GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE BEBERIBE - CE

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Silva, A.L.N. (UECE)

Resumo

Verificou-se um diagnóstico do município de Beberibe/CE, verificando a urgência de um Plano Integrado para adequação do município frente à Resolução nº 307 do CONAMA, aprovada em 05/07/2002, estabelecendo diretrizes, critérios e procedimentos para a Gestão dos Resíduos da Construção Civil. Logo, mediante o que fora visto, foi desenvolvido no município de Beberibe/CE entrevista com 50 munícipes nas ruas e secretarias municipais a ponto de indagar a situação atual relacionado a Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil, enfatizando as questões ambientais que precisam serem levadas mais a sério e sem deixar de lado o enfoque na redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos com interesse na contribuição e preservação do meio ambiente.

Palavras chaves

Gestão Ambiental; Planejamento; Redução

Introdução

Os impactos ambientais, sociais e econômicos ocasionados pela quantidade expressiva dos resíduos e o seu descarte inadequado estabelece a necessidade de soluções rápidas e eficazes para a sua gestão adequada, verificando a criação e manutenção de parâmetros e procedimentos em obra para a gestão diferenciada dos resíduos sendo fundamentais para assegurar o descarte adequado. Estas ações, quando cometidas por empresas do setor, promovem a minimização substancial dos impactos ambientais que a disposição inadequada dos resíduos gera e contribuem para evitar a necessidade de soluções emergenciais. Daí transcorre a prioridade de uma ação concomitante com poderes públicos, setor industrial da construção civil e sociedade civil organizada para uma elaboração e fortalecimento de programas específicos que busque à minimização desses impactos que na primazia da execução concerne ao procedimento estabelecido para os Resíduos da Construção Civil, RCC. O gráfico 1, informa a geração média de resíduos de construção e demolição (RCD) visto em alguns municípios brasileiros nos quais foram pesquisados, assim afirma-se através dos resultados que houve um aumento considerável destes resíduos de construção e demolição (RCD) nas cidades. De acordo com Pinto e Gonzáles (2005), o Programa Municipal assume caráter de serviço público com a implantação de uma rede de serviços por meio da qual os pequenos geradores e transportadores podem assumir suas responsabilidades na destinação correta dos resíduos da construção civil e volumosos decorrentes de sua própria atividade. Para Cassa (2001) nenhuma sociedade poderá atingir o desenvolvimento sustentável sem que a construção civil passe por profundas transformações.

Material e métodos

A estratégia de estudo neste trabalho, quanto à natureza é descritiva, pois se trata de relatar circunstâncias resultantes de situações reais, observando fatos no município de Beberibe/CE. Quanto à abordagem aplicada é quantitativa, ou seja, prioriza apontar por meio de números a intensidade das ações dos indivíduos mediante os fatos reais direcionados aos resíduos sólidos da construção civil. Estas medidas são precisas e podem ser úteis para decisões mais acertadas. Os meios de coleta de dados são estruturados, e entre eles estão a entrevista individual com questionário presencial, abordando perguntas objetivas e muito claras, sendo aplicadas com exatidão e confiabilidade através dos resultados sobre a população de interesse. Assim, partindo da situação atual do município de Beberibe/CE, em relação aos resíduos de construção civil, foi desenvolvido um diagnóstico a respeito do que será necessário fazer e o que já fazem quando se trata de descartar os chamados “ entulhos” das obras de pequeno e grande porte.

Resultado e discussão

Na busca de alcançar resultados, o município de Beberibe/CE deverá promover inúmeras ações de maneira a elaboração e implementar um Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos da Construção Civil (RCC). Tão logo dar-se a busca pela eficiência, para diminuir o consumo de recursos naturais e o consequente impacto ambiental, aonde vem incentivando um mercado crescente e cada vez mais competitivo de produtos sustentáveis, abrindo espaço para organizações criarem um sistema de qualidade para padronizar e quantificar os níveis de sustentabilidade de uma indústria. Mediante esta situação será considerado os grandes desperdícios nos quais acontecem em cada etapa de uma obra, logo destacaremos na quadro 1. 50 munícipes foram abordados para fazer parte da pesquisa. O gráfico 2 apresenta que no âmbito da construção e reforma no município de Beberibe foi constatado que 73% equivale a construções e reformas particulares de médio porte, já se considera que 20% equivale a construções e reformas realizadas por construtoras e apenas 7% afirma que são obras públicas, sejam municipal, estadual ou federal. Constatou-se que 83% dos entrevistados afirmam que não existe segregação de RCC nas obras públicas realizadas pela Prefeitura e apenas 17% acreditam que a prefeitura faz a segregação em suas obras. No gráfico 3, foi visto que muitas pessoas presumem que as obras da prefeitura seguem em parte a implementação de um gerenciamento de resíduos no município. Logo, 7% afirmam que este plano já foi elaborado e está em fase de implementação, 13% acreditam que em parte já foi implementado e parte em implementação, 53% afirmam que não possui gerenciamento mais estão em fase de elaboração e apenas 27% afirmam que não existe e nem está em fase de elaboração.

Gráfico 1

Principais Fontes de Resíduos da Construção Civil

Quadro 1

Taxas de Desperdícios de Materiais

Gráfico 2

Quais os originadores de Resíduos da Construção Civil (RCC) existentes no município de Beberibe?

Gráfico 3

As obras públicas realizadas pela Prefeitura Municipal de Beberibe possuem Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (PGRCC)?

Conclusões

Com a implantação do gerenciamento resíduos da construção civil (RCC), estes deverão propor alternativas viáveis para a correta redução dos resíduos na obra no município de Beberibe/CE. O descarte de resíduos da construção civil em locais clandestinos é uma realidade, logo confirma-se a necessidade da elaboração de projetos mais eficientes com um gerenciamento voltado para novas construções, focando em conceitos de sustentabilidade, evitando desperdícios, mediante a escolha dos métodos construtivos, tendo em vista cada fase da construção.

Agradecimentos

Coordenação do Curso de Licenciatura EaD em Química da UECE; Polo de Beberibe- CE; Moradores da cidade de Beberibe-CE.

Referências

CASSA, José Clodoaldo Silva. Reciclagem de Entulho para a Produção de Materiais de Construção: Projeto Entulho Bom. Salvador: Editora UFBA, 2001. 312 p.

ESPINELLI, 2005. Taxas de desperdícios de materiais. Disponível em:
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0913911_2011_cap_3.pdf. Acesso em: 05 maio 2018.

PINTO, Tarcísio de Paula; GONZÁLES, Juan Luís Rodrigo. Manejo e Gestão de Resíduos da Construção Civil. Como implantar um Sistema de Manejo e Gestão dos Resíduos da Construção Civil nos Municípios. Brasília: Caixa Econômica Federal; Ministério das Cidades, Ministério do Meio Ambiente, 2005. v. 1, 198p.


Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ