ESTIMATIVA DA BIODISPONIBILIDADE DOS METAIS Cd(II), Cr(III), Mn(II),Cu(II), Zn(II) e Pb(II) NOS DEPOSITOS TECNOGÊNICOS DOS MUNICÍPIOS DE SENADOR LA ROCQUE-MA, IMPERATRIZ-MA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Patrocinio, E.S. (UEMASUL) ; Cruz, N.D. (UEMASUL) ; Oliveira, M.A.O. (UEMASUL) ; Macena, G.C. (UEMASUL) ; Gomes, D.L. (UEMASUL) ; Sá, W.S. (UEMASUL) ; Santos, D.S. (UEMASUL) ; Oliveira, J.D. (UEMASUL)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar as concentrações de metais potencialmente tóxicos biodisponíveis (MTPB) (Cd(II), Cr(III), Mn(II),Cu(II), Zn(II) e Pb(II)) no solo do Centro do Lixão (C.L) e Fora do Lixão (F.L), nos municípios de Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA. As amostras foram coletadas em três pontos distinto nas profundidades de 0-20 cm, 20-40 cm e 40-60 cm. Os resultados obtidos apresentaram a seguinte ordem crescente de concentração: Cd<Cr<Cu<Zn<Pb<Mn, para C.L e para F.L: Cd<Cr<Zn<Cu<Pb<Mn no município de Senador La Rocque-MA e no município de Imperatriz-MA observou-se a mesma ordem de concentração do lixão de Senador La Rocque para o C.L, no entanto, na área F.L em virtude da não detecção de Cr apresentou-se a seguinte ordem: Cr<Cd<Mn<Cu<Zn<Pb.

Palavras chaves

Metais; Concentração; Biodisponíveis.

Introdução

A diposição inadequada de resíduos sólidos urbanos (RSU) podem contribuir para o acúmulo de metais potencialmente tóxicos no solo. Guedes (2008) afirma que os resíduos urbanos são fontes potenciais de metais pesados, principalmente de Cd, Cu, Zn e Pb. Corroborando com tal afirmação Moreira et al (2010), ao afirmarem que estes resíduos podem liberar metais potencialamente tóxicos, como Cd, Cu, Pb, Mn, Zn, Ni e Hg ampliando as formas de poluição que estes matriais podem causar ao meio ambiente. Os resíduos sólidos urbanos gerados pela sociedade em suas diversas atividades resultam em riscos à saúde pública, provocam degradação ambiental, além dos aspectos sociais, econômicos e administrativos (SIQUEIRA e MORAES, 2009). A biodisponibilidade pode ser considerada como a fração do metal que está disponível para ser capturada pelos organismos, passando a fazer parte dos seus processos metabólicos (PINTO FILHO et al.; 2012. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva-se avaliar a biodisponibilidade de Cd, Cr, Mn, Cu, Zn e Pb nos solos do lixão dos municípios de Imperatriz- MA e Senador La Rocque- MA , ambos os municípios estão localizados na Mesorregião Oeste Maranhense.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada em dois municípios maranhenses, sendo estes Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA, ambos localizados na Mesorregião do Oeste Maranhense, Microrregião de Imperatriz-MA. As amostras foram coletadas em três pontos distintos da área antropizada dos municípios de Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA, designado como lixão municipal (Figura 1). Para a determinação das espécies de metais biodisponíveis nos solos foram coletadas amostras nas profundidades de 0-20 cm, 20-40 cm e 40-60 cm. As perfurações foram executadas com trado manual para uma melhor avalição da contaminação, para isto a área do lixão foi dividido em duas: fora do lixão (F.L) e centro do lixão (C.L). Após as coletas, as amostras de solos foram indentificadas e acondicionadas em sacos plásticos e transportadas para o laboratório sob refrigeração. No laboratório de Química, as amostras foram secas ao ar e trituradas em grau de porcelana, em seguida foram fracionadas em peneira de 0,35 mm. N deteminação da fração biodisponível dos metais potencialmente potencialmen tóxicos utilizou-se o método proposto por De Paula e Mozeto (2001). Foi transferido aproximadamente 1 g dos solos secos para um erlenmeyer, em seguida adicionados 25 mL de HCl 0,1 mol L-1 e submeteu-se a mistura à agitação, por 2 horas em uma mesa com agitação orbital shaker. Completado o tempo de extração, a suspensão foi deixada em repouso até a decantação do material sólido, sendo, em seguida, filtrada em papel de filtro quantitativo. O filtrado foi recolhido em frasco de polietileno e mantido sob refrigeração até a determinação dos metais. A leitura das amostras foram realizadas por Espectrometria de Absorção Atômica com Chama (FAAS) com corretor de fundo e lâmpada de deutério, as análises foram feitas em triplicate.

Resultado e discussão

As tabelas 1 e 2 exibem as médias das concentrações de metais biodisponíveis dos municípios de Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA, respectivamente. De acordo com a tabela 1 as profundidades exerceram influência na biodisponibilidade das espécies investigadas, tanto para o C.L como para F.L. No C.L do municípiode Imperatriz Tabela 1) observou-se a seguintes ordem crescente de concentração de Zn e Pb nas 40-60 < 20-40 < 0-20 respectivmnete. Já para Cd, Cr, Mn e Cu a profunidade que apresentou mair concentração foi 20-40. Para área F.L (Tabela 1), o Zn e Pb apresentaram o memsmo comportamentos observa para C.L, verificou-se a seguintes distribuições: o Cd e Cu estiveram em maior concentração na profundidade 40-60 cm, o Mn na profundidade 20-40. O Cr não foi detecado em F.L. Assim a ordem crescente das concetrações metais biodisponíveis no C.L obedeceu a seguinte distribuição: Cd < Cr < Pb< Mn<Cu < Zn, na área F.L em virtude da não detecção do Cr optou-se em considerar a seguinte ordem crescente dos teores: Cr < Cd < Zn< Pb<Cu <Mn. Analisando a Tabela 2 para constato-se que o Cd, Mn, Cu e Zn no C.L a maior concentração apresentada estão na profundidade de 0-20 cm, o que pode indicar que esse metal excessse uma complexação ainda na parte supercial do solo. Já para o Cr e Pb está ocorrendo a complexação na profundidade de 20- 40 cm. Em relação a área FL o Cd e Cr apresentaram distribuição análoga com as concetrações na profundidade de 40-60. O Mn e Cu diferentemente das outras espécies metálicas investigada, apresentou maior concentração na profundidade de 20-40 cm. A ordem crescente dos metais biodisponíveis no C.L fica disposta da seguinte maneira: Cd< Cr < Cu <Zn <Pb <Mn, e para F.L fica assim distribuída: Cd < Cr < Zn < Cu < Pb < Mn.

TABELA 1 E 2

Tabela 1 Média dos teores de MBT no município de Imperatriz-MA. Tabela 2 Média dos teores de MBT no município de Senador La Rocque-MA.

FIGURA 1

Figura 1. Localização dos pontos de amostragem e solos dos lixões dos municipios de Davinópolis- MA, Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA .

Conclusões

O estudo permitiu concluir, que os resíduos sólidos urbanos dispostos nos lixões dos municípios pesquisados causaram variações nas concentrações das espécies metálicas investigadas nos solos do lixões e que as camadas dos solos influenciaram na distribuição dos metais, indicando assim que os resíduos exercem influência para a poluição do ambiente. De modo geral, os metais com maior concentração biodisponíveis, em ambos municípios foram Zn, Mn, Cu e Pb. Sendo que para Senador La Rocque-MA, foi o Mn e para Imperatriz-MA foi o Zn, que obtiveram maior concentração.

Agradecimentos

AGRADEÇO A FAPEMA PELO FORMENTO,AO MEU ORIENTADOR E AO GRUPO GQA.

Referências

DE PAULA, F. C. F.; MOZETO, A. A. Biogeochemical evolution of trace elements in a pristine watershed in the Brazilian southeastern coastal region. Applied Geochemistry, v. 16, p. 1139-1151, 2001.
GUEDES, M. R. Metais pesados em solos: ocorrência. 2008. Disponível em:< http://scienceblogs.com.br/geofagos/2008/07/metaispesados-em-solos-ocorrencia.php>. Acesso em: 02 fev. 2017.
PINTO FILHO, J. L. O.; SOUZA, M. J. J. B.; SANTO, E. G.; GÊ, D. R. F.; CÉSAR FILHO, P. Monitoramento dos teores totais e disponíveis de metais pesados no lixão do município de Apodi-RN. Revista Verde, n.1, v.7, p. 141 – 147, 2012.
SIQUEIRA, M. M; MORAES, M.S. Saúde coletiva, resíduos sólidos urbanos e os catadores de lixo. Ciência & Saúde Coletiva, 14(6):2115-2122, 2009.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ