Ensino de Química Orgânica através dos cosméticos

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Borges, E. (IFMT- BELA BISTA) ; Brum, I. (IFMT-BELA VISTA) ; Mendes, C. (IFMT- BELA BISTA) ; Mello, A.V. (IFMT-BELA VISTA) ; Soares, S. (IFMT- BELA VISTA)

Resumo

Este presente trabalho foi proposto com a finalidade de melhorar a compreensão do conteúdo de química orgânica por parte dos discentes, relacionando os cosméticos com o estudo da química orgânica. Foi produzido um sabonete com princípios da cenoura, sendo elas: a vitamina E e o betacaroteno, que teriam que ser extraídos da cenoura in natura. Além disso, foi adicionado sementes de maracujá semi-trituradas para conferir característica esfoliante ao sabonete. Ademais, a reação de saponificação foi assimilada e absorvida com êxito pelos alunos, além do sucesso na produção do sabonete esfoliante rico em vitamina E e betacaroteno.

Palavras chaves

ensino; cosméticos ; compreensão

Introdução

De acordo com Silva (2011), o método de ensino tradicional, a utilização de estrutura precária nos laboratórios e a falta de materiais químicos nas instituições, elevam ainda mais o desinteresse por parte dos estudantes à disciplina.É inegável atualmente a forte presença da ciência e da tecnologia no dia a dia dos cidadãos, seja por meio das conseqüências que nos trazem ou pelos produtos que são consumidos, segundo Krasilchik e Marandino (2004). Da mesma forma, a química cosmética proporciona um estudo ligado diretamente a situações da vida cotidiana dos estudantes. Assim, este trabalho tem por finalidade colocar os conhecimentos antes vistos nas aulas teóricas de Química Orgânica em prática e aplicá-los na produção de um sabonete esfoliante natural e proporcionar uma melhor compreensão e maior interesse dos discentes pela disciplina. De acordo com Sartori, Lopes e Garatini (2010), o termo "cosmético" é derivado da palavra grega kosmétikos, que por sua vez teve origem na palavra kosmos, a qual está relacionada com algo organizado, harmonioso e em equilíbrio. Quimicamente, são constituídos por sais alcalinos de ácidos graxos com propriedades detergentes, resultantes da saponificação entre um produto alcalino com ácidos graxos superiores e seus glicerídeos.

Material e métodos

O seguinte trabalho consistiu na fabricação de um sabonete esfoliante a base de cenoura e semente de maracujá, e posteriormente a uma análise sensorial com 28 (vinte e oito) alunos de em média 17 anos do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Bela Vista do ensino médio integrado em química, onde foi proposto que os mesmos utilizassem o sabonete em suas mãos. Este foi feito utilizando o betacaroteno e a vitamina E, que foram extraídas a partir do álcool etílico junto à cenoura, deixando em repouso por 13 minutos, e outra cenoura fatiada foi colocada no fogo com azeite por 10 minutos, para as respectivas extrações. Enquanto os discentes analisavam o experimento, explicávamos de uma forma didática os conceitos sobre os cosméticos e suas relações com a química orgânica. Conseguinte a isso foi proposto que os alunos assinalassem uma resposta que caracterizasse o quão proveitoso foi a experiência do estudo da orgânica através dos cosméticos, sendo elas: Contribuiu para a compreensão da disciplina (_); Não compreendeu a metodologia (_); Compreendia o conteúdo, mas aprovou a didática (_). Após isso, foi quantificado a porcentagem das respostas de cada alternativa acima descritas.

Resultado e discussão

Foi observado que após a análise houve uma melhor compreensão por parte dos alunos sobre a química orgânica, em especial para a reação de saponificação e as funções orgânicas presentes, pois conseguiram relacionar seu cotidiano, os cosméticos, com a química contida neles. E segundo RUSSEL quanto mais integrada a teoria e a prática, mais sólida se torna a aprendizagem de Química, ela cumpre sua verdadeira função dentro do ensino, contribuindo para a construção do conhecimento químico, não de forma linear, mais transversal, ou seja, não apenas trabalha a química no cumprimento da sua seqüência de conteúdo, mais interage o conteúdo com o mundo vivencial dos alunos de forma diversificada, associada à experimentação do dia-a-dia. A partir das respostas dos discentes foi observado que o ensino de orgânica a partir dos cosméticos obteve uma avaliação positiva já que 82% dos alunos escolheram a primeira alternativa, validando as aulas práticas em conjunto com essa metodologia, pois trouxe maior assimilação do conteúdo por parte dos discentes. Entretanto, 5% dos alunos assinalaram a alternativa correspondente a não terem entendido a metodologia. Já os outros 13%, compreendiam o conteúdo, mas aprovaram a didática.

Conclusões

Conclui-se que as aulas teóricas antes vistas em sala foram utilizadas na fabricação do sabonete esfoliante, alcançando sucesso na absorção e aprendizagem do conteúdo, já que Gasparin (2005) destaca que a avaliação da aprendizagem na concepção dialética do conhecimento, é a manifestação de quanto o aluno se apropriou das soluções para a resolução dos problemas e das questões levantadas, ou seja, do conhecimento adquirido. Assim, o experimento foi de grande importância para a assimilação do assunto.

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus, ao IFMT-Bela Vista e a nossa orientadora pela ajuda na realização deste trabalho.

Referências

http://omicult.org/emicult/anais/wp-content/uploads/2016/11/QU%C3%8DMICA-COSM%C3%89TICA-UMA-SITUA%C3%87%C3%83O-DE-ESTUDO-2.pdf
http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1362-1.pdf
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1770-6.pdf
http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18274953820090622.pdf


Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ