ATIVIDADE INVESTIGATIVA NA ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Ferreira, F.M. (UFMA, CAMPUS GRAJAÚ) ; Silva, M.E.G.S. (UFMA, CAMPUS GRAJAÚ) ; Barros, I.N. (UFMA, CAMPUS GRAJAÚ)

Resumo

O estudo aborda a análise da qualidade da água como prática pedagógica no âmbito da Educação Ambiental. O objetivo foi avaliar o conhecimento de alunos do ensino médio, sobre a temática Educação Ambiental e realizar análise de água. Para coleta dos dados foi utilizada uma pesquisa de caráter exploratória com questionários objetivos a respeito do tema, seguida de uma atividade prática de análise de água utilizando o kit de potabilidade Alfakit. Os resultados trouxeram indicadores como: a temática Educação Ambiental não é trabalhada de forma significativa e a água analisada está nos parâmetros das legislações. Conclui-se que o ensino por investigação proporciona uma experiência motivadora e participativa valorizando o trabalho em grupo e estimulando a argumentação e tomada de decisões.

Palavras chaves

Educação ambiental; Análise de água; Ensino-aprendizagem

Introdução

No decorrer do desenvolvimento da sociedade, em épocas históricas, sempre se procurou entender historicamente a relação homem-natureza. O homem sempre se utilizou dos recursos a sua volta como meio de sobrevivência. A educação concebe indivíduos conscientes de seus deveres e direitos. Por isso inserir práticas pedagógicas voltadas para a Educação ambiental, condiciona e regula os comportamentos sociais diante dos recursos naturais. A sociedade atual coloca à escola o desafio de atuar como lugar de mediação cultural, e ela, de forma a viabilizar este processo educacional utiliza-se de estruturas e mecanismos pedagógicos (LIBÂNEO, 2004). A água como temática, é utilizada como ferramenta para que o aluno possa aprender de forma dinâmica e por ser um recurso natural indispensável ao desenvolvimento humano. Essa metodologia promove a aprendizagem escolar, pautada em elementos interligados e indissociáveis. No Brasil, há legislações que tratam da potabilidade da água, que são a Portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011 do MS (BRASIL, 2011) e a Resolução nº 396, de 3 de abril de 2008 do CONAMA (BRASIL, 2008). No desenvolvimento do trabalho foi utilizado a abordagem investigativa. Esse método de trabalho é basicamente voltado para a mobilização dos alunos a levantar hipóteses, questionamentos e fazer com que eles estejam em permanente exercício de raciocínio. Freire (2009) preconiza que o ensino por investigação pode ser encarado como facilitador da promoção da literacia científica, do desenvolvimento de competências e das relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O objetivo do trabalho é avaliar o grau de conhecimento dos alunos da escola campo, sobre a temática Educação Ambiental e realizar práticas de análise de água além de viabilizar novas práticas pedagógicas.

Material e métodos

A pesquisa é de cunho descritiva e experimental, que envolveu um grupo de 95 alunos do 2° e 3° ano do ensino médio do sistema de ensino básico estadual no município de Grajaú-MA. Foi utilizada uma pesquisa de caráter exploratória para levantar informações sobre o objeto de estudo (Educação Ambiental e Avaliação de Qualidade da Água), através de um levantamento com questionários objetivos a respeito do assunto. Para a avaliação da água foi utilizado Kits experimentais de potabilidade (AlfaKit) Figura 01, para coleta e análise dos dados e determinando os parâmetros físico-químicos da água, como: Alcalinidade total, Cloretos, Dureza total, pH, Ferro, Amônia, Cloro, Oxigênio consumido, Turbidez da água e Cor. Essa atividade é de natureza qualitativa, envolvendo a interpretação, descrição e compreensão dos fenômenos observados. A água utilizada na análise, foi proveniente da própria água consumida pelos alunos, do bebedouro da escola. Antes, foram ministradas aulas para o grupo da pesquisa, sobre os aspectos biológicos, físicos químicos da água, enfatizando os parâmetros de potabilidade da água pautada no foco da Educação Ambiental.

Resultado e discussão

A pesquisa foi dividida em duas etapas. No primeiro momento foi feito um diagnóstico com os alunos do 2º e 3º ano sobre a temática Educação Ambiental com intuito de identificar o nível de conhecimento do aluno a respeito do tema. Diante do exposto, o levantamento de diagnóstico teve uma abordagem descritiva com questionários fechados, que conforme os resultados obtidos pelos os alunos pesquisados foram expressos em gráficos. Com os resultados da pesquisa pôde-se observar indicadores como: a temática Educação Ambiental não é trabalhada de forma significativa; as questões ambientais debatidas em sala de aula se restringem apenas em livros didáticos; não há uma programação voltada para o Meio Ambiente e principalmente sobre os recursos naturais do município de Grajaú - MA. Na pratica experimental, antes de iniciar a atividade, foi ministrada uma palestra sobre a importância da Educação Ambiental para a formação crítica e cidadã dos indivíduos dentro da sociedade, voltada para a conscientização e preservação do Meio Ambiente. Na aula prática os alunos foram divididos em 10 grupos e cada grupo ficou responsável por desenvolver um tipo de análise da potabilidade da água de acordo com os parâmetros fisioquímicos estudados anteriormente. Para expressar os resultados observados, cada grupo contou com uma ficha personalizada para anotar o que era observado durante a análise. Os resultados da análise físico-química da água estão demonstrados na Tabela 01. Os resultados obtidos estão em conformes com as legislações vigentes. Na água analisada houve parâmetros que não foram possíveis chegar a um valor presente na legislação, tiveram valor igual a zero, por exemplo: no parâmetro Cor e Oxigênio Consumido, isso aconteceu devido a água analisada ser de poços subterrâneos.

Figura 01 – Kit de Potabilidade Alfa Kit.

Fonte: Alfa Kit Industria (2018).

Tabela 1 – Resultados obtidos na análise físico-química da água.

Fonte: Elaborado pelo autor, Grajaú - MA (2018).

Conclusões

Através desse estudo, foi possível realizar observações importantes a respeito de como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada em sala de aula. Diante do exposto, o ensino por investigação proporciona uma experiência motivadora e participativa valorizando o trabalho em grupo e estimulando a argumentação e tomada de decisões. Utilizar a água como temática da Educação Ambiental, se faz ferramenta essencial de aprendizagem e contribui para formação de cidadãos conscientes capazes de atuar e decidir questões dentro da relação homem e meio ambiente.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, a minha professora orientadora Izeth Nascimento Barros e ao Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão

Referências

BRASIL. Portaria nº 2914 de 12 de dezembro de 2011. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

______. Resolução nº 396 de 3 de abril de 2008. Brasília: Conselho Nacional do Meio Ambiente, 2008.

FREIRE, A. M. Reformas curriculares em ciências e o ensino por investigação. Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21882/1/MariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2018.

LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Rev. Bras. Educ. [on-line]. n. 27, p. 5-24, 2004. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000300002>. Acesso em: 8 jun. 2018.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ