Investigação da concentração de metais pseudototais (Cd(II), Cr(III), Mn(II), Cu(II), Zn(II) e Pb(II)) em solos dos municípios de Senador La Rocque-MA, Imperatriz-MA e Davinópolis-MA.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Cruz, N.D. (UEMASUL) ; Patrocinio, E.S. (UEMASUL) ; Macena, G.C. (UEMASUL) ; Oliveira, M.A.O. (UEMASUL) ; Gomes, D.L. (UEMASUL) ; Silva, C.P.C. (UEMASUL) ; Sá, W.S. (UEMASUL) ; Oliveira, J.D. (UEMASUL)

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo determinar e avaliar os metais pseudototais em solos de lixões dos municípios de Senador La Rocque-MA, Imperatriz-MA e Davinópolis-MA, localizados na mesorregião do oeste maranhense. Foi realizado a coleta das amostras em dois pontos amostrais, um no centro do lixão (CL) e outro fora do lixão (FL), sendo estes coletados nas profundidades de 0-20 cm, 20-40 cm e 40-60 cm. Posteriormente foram realizadas as extrações dos metais e feita sua leitura no Espectrômetro de Absorção Atômica de Chama(FAAS). As maiores concentrações de metais encontradas foram nos municípios de Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA, sendo que os metais mais concentrados foram o Zn e o Mn, respectivamente. Os resultados indicam que pode estar havendo contaminação do solo por estes metais.

Palavras chaves

solos; lixão; metais

Introdução

O meio ambiente é diariamente prejudicado pela disposição inadequada de lixo, são toneladas de lixo que na maioria das vezes não têm destino adequado, tornando-se, por conseguinte, um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade dos dias correntes (MORAIS, 2006), e a geração de resíduos sólidos é atualmente um dos maiores problemas, a falta de locais para a disposição representa um risco á saúde pública e ao meio ambiente, sendo necessário adotar medidas para gerenciar o destino final dos resíduos sólidos (BRINGHENTI, 2004). A persistência dos metais no ambiente garante os efeitos ao longo do tempo ou de longo prazo mesmo depois de interrompidas as emissões (ROSA et al., 2012). Em estudos de recuperação de áreas degradadas é essencial considerar que a vida útil dos metais pesados no solo varia muito, e as etapas de remoção destes contaminantes metálicos são complexas e muitas vezes inviável a ser executado (NOGUEIROL, 2008). Os metais se diferenciam dos poluentes orgânicos por serem não degradáveis podendo se acumular nos diversos compartimentos ambientais influenciando em sua toxicidade (ROSA et al., 2012). Os resíduos sólidos urbanos são fontes potenciais de metais pesados, principalmente de Cd, Cu, Pb e Zn (GUEDES, 2008). Corroboram com tal afirmação Moreira et al. (2010) ao afirmarem que estes resíduos podem liberar metais pesados, como Cd, Cu, Pb, Mn, Zn, Ni, Hg, ampliando as formas de poluição e contaminação que estes materiais podem causar ao meio ambiente. Diante do exposto, a presente pesquisa objetiva-se avaliar principalmente os teores pseudototais de Cd, Mn, Cu, Zn, Cr e Pb nos solos do lixão dos municípios de Imperatriz- MA, Senador La Rocque-MA e Davinópolis-MA, todos os municípios estão localizados na Mesorregião Oeste Maranhense.

Material e métodos

O presente projeto foi realizado em seis áreas de lixão distribuídas em três municípios maranhenses, sendo duas delas em Senador La Rocque-MA, duas no município de Imperatriz- MA e duas no município de Davinópolis-MA, todos localizados na Mesorregião do Oeste Maranhense, Microrregião de Imperatriz (Mapa 1). Foram utilizadas vidrarias comum a um Laboratório de Química Analítica. Todas as amostras de solos foram coletadas em uma área no centro do lixão (CL) e outra fora do lixão (FL), nas profundidades de 0-20 cm, 20- 40 cm e 40-60 cm, de onde foram tirados vários pontos de amostragem para formar uma única amostra de solo. Após as coletas as amostras foram colocadas em sacos plásticos e transportada sob refrigeração para o laboratório de Química da UEMASUL. No laboratório os solos foram secos ao ar. Decorrido o tempo de secagem as amostras foram trituradas em gral de porcelana, em seguida, fracionadas. O material fracionado foi acondicionado em frasco de polietileno de cor escura e submetido à refrigeração até o momento das análises. Para a digestão das amostras foi utilizado o método proposto por Santos (1999) e Silva et al. (2000). As determinações dos metais pseudototais nas amostras de solos foram feitas por espectrometria de absorção atômica em chama (FAAS), modelo AAS 240 da VARIAN, com corretor de fundo com lâmpada de deutério. Soluções padrão utilizadas para a calibração do instrumento foram preparadas com base em alíquotas de uma solução estoque de 1000 mg/L.

Resultado e discussão

Os valores mais expressivos apresentados na Tabela 1 das espécies metálicas foram encontrados principalmente nos lixões dos municípios de Senador La Rocque-MA e Imperatriz-MA. O município de Davinópolis-MA não apresentou teores tão elevados em comparação aos outros lixões. De modo geral no lixão de Senador La Rocque-MA, a espécie que apresentou a maior somatória da concentração nas profundidades foi o Mn apresentando as maiores concentrações principalmente na área FL na profundidade de 0-20 cm, quanto aos valores orientadores da CETESB (2005), o Cd em todos os PA esteve acima do VRQ (Cd<0,5 mg/kg), para o Pb somente a área CL esteve acima do VRQ, e somente o Cr no CL na camada superficial obteve valor acima do VP. Segundo Júnior et al (2008) valores menores que um para o fator de acumulação (FA<1), em perfis que apresentam concentrações maiores que o VRQ, confirmam que a área é naturalmente anômala. Nesse caso não há suspeita de contaminação antrópica. Em relação ao FA para o Cr e o Zn, no CL, pode-se dizer o perfil apresenta contaminação antrópica por parte das espécies citadas. O lixão de Imperatriz-MA apresentou maior somatória das concentrações na área do CL, principalmente na profundidade de 0-20 cm, isso pode ser atribuído pelo não uso de equipamentos que promovem o revolvimento dos resíduos descartados na superfície do solo ao longo dos anos. O Zn esteve com valor bastante elevado em relação ao VP (Zn = 86 mg/kg), na profundidade de 0-20 cm, porém ainda esteve abaixo do VIA (Zn = 1900 mg/kg), o Cr, o Cd, o Pb e o Cu em todas as profundidades no CL estiveram com valores acima de VP. Em relação ao FA no CL somente o Zn apresentou característica de solo contaminado por ação antrópica, na área FL foi o Cd.

Mapa 1

Localização dos pontos de amostragem e solos dos lixões dos municipios de Davinópolis-MA, Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA.

Tabela 1

Concentração dos metais pseudototais dos municípios de Senador La Rocque-MA, Imperatriz-MA e Davinópolis-MA

Conclusões

As concentrações dos metais no município de Senador La Rocque-MA indicam que para algumas espécies metálicas está ocorrendo a contaminação do solo. No município de Imperatriz-MA o metal que apresentou maior concentração foi o Zn na área do CL chegando a ultrapassar os VP podendo assim inferir que este foi o que influenciou mais significativamente na poluição do solo da área do CL. A contaminação dos lixões pode ser devido a decomposição dos Resíduos Sólidos presentes no lixão. Davinópolis-MA não houve alterações significativas quanto as espécies metálicas.

Agradecimentos

A Deus.

Referências

BRINGHENTI, J. Coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos: aspectos operacionais e da participação da população. São Paulo 2004.disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde.../JacquelineBringheti.pdf. Acesso em: 07/02/2013.
CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. 2005. Decisão da Diretoria n° 195/2005.Valores orientadores para solos e águas subterrâneas do estado de São Paulo. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/Solo/relatorios/tabela_valores_2005. pdf. Acessado em: 25/08/2017
GUEDES, M. R. Metais pesados em solos: ocorrência. 2008. Disponível em:< http://scienceblogs.com.br/geofagos/2008/07/metaispesados-em-solos-ocorrencia.php>. Acesso em: 02 fev. 2017.
JÚNIOR, M. B. MELLO, J. W. V. SCHAEFER, C. E. G. R. DUSSIN, T. M. ABRAHÃO, W. A. P. Valores de referência local e avaliação da contaminação por zinco em solos adjacentes a áreas mineradas no município de Vazante-MG. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, 2008.
MORAIS, G. M. D. Diagnóstico da deposição clandestina de resíduos de construção e demolição em bairros periféricos de Uberlândia: subsídios para uma gestão sustentável. UFU.Uberlândia 2006. Disponível em: http://www.webposgrad.propp.ufu.br/ppg/producao_anexos/009_Greiceana%20Marques%20Dias%20de%20Morais.pdf. Acesso em: 07/02/2017.
MOREIRA, D. A.; MARTINEZ, M. A.; SOUZA, J. A. R.; MATOS, A. T.; REIS, C. REIS, E. L. Determinação das características de resíduo sólido urbano aterrado. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v. 7, n. 1, p. 099-108, 2010.
NOGUEIROL,R.C. Extração sequencial e especiação de metais pesados, e emissão de gases do efeito estufa em neossolo litólico contaminado em resíduo rico em Ba, Cu, Ni, Pb e Zn. Piracicaba, 2008. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde.../Roberta_Nogueirol.pdf. Acesso em: 07/02/2017.
ROSA, A. H. FRACETO, L. F. CARLOS, V. M. Meio ambiente e sustentabilidade. Porto Alegre: Bookman, 2012.
SANTOS, A. Distribuição de metais no reservatório de captação de água superficiais Anhumas-Américo Brasiliense. 1999. 146 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de São Paulo, São Carlos, 1999.
SILVA, E. M.; NAVARRO, M. F. T.; BARROS, A. F.; MOTA, M. F. V.; CHASTINER, C. B. A. Metals in the sediments of Jaú Lake (Camaçari, Bahia, Brazil) following an episode of industrial contamination. Aquatic Ecosystem Health and Management, v. 3, p. 509-514, 2000.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ