Impactos do chorume: Percepções dos Habitantes

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Gomes de Sousa Silva, M.E. (UNIVERSIDADADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Ribeiro França, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Arruda Costa, K. (UNIVERSIDADADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Nayana Gomes Passos, I. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO)

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo realizar um estudo das percepções dos moradores próximo da localidade do bairro Remanso sobre o chorume acumulado diretamente no solo transcorrido do lixão. A presença do chorume em águas subterrâneas pode ter consequências extremamente sérias para o meio ambiente e para a saúde pública por apresentar compostos altamente tóxicos. A decomposição do chorume é bastante poluente principalmente quando entra em contato com produtos químicos o que aumenta seu poder de poluição nos solos e lençóis freáticos por onde percorre, é um líquido viscoso de cor escura que surge a partir do processo de degradação e solubilidade dos resíduos sólidos que vem de lixões e aterros sanitários.

Palavras chaves

CHORUME; CONCEPÇÕES; HABITANTES

Introdução

O Chorume é um material em estado líquido que se origina a partir da decomposição de matéria orgânica nos aterros sanitários, é considerado como uma forma de poluição, especialmente porque afeta as águas e com isso, também a saúde humana. A presença do chorume em águas subterrâneas pode ter consequências extremamente sérias para o meio ambiente e para a saúde pública por apresentar compostos altamente tóxicos. Devido à movimentação dos lençóis o chorume pode dispersar-se e atingir poços artesianos (FONSECA, E.1999) Pensando no ambiente da futura geração da cidade de Grajaú Maranhão o estudo é dirigido no Bairro Remanso com a possibilidade de abrir uma nova visão e prevenção relacionada à questão dos impactos ambientais causados pelo chorume que são afetados diretamente e indiretamente nos solos e águas subterrâneas da região afetando não somente os futuros lençóis freáticos, mas também a saúde pública de quem mora perto da região. O impacto produzido pelo chorume no meio ambiente é bastante acentuado, estudos recentes demonstram que efeitos adversos podem ser observados no solo, mesmo a distâncias superiores a 100 m do aterro, assim como alterações na biota aquática, principalmente nas imediações da (BAUN et al., 2003;CHRISTENSEN et al), 2001 Tendo em vista a água como preservação natural do solo, vale ressaltar a importância que é contida dos seletores corretos do lixo uma vez que é de grande risco seu mau posicionamento por falta de planejamentos alternativos onde consolidam a preservação natural de águas e solos afetando não somente o ambiente como as pessoas que moram próximas do local.

Material e métodos

O presente trabalho teve como objetivo realizar o um estudo descritivo qualitativo com abordagens de questionários elaboradas para a população do Remanso que moram e tem plantações perto do dos resíduos (lixo), Para a coleta de dados adquirida foram propostas perguntas simples e ouvindo as suas opiniões sobre o assunto abordado. No objetivo de levantar questionamentos sobre os conhecimentos prévios da questão ambiental afetada pelo lixiviado (chorume) foram analisadas as questões respondidas sobre o conhecimento que cada um tem ou deveria ter em relação aos contaminantes produtos químicos inseridos na decomposição do lixiviado direcionado diretamente na região próxima as nascentes de rios afetando solos e desestruturação da fauna e flora futuramente tendo graves consequências das ações propostas pelo homem com a natureza fazendo que a mesma retribua em forma de doenças ocasionadas, solos inférteis, águas contaminadas para consumo além de liberar CO2 para a atmosfera e gases tóxicos. Para a coleta dos dados sobre as consequências que ocorrem ou podem ocorrer futuramente foi utilizada nessa pesquisa sete (07) perguntas fundamentais para que os moradores do bairro Remanso respondessem objetivamente as mesmas. Para o levantamento diagnóstico da importância do conhecimento sobre o chorume e visão que cada um tem a respeito da importância do meio ambiente afetado por ações humanas decorridas em lixos na proximidade de rios, solos e lençóis freáticos para a demanda da comunidade afetada diretamente e indiretamente por algumas substâncias tóxicas contidas no chorume decorrente da decomposição do lixo.

Resultado e discussão

Diante do exposto pode-se observar através do questionário aplicado (figura 03), que a comunidade em geral interrogada e Com base nos conhecimentos prévios sobre o assunto abordado e as respostas dos moradores da localidade do bairro Remanso em relação ao “novo lar” do lixo, os discursos sobre o lixão não são de bom agrado dos mesmo visto que afeta diretamente e com riscos ao modo de vida, os relatos e coletas foram desde a entrada até a morada do mesmo (figura 01), sendo discutida sua saída futuramente visto que há muitas pessoas próximas da localidade, traz enriquecidas discursões, Sobre seu destino e contribuições positivas ou negativas para a localidade. “O lixo que é despejado no lixão a céu aberto nas terras agricultáveis do povoado Remanso (figura 02) deveriam ser descartados em um aterro sanitário e ter os devidos cuidados para não contaminar os lençóis freáticos, aqui no povoado não pode ser descartado pois os agricultores que tem terras ao lado do lixão estão perdendo o lugar de trabalho”. Nesse breve discurso é possível obter informações que o mau direcionamento previsto não somente afetará a população que moram na localidade no caso o povoado Remanso como também ao ambiente que uma vez não trabalhado sua decomposição provida de matérias sólida e líquida ocasionará no líquido chorume afetando diretamente o solo e principalmente os lençóis freáticos visto que o mesmo não possui aterro sanitário.

AUTORIA PRÓPRIA

FIGURA 01 (LIXÃO NO BAIRRO REMANSO)

AUTORIA PRÓPRIA

FIGURA 02 (PLANTIO DE ALIMENTOS(PÉ DE ALIMENTOS) NO LIXÃO BAIRRO REMANSO)

Conclusões

Diante das concepções e com os resultados adquiridos através dos questionários foi de ampla importância o conhecimento prévio sobre as consequências causadas diretamente na natureza e como o ser humano se comporta ou deveria se comportar diante desse impacto ocasionado na natureza pela ação humana e como ambos estão ligados uma vez que afetando a natureza com produtos químicos e altamente tóxicos na natureza, também contribui para a desestruturação da Terra diante da ação humana.

Agradecimentos

Referências

BAUN, A.ET et al. Contam. Hydrol. 2003, 2, 1916.
CHRISTENSEN, T. H. et al. Biochemistry of landfill leachate plumes. Applied Geochemistry. v.16, p. 659-718, 2001.

FONSECA, Edmilson. Iniciação de Estudos dos Resíduos Sólidos da Limpeza Urbana, [S.l]: Gráfica e Editora União, 1999.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ