AQUECIMENTO GLOBAL - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NO MACIÇO DE BATURITÉ – UM ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE DE JATOBÁ II, NO MUNICÍPIO DE BARREIRA-CE

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Nogueira, A.A.C. (UFC)

Resumo

Esse trabalho foi realizado na comunidade de Jatobá II, em Barreira do maciço de Baturité-CE, com o intuito de proporcionar a população a conscientização sobre o valor de se conservar o meio ambiente para reduzir o aquecimento global. Através de uma palestra feita na comunidade, percebeu-se que algumas cidades mesmo da região do maciço têm hábitos e culturas um pouco diferente do contexto vivido. Enquanto as cidades mais altas da serra, como Mulungu, Pacoti e Aratuba já estão construindo uma consciência ambiental como a reciclagem do lixo através de alguns comentários observados nas entrevistas, as cidades mais baixas como Barreira, Acarape e Redenção ainda tem muito que caminhar nesse processo, porque ainda não perceberam essa mudança significativa.

Palavras chaves

Aquecimento Global; Meio Ambiente; Conscientização

Introdução

O Maciço de Baturité-CE, também sofre mudanças em decorrência da falta de consciência do homem, por isso foi criada uma área de proteção ambiental da serra de Baturité a APA (Área de Proteção Ambiental) que foi instituída através de decreto estadual, de 18/09/1990. Baseado em pesquisas sobre o aquecimento global tem verificado que ultimamente a realidade do Maciço está ligada a muitas ocorrências de queimadas feitas até pelos agricultores no período de limpeza da terra para o plantio, causando poluição e, por conseguinte, aquecimento global. A partir dessa situação é preciso que haja uma consciência ambiental de todos que residem nessa região através de campanhas esclarecedoras feitas por pessoas responsáveis. Mesmo com a quantidade de informações vinculadas pela mídia, hoje em dia ainda há pessoas que acreditam que a intensificação possa não ser resultado da ação humana e sim apenas natural. O ex-candidato à presidência dos Estados Unidos, Al Gore, explora em seu documentário, “Uma verdade inconveniente” (UMA VERDADE, 2006), as raízes desta questão. Embora o planeta em si seja extremamente grande, seu sistema climático se limita apenas a sua atmosfera, “(...) Se imaginarmos a terra como uma cebola, sua atmosfera não seria mais espessa do que a casca externa seca. Sua porção respirável nem mesmo cobre completamente a superfície do planeta” (FLANNERY, 2007, p. 44). A população mundial tem mostrado que está cada vez mais consciente de que o modelo atual do desenvolvimento, está intimamente associado a degradação do meio ambiente, com impacto diretos na qualidade de vida e na própria sobrevivência da espécie humana. (Educação ambiental conceitos e princípios) Apostilha de Educação Ambiental (NOGUEIRA, 2015).

Material e métodos

O Trabalho foi realizado através de palestra: Cuidar do Ambiente é Prevenir o Aquecimento Global, feita com cinquenta habitantes na Creche Nayra Saldanha que fica na comunidade de Jatobá II, na cidade de Barreira-CE, visando conscientizar os mesmos sobre os reais problemas vividos nas comunidades serranas em consequência da falta de atitudes dos mesmos, em relação ao meio ambiente. Em seguida foi feita uma entrevista com perguntas relacionadas ao assunto da palestra Cuidar do Ambiente é Prevenir o Aquecimento Global. Os pontos relevantes da palestra foram: as queimadas para limpeza dos terrenos, a reciclagem do lixo e o desmatamento para a criação de gado. Foi mostrado através de exemplos de catástrofes naturais que estão ocorrendo em países como Estados Unidos, furacões e terremotos, enfatizando que o descontrole ambiental se dá pela falta de conscientização das pessoas de fazerem sua parte quando se tem tempo de mudar.

Resultado e discussão

A maioria das questões foi respondida como se cada um achasse que a culpa é do outro, embora entende-se que é uma questão mundial, as pessoas se esforçam para tentar descobrir o que é mais importante. Tendo em vista que a cobrança das pessoas em relação ao poder público é muito grande, nas sequências de respostas do questionamento 1. Observou-se que as respostas estão mais voltadas para as atitudes das pessoas em relação às mudanças climáticas. A primeira questão da entrevista fala sobre o culpado das mudanças climáticas da Terra. Da amostra de 50 pessoas da comunidade, 70% acharam que a culpa é nossa e que devemos mudar as atitudes, 25% afirmam que o culpado é Deus que está castigando a região e 5% ficaram na dúvida de responder (gráfico 1). No gráfico 2, que fala da consciência ambiental do ser humano se percebe uma pequena contradição. Nesta questão se perguntava a consciência ambiental e a maioria de 65% se acha consciente, 25% acha que ainda falta muito para ser consciente e 10% não souberam responder. As vezes essa consciência não acontece do jeito que a gente pensa, tem que ser adequada as condições de vida de cada um. O gráfico 3 representa os dados obtidos quando se questionou sobre as atitudes para proteger o meio ambiente. 75% afirmaram que a reciclagem do lixo era o principal e 15% expressou a diminuição dos agrotóxicos e 10% sobre as queimadas. A reciclagem do lixo e essencial para a proteção do meio ambiente. As outras atitudes veem em decorrência das ações realizadas.

Gráfico 1

Responsabilidade sobre as mudanças climáticas

Gráfico 2

Consciência Ambiental

Gráfico 3

Atitudes para proteger o meio ambiente.

Conclusões

A pesquisa em si fez um alerta sobre a real situação climática do maciço de Baturité e ao mesmo tempo tenta elevar o nível de preocupação em relação ao futuro não só da região como de todo o mundo. Há um consenso, entre cientistas e estudiosos do clima de que os efeitos de agressão ambiental provocada pelo o homem vem ameaçando a sobrevivência no planeta, principalmente nessa região onde as queimadas são muito constantes e o lixo é tratado de qualquer jeito. A pesquisa realizada tenta conscientizar a população sobre os impactos ambientais ocorridos nas cidades serranas.

Agradecimentos

Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial em Química da UFC Virtual; Polo de Aracoiaba-CE; Creche Nayra Saldanha – Barreira-CE.

Referências

FLANNERY, Tim. Os Senhores do Clima – Como o homem está alterando as condições climáticas e o que isso significa para o futuro do planeta. Rio de Janeiro: Record, 2007.

NOGUEIRA, Ana Angélica Costa. Educação Ambiental. Conceitos e Princípios. Apostilha contendo uma coletânea de textos relacionados ao meio ambiente para ministrar aula no Instituto de Desenvolvimento Educacional Avançado na disciplina de Educação Ambiental. Chorozinho-CE, 2015.

UMA VERDADE Inconveniente. Documentário norte-americano de 2006 dirigido por Davis Guggenheim sobre a campanha do ex-Vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Uma_Verdade_Inconveniente. Acesso em: 22 ago. 2018.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ