INVESTIGAÇÃO DAS ÁGUAS UTILIZADAS NOS CHUVEIRÕES E BANHEIROS DA ORLA DA PRAIA DE BOA VIAGEM- RECIFE/PE

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Almeida, L.S. (UFPE) ; Assunção, A.L.C. (UNEATLANTICO) ; Cardoso, A.S. (UFPE) ; Silva, R.A. (UFPE) ; Pessoa, P.H. (UFPE) ; Calado, S.C.S. (UFPE)

Resumo

Água é um recurso natural indispensável para manutenção da vida.O presente trabalho investigou se a qualidade da água das torneiras dos banheiros públicos da praia de Boa Viagem-Recife/PE encontrava-se em acordo com a legislação e comparou seus resultados com a qualidade da água dos chuveiros da mesma praia para verificar se ambos captam água do mesmo lençol freático.Escolheu-se 4 pontos de amostragem,valendo-se de critério de inclusão banheiros públicos próximos a chuveiros.As amostras tiveram pH e temperatura aferidos in locu.Analisou-se nitrato,salinidade,sólidos totais dissolvidos,coliformes totais e E.coli.Apenas sólidos totais estavam em conformidade com a legislação.Analisando média e desvio padrão,tais águas apresentam valores semelhantes,sugerindo que provém de um mesmo aquífero.

Palavras chaves

Qualidade de água; Contaminação; Orla marítima

Introdução

A água é um recurso natural indispensável para a manutenção da vida no planeta, além de ser suporte essencial aos ecossistemas (MORAES et al., 2018). A água contaminada pode ser grande veículo para transmissão de doenças gastrointestinais, dentre elas cólera, febre tifoide, leptospirose e giardíase, e parasitoses, dentre elas amebíase e esquistossomose. Segundo Santos e colaboradores (2013), as necessidades relativas à água potável determinaram a elaboração de padrões para sua classificação, bem como, de métodos de tratamento, visando eliminar as impurezas e todos e quaisquer agentes que possam causar alguma alteração na saúde humana. Os parâmetros físico-químicos e microbiológicos para água potável de consumo humano encontram-se na Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. Tendo em vista a importância da qualidade da água para o consumo humano, o presente trabalho investigou se a qualidade da água das torneiras dos banheiros públicos da praia de Boa Viagem-Recife/PE encontrava-se em conformidade com a legislação vigente e comparou os resultados das análises com a qualidade da água dos chuveiros localizados na areia da mesma praia para verificar se a água poderia estar sendo captada do mesmo lençol freático.

Material e métodos

Realizou-se uma visita na orla da praia de Boa Viagem-Recife/PE para identificar os banheiros públicos existentes. Verificou-se também se estes encontravam-se próximos a chuveiros localizados na areia, o que foi o critério de inclusão para a escolha dos pontos de coleta. No dia 13 de maio de 2018 realizou-se a coleta da água tanto dos banheiros quanto dos chuveiros, totalizando 04 pontos de amostragem (Tabela 1). Em cada ponto foram coletadas duas amostras, uma para análise microbiológica, utilizando frascos estéreis, e outra, em recipientes plásticos de 500 mL, para análises físico-químicas. Para a coleta da água nos banheiros higienizou-se as torneiras com detergente neutro e em seguida lavou-se com álcool a 70º. As amostras coletadas tiveram pH e temperatura analisados in locu e seguiram sob refrigeração para análise laboratorial. Foram analisados os parâmetros de nitrato, salinidade, sólidos totais dissolvidos, coliformes totais e E.coli. Todas as análises seguiram metodologia do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA, 2017). Os valores obtidos foram comparados com as legislações vigentes de acordo com sua classificação. Por fim, comparou-se se a água coletada nos pontos de amostragem pode ser captada do mesmo lençol freático.

Resultado e discussão

Os valores obtidos nas análises encontram-se na Tabela 1. Por tratarem-se de águas com classificações distintas, a água coletada nos chuveiros foi avaliada com base nos critérios da RDC 357/05 do CONAMA e a água dos banheiros pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde (Tabela 1). Pode-se observar que os valores físico-químicos de nitratos e salinidade se encontram acima do que é proposto pelas legislações de águas salobras e água potável, exceto sólidos totais para águas potáveis. No que diz respeito aos parâmetros microbiológicos, tanto os chuveiros quanto os banheiros encontram-se em desconformidade com as suas respectivas legislações. A maioria das bactérias do grupo coliforme pertence aos gêneros Escherichia, Citrobacter, Klebsiella e Enterobacter, sendo encontradas em fezes de animais, com exceção apenas da Escherichia coli (EC), presente somente no trato intestinal do homem e de animais homeotérmicos (MORAES, 2018). Os elevados índices de E.coli apontam contaminação recente, uma vez que essa espécie sobrevive pouco tempo no ambiente (Bortoloti, 2018). Fazendo uma análise da média e desvio padrão dos parâmetros de coliformes totais e E.coli (Figura 1), pode-se observar que há uma correlação relevante entre os dados dos chuveiros 1 e 2 e o banheiro 1, por seus intervalos de confiança se sobreporem. Isto implica que provavelmente não existe diferença estatística entre os tais grupos (PAES, 1998). No que diz respeito a sólidos totais, apenas o chuveiro 1 e o banheiro 2 apresentam correlação e quanto ao pH os banheiros 1 e 2 e o chuveiro 2 apresentam resultados semelhantes. Os valores de salinidade permanecem iguais em todas as amostras, sendo maiores que o estabelecido para a água do mar, que é de 34%o (GUIMARÃES, 2003).

Tabela 1

Valores das análises das águas dos banheiros da orla da praia de Boa Viagem, dos chuveiros da praia e VMPs propostos pelas legislações vigentes

Gráficos dos valores pesquisados

Concentrações de Sólidos Totais, Salinidade, pH, Coliformes Totais e E.coli e suas respectivas médias e desvios padrão.

Conclusões

Dentre os parâmetros analisados, as águas dos chuveiros da praia de Boa Viagem-Recife/PE e as águas dos banheiros da orla desta praia apresentam-se em desconformidade com a RDC 357/05 e a Portaria 2914/11, segundo seus critérios de potabilidade para a classificação de tais águas. Estatisticamente as águas analisadas apresentam valores semelhantes, podendo sugerir que provém de um mesmo aquífero, sendo não recomendada a utilização destes banheiros prejudiciais à saúde pública.

Agradecimentos

Referências

APHA. American Public Health Association. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 23th Edition, 2017.
BORTOLOTI, K. C. S; MELLONI, Rogerio; MARQUES, P. S.; CARVALHO, B. M. F.; ANDRADE, M. C. Qualidade microbiológica de águas naturais quanto ao perfil de resistência de bactérias heterotróficas a antimicrobianos. Engenharia Sanitária Ambiental, online, n. 28, jun, 2018.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005.
BRASIL. Portaria Ministério da Saúde nº 2914 de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da União. Brasília, DF. 14 de dezembro de 2011.
GUIMARÃES, A. T. C.; CASTAGNO JÚNIOR, R.; HELENE, P. R. L. Intensidade de ataque de cloretos: considerações sobre a distância do concreto em relação à água do mar. Teoria e Prática na Engenharia Civil. n.3, p.73-79, jun, 2003.
MORAES, M. S.; MOREIRA, D. A. S.; SANTOS, J. T. L. A.; OLIVEIRA, A. P.; SALGADO, R. L. Avaliação microbiológica de fontes de água de escolas públicas e privadas da cidade de Santa Rita (PB). Engenharia Sanitária Ambiental. Rio de Janeiro, v. 23, n.3. maio-jun, 2018.
PAES, A. T. Itens Essenciais em Bioestatística. Arq. Bras. Cardiol. São Paulo, v.71, n.4, out, 1998.
SANTOS, J. O.; SANTOS, R. M. S; GOMES, M. A. D.; MIRANDA, R. C.; NÓBREGA, I. G. M. A qualidade da água para o consumo humano: Uma discussão necessária. Revista Brasileira de Gestão Ambiental – RBGA. Pombal – PB, v. 7, n. 2, p. 19-26, abr/jun, 2013.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ