ESTUDO HIDROGEOLÓGICO E HIDROQUÍMICO DE ÁGUAS SUBTERRANEAS DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Almeida Jr, C.F. (UEPA-CAMPUS XVIII, CAMETÁ) ; Guimarães, G.B. (UEPA, CAMPUS XVIII-CAMETÁ) ; Ribeiro, R.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, CAMPUS XVI) ; Santos, M.A.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, CAMPUS BARCARENA) ; de Almeida, M. (UFPA-CAMPUS-TUCURUÍ)

Resumo

A pesquisa teve como objetivo principal analisar as propriedades físico- químicas das águas subterrâneas do município de Cametá-Pa. Foram feitos cadastramento de 13 poços (tubulares e amazonas) em regiões próximas ao cemitério municipal e ao lixão. Através dos dados obtidos na etapa de campo, foi confeccionado o mapa de localização, bloco diagrama do aquífero e gráfico de nível estático. As análises da água foram realizadas in situ e no laboratório. Após os procedimentos, elencados anteriormente, foi confeccionados os mapas de isovalores e os gráficos das propriedades físico- químicas. Os resultados obtidos foram comparados com a portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde, a fim de se verificar o grau de potabilidade das águas.

Palavras chaves

Água subterrânea; Análise físico-química; Bloco diagrama

Introdução

O presente trabalho foi realizado no Município de Cametá, que pertence à Mesorregião do Nordeste Paraense e a Microrregião de Cametá (IDESP, 2014). A localização da área de trabalho foi mapeada em coordenadas UTM (Universal Transverso de Mercator) na Escala: 1:10.000. Segundo Lima, França e Loiola (2014) todas as formas de vida existentes na Terra dependem da água, no entanto, a água doce disponível para consumo e para uso na maioria das atividades humanas constitui aproximadamente 2,5% de toda a água do planeta. Desta quantidade, cerca de 68,9% estão localizadas nas calotas polares e glaciares, 29,9% são de água subterrânea, cuja metade está a mais de um quilometro de profundidade, 0,3% são águas que ocorrem em rios e lagos e 0,9% estão presentes em outros tipos de reservatórios. Apesar das águas subterrâneas apresentarem um maior grau de potabilidade, dependendo da sua perfuração, ou seja, não e simplesmente perfurar um poço, mas sim fazer estudos geológicos físico-químicos para verificar realmente se esse mineral está dentro dos padrões de qualidade para consumo humano. O objetivo principal desta pesquisa consistiu em analisar os parâmetros de qualidade das águas subterrâneas de que é utilizada para o consumo humano de moradores residentes em áreas periféricas ao cemitério, lixão e adjacências, através das análises físico-químicas e fazer o georrêferênciamento, elaboração do mapa de localização, bloco diagrama, Confecção de mapas de isovalores dos parâmetros físico-químicos e elaboração de gráficos. O resultado das analises foram comparadas aos padrões de potabilidade da água, segundo a portaria nº 2.914 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde.

Material e métodos

A referida pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida em duas etapas, a primeira referente à etapa de campo e a segunda de laboratório. A etapa de Campo foi realizada no mês de fevereiro 2014, iniciando-se com o georeferênciamento dos 13 poços utilizando o GPS Garmin Etrex 10.1 e o Medidor de Nível Estático Ambiental 100 metros. Logo em seguida foi elaborado o mapa de localização, bloco diagrama e gráfico de nível estático utilizando os softwares ArcGis, versão 10.2 e Surfer versão 10.0, já na segunda etapa foram realizadas as análises in situ e no laboratório de Química da Universidade Estadual do Pará UEPA Campus/Cametá foram feitas as análises clássicas. Nesta foram analisadas os seguintes parâmetros físico-químicos: pH, temperatura, sólidos totais dissolvidos, cloreto, amônia, nitrato,nitrito, dureza total, alcalinidade e oxigênio dissolvido. Os instrumentos utilizados foram o pHgâmetro digital- PH-00(I)A, para as análises do pH, para a análise da temperatura, foi utilizado o Termômetro Max E Min Digital-J.Prolab, para a concentração de sólidos totais dissolvidos, foi utilizado o medidor TDS-3. Para os demais parâmetros como Cloreto, Nitrito, Nitrato, Amônia, Dureza total, Alcalinidade e Oxigênio dissolvido, foram feitos com regentes apropriados para os devidos parâmetros

Resultado e discussão

.Após as analises, foram produzidos mapa de localização, gráfico de nível estático e também das propriedades físico-químicas, bloco diagrama, mapa de isovalores. A imagem do bloco mostra o sentido do fluxo de água subterrânea que está na direção norte sul, já no gráfico de nível estático nos 13 poços estudados pode-se observar então que nos poços 1, 8, 10 e 11 obtiveram os níveis de maiores profundidades. Enquanto que, nos poços 6, 12 e 13 obtiveram valores de menores profundidades. O mapa de isovalores de pH , observa-se na área amarela, que os valores baixos (<4,0) se concentram na porção Sul, representado pelo poços P4 e P6. A área verde apresenta um comportamento intermediário com valores (>3,9 a 5,1) encontram-se distribuído em toda área do mapa. A área vermelha se concentra em um ponto distinto com valor 5,6 representado pelo poço P1, este último localizado na porção Sul do mapa, nas adjacências do cemitério municipal. Estas áreas amarelas e vermelhas localizadas próximo ao cemitério da cidade que reflete a presença do regime de fluxo da água subterrânea que tende a centralizar em direção aos poços P1, P2, P3, P4, P8 e P9 recebendo descarga de todos os agentes poluidores, como no caso os necrochurome. Já a área verde se expande em todo mapa com valores intermediários de ph 4,0 a 5,1, recebendo também descarga de outros agentes poluidores. Assim como foi demonstrado o gráfico de nível estático da água e mapa de isovalores para pH, foram feitas para todas as outras propriedades analisadas tais como, Temperatura, STD, amônia, nitrato, nitrito, dureza, cloreto,O2 e alcalinidade.

Bloco diagrama do aquífero da cidade de Cametá

Observa-se na figura o fluxo da água subterrânea, variação da topografia que se encontra aproximadamente entre 17 a 8 metros.

A esquerda o gráfico de nivel estático e a direita o mapa de isovalor

O gráfico a esquerda ilustra a variação do nível estático das águas subterrâneas nos 13 poços estudados e o mapa à direita mostra a faixa de pH.

Conclusões

Após as análises físico-químicas das amostras de águas percebeu-se que, dos 13 poços, 5 apresentaram concentrações de NO3 acima dos VMP pela portaria nº 2.914 de 2011 do MS. O que corresponde a 38,45 % dos poços, confirmando a presença de contaminação das águas subterrâneas. A NH3 apresentou altas concentrações em 2 poços, correspondendo a 15,38 % . A concentração de pH em todos os 13 poços, foram abaixo do preconizado pelo MS, com uma média de 4,41, ou seja, não está de acordo com a portaria nº 2.914 de 2011 do MS. Portanto, os teores de algumas substâncias não estão dentro dos padrões.

Agradecimentos

A Universidade do Estado do Pará, Campus XVIII-Cametá.

Referências

IDESP - Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará. Governo do Pará. Cametá: Estatística Municipal. Cametá: IDESP, 2014.

LIMA, José O. G. de; FRANÇA, Antonia Mayza M.; LOIOLA, Helena G.. Hydrochemical Implications of Electrical Conductivity and Chloride Ion on the Quality of Groundwater from Region Semi-arid of Ceará. Revista Virtual de Química, [s.l.], v. 6, n. 2, p.280-280, 2014. Sociedade Brasileira de Quimica (SBQ). http://dx.doi.org/10.5935/1984-6835.20140020.



Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ