias, como características do local e acesso, na qual é a principal fonte de abastecimento convencional do município, de modo geral, todos os poços artesianos em estudo apresentaram razoável boa manutenção, o que é importante para se obter água potável. O padrão de potabilidade, por sua vez, está relacionado com a natureza e os teores das impurezas presentes. As impurezas mais encontradas nas águas de captação para abastecimento público são: 1. Em suspensão (bactérias e outros microrganismos, areia, argila, resíduos industriais e domésticos). 2. Em estado coloidal (substâncias corantes vegetais, sílica). 3. Em dissolução (sais de cálcio e magnésio, ferro, manganês, oxigênio, dióxido de carbono). A análise da água é de suma importância para a determinação a qualidade da mesma, que vai depender do fim a que os resultados. Pois a maioria dos resultados obtidos na análise destas águas enquadra-se dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação específica, exceto as águas dos poços 1, 2 e 3, onde podemos verificar que possuem alterações em sua água em relação ao Ferro, pois essas alterações nas amostras analisadas podem ser devidas ao contato direto dessas águas aos materiais presentes no solo e nas rochas. Um dos pontos a se questionar? Na qual verificou-se nas análises realizadas, é a não identificação dos níveis de cloro na água, na qual a Portaria 2.914/14 recomenda que a água deve conter 0,5 mg/l.

Os resultados das análises físico-químicas realizadas no poço 01

Os resultados das análises físico-químicas realizadas na amostra do Poço 01 descritos na tabela a seguir.

Os resultados das análises físico-químicas realizadas no poço 02.

Os resultados das análises físico-químicas realizadas no poço 02.

Conclusões

Levando-se em consideração o objetivo principal da execução do presente trabalho. Conclui-se também que todos os objetivos propostos, foram alcançados na realização do projeto, na qual avaliou-se os parâmetros Físico-Químicos da água fornecida pela a CAEMA, e apresentou-se todos os resultados das análises realizadas da qualidade da água dos poços artesianos que compõe o sistema de abastecimento da zona urbana. Onde encontra-se satisfatoriamente adequada para o consumo Humano. Se encontram dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo COMANA nº 396, Portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde.

Agradecimentos

Agradeço ao meu bom Deus, a minha orientadora Prof. Msc Leila Maria Feitosa Pinheiro, pela a objetividade e orientação e ao prof. Dr Romer Pessoa Fernandes na realiza

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano. Brasília, DF, 2006. 213 p.
BRASIL. Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do
Brasil, Brasília, DF, 14 dez. 2011. (nº 239, Seção 1, p. 39)
BRASIL. Portaria MS nº 518, de 25 de março de 2004. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 mar. 2004. Seção 1.
Dr. Pio Laboratório de análise clinicas. Instrução de Coleta para Análise de Água – INT.302. Disponível em: <http://www.drpio.com.br/labalimentos/files/INT.302_instrucoes_coleta_analise_agua.pdf>. Acesso em: 10 out. 2016.
Ministério do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos e da Amazônia
Legal/ Secretaria dos Recursos Hídricos. Política Nacional de Recursos
Hídricos. Lei N. 9433 de 8 de janeiro de 1997. Brasília, 2016.
ONU – Organização das Nações Unidas. Missão Terra: O resgate do Planeta. Agenda 21, feita por crianças e jovens. Escrito e editado por crianças do mundo todo, em associação com a ONU. 5a. edição. São Paulo: Melhoramentos, 1994.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ