USO DE PARÂMETROS FÍSICO - QUÍMICOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO RIO OURICURI NO MUNICÍPIO DE CAPANEMA/PA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

dos Santos Silva, K.W. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA) ; Santana Correa, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA) ; de Sousa Costa, A.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA) ; Daves Alves, M.H. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA) ; Moreira de Sousa Junior, P. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA) ; Magalhães de Aragão, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA) ; Marques Teixeira, O. (EMBRAPA) ; Consolação da Silva Gonçalves, A. (EMBRAPA)

Resumo

Em virtude dos cursos d’água nas últimas décadas estarem sendo alvos de intensa degradação ambiental, especialmente aqueles localizados em centros urbanos por parte das ações antrópicas. A pesquisa objetivou avaliar as condições da qualidade de água no rio Ouricuri na cidade de Capanema por meio de parâmetros físico-químicos durante o período menos chuvoso e chuvoso. A análise dos parâmetros da água foi realizada in loco com a utilização do medidor portátil de qualidade de água multiparâmetro, devidamente calibrado com as soluções padrões disponibilizadas pelo equipamento. Os resultados evidenciaram diferenças consideráveis entre os períodos de coleta, sobretudo em relação aos parâmetros pH, Sólidos Totais Dissolvidos(STD)e Salinidade

Palavras chaves

Rio Ouricuri; Qualidade da água; Parâmetros Físico Químico

Introdução

As análises de qualidade de água se tornam uma prática de prima importância, uma vez que detecta a presença ou não de possíveis alterações acometidas aos recursos hídricos, como também tem a finalidade de identificar se os corpos d’água se encontram dentro dos padrões exigidos pelas legislações vigentes como a resolução 357/2005 do Conselho nacional do Meio Ambiente – CONAMA (BRASIL, 2005), pois nas últimas décadas os sistemas aquáticos, como rios e córregos são alvos comumente influenciados pela intensificação da degradação ambiental causada por atividades antrópicas paulatinamente associadas aumento exponencial da população (ABREU & CUNHA, 2015), e ao crescimento desordenado dos centros urbanos (RODRIGUES et al. 2015), que causa consequências negativas aos ecossistemas continentais, tais como: mudanças nos cursos d’água, nas características físico-químicas naturais da água, cobertura do solo e na biota existente (ROCHA et al. 2015). Impactos causados pela ação antropogênica têm ocasionado o comprometimento da qualidade ambiental de rios e nascentes, em especial aqueles localizados em áreas urbanas, onde o impacto ambiental mais comum é a poluição e a contaminação proveniente de efluentes domésticos, industriais e ao despejo de resíduos sólidos, que por sua vez, não prejudicam somente a qualidade dos corpos d’água, como também a saúde das populações humanas (GUIMARÃES & SANTOS, 2015). Nesse sentido, o presente trabalho tem o intuito de avaliar as condições do Rio Ouricuri por meio de parâmetros físico-químicos

Material e métodos

O município de Capanema está localizado na Microrregião Bragantina nas seguintes coordenadas geográficas 01º 11’ 45’’ de latitude sul e 47º 10’ 51’’ de longitude, fazendo limite ao Norte com os municípios de Primavera e Quatipuru, a leste com os municípios de Tracuateua, ao Sul com os municípios de Tracuateua e Bonito e a Oeste com municípios de Peixe-Boi e Bonito. O clima da região do município de Capanema é do tipo tropical úmido ou subúmido, sendo dividido em duas estações: uma mais chuvosa, entre os meses de janeiro a agosto, e um menos chuvoso, entre os meses de setembro a dezembro, com índices pluviométricos em torno de 2.200 mm anuais e a temperatura média de 26ºC(FAPESPA, 2016). A pesquisa foi realizada em 2 (dois) momentos: o primeiro ocorreu em janeiro/2018 (período pouco chuvoso) e o segundo em abril/2018 (período chuvoso). Foram feitas coletas em 8 pontos, em triplicata, como descrito na tabela 1, referente aos tributários que percorrem o centro e a periferia da cidade de Capanema. Os locais de coleta foram georreferenciados com auxílio de equipamento GPS MAP 76CSx da marca Garmin. A técnica utilizada foi o mergulho do frasco abaixo da lâmina d’água na profundidade de 0 - 30 cm. Os parâmetros Temperatura, Potencial hidrogeniônico (pH), Oxigênio dissolvido (OD), Salinidade, Sólidos totais dissolvidos (STD) e Condutividade elétrica foram mensurados in loco com a utilização do medidor portátil de qualidade de água multiparâmetro da marca BANTE Instruments, modelo Bante900P, devidamente calibrado com uso das soluções padrões do equipamento.Os resultados foram tabulados utilizando o software Microsoft Excel, versão 2010, e posteriormente realizada uma estatística descritiva.

Resultado e discussão

A resolução do CONAMA nº 357/2005 determina que os corpos d’água de classe III, deve ter faixa de pH entre 6 a 9. Os resultados obtidos mostram que os pontos coletados apresentaram média de 6,49 no período menos chuvoso, e de 2,46 no período chuvoso. Mostrando que os pontos do período menos chuvoso se enquadram dentro do limite estabelecido pela legislação vigente, com exceção do ponto P-01 no período de na nascente do Rio Ouricuri, que apresentou média de 2,93 indicando um ambiente ácido. Os resultados obtidos durante o período menos chuvoso tiveram média de STD de 156,31 mg/L e média de salinidade de 173,95 mg/L, valores estes dentro do limite estabelecido pela legislação, com exceção para o ponto P-02 localizado dentro do perímetro urbano próximo ao poço de captação de água da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), a qual apresentou médias de STD de 48,90 mg/L e salinidade média de 50,00 mg/L.Entretanto, durante o período chuvoso, observou-se aumento significativo nos valores médios de STD que foi de 698,63 mg/L e salinidade de 657,50 mg/L, ficando muito acima do limite exigido pela resolução 357/2005 do CONAMA, com destaque para o ponto P-01, localizado na nascente. Essas concentrações abruptas desses parâmetros pode estar relacionada ao fato de que este mês é caracterizado por chuvas acima da média. Os resultados da Condutividade elétrica obtidos durante o período menos chuvoso mostram que todos os pontos estudados ultrapassam o valor limite de 100 µS/cm. Com destaque o ponto P-06 com média de 562 µS/. A explicação se dá pela condutividade elétrica está relacionado ao despejo de grande quantidade de esgoto doméstico neste ponto e aos demais. Resultados semelhantes foram encontrados por Souza e Rodrigues (2016), quando avaliando a qualidade de Botucatu - SP

Tabela 1

Descrição da amostragem e dos pontos de coleta

Tabela 2

Resultados das analises físico-químicas por período de coleta

Conclusões

O estudo da qualidade da água do rio Ouricuri, através de parâmetros físico-químicos durante os períodos, demonstrou que há um despejo maior de efluentes no perímetro urbano do rio no período chuvoso, diferentemente do que se esperava, haja vista que apesar da descarga de efluentes ser bastante semelhante entre os períodos estudados, o aumento do volume de água no período chuvoso não necessariamente causa diluição dos efluentes despejados, mas acaba acometendo o carreamento de matéria orgânica para dentro do rio, tornando-o rede de drenagem sanitária trazendo impactos a esse ecossistema.

Agradecimentos

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA E LABORATÓRIO DE SOLOS - EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

Referências

ABREU, C. H. M; CUNHA, A. C. Qualidade da água em ecossistemas aquáticos tropicais sob impactos ambientais no baixo Rio Jari-AP: Revisão descritiva. Biota Amazônia, v. 5, n. 2, p. 119-131,2015. Disponível em: <http://periodicos.unifap.br/index.php/biota>. Acesso em: 01 jun. 2018.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA. Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Disponível em: <https://www.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=459>. Acesso em: 05 de jun. 2018.

FUNDAÇÃO AMAZÔNICA DE AMPARO AS ESTUDOS E PESQUISAS – FAPESPA. Estatística municipais paraenses: Capanema. Belém – Diretoria de Estatística e de tecnologia e gestão da informação, 2016. Disponível em: <http://www.parasustentavel.pa.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/Capanema.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2018.

GUIMARÃES, L. G; SANTOS, C. A. Análise ambiental como subsídio ao planejamento urbano: o caso de Boa Esperança (MG). Paisagem e Ambiente, v. 1, n. 36, p. 69-90, 2015. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/paam/article/view/96966>. Acesso em: 01 jun. 2018.

ROCHA, M. P; DOURADO, P. L. R; RODRIGUES, M. S; RAPOSO JUNIOR, J. L; GRISOLIA, A. B; OLIVEIRA, K. M. P. The influence of industrial and agricultural waste on water quality in the Água Boa stream (Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil), Environmental Monitoring and Assessment, v. 187, n. 7, p. 442-453, 2015. Disponível em: <http://www.link.springer.com/article/10.1007%2Fs10661-015-4475-9>. Acesso em: 05 jun. 2018.


RODRIGUES, L. A; TORRES, N. H; TORNISIELO, V. L; FERREIRA, L. F. R; MARANHO, L. A. Determination of toxicity assays, trophic state index, and physicochemical parameters on Piracicaba River and Itapeva Stream. Revista ambiente & Água, v. 10, n. 2, p. 310-317, 2015. Disponível em: <http://www.ambi-agua.net/splash-seer/>. Acesso em: 07 jun. 2018.


Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ