A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA DE QUÍMICA, PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Gomes Dias, B.K. (UFPA) ; Monteiro da Silva, E.E. (UFPA) ; Bastos Atíde, A.M. (UFPA) ; Serrão da Silva, H. (UFPA) ; Rodrigues Pereira, R.J. (UFPA) ; Ranieri da Silva, S. (UFPA) ; Lima de Jesus, E.J. (UFPA) ; Baena Souza de Jesus, M.A. (UFPA) ; Silva, C.M. (UFPA) ; Santos Trindade, N. (UFPA)

Resumo

Este trabalho teve como abordagem principal, mostrar a importância da aula experimental para melhor aprendizado de química no ensino médio. A pesquisa foi feita com 4 turmas de ensino médio, na escola Ruth Rosita de Nazaré Gonzales (Belém-PA, Guamá). A abordagem metodológica foi feita através de questionário subjetivo, onde os alunos puderam expressar suas opiniões sobre o tema abordado.

Palavras chaves

QUÍMICA; ENSINO MÉDIO; EXPERIMENTAL

Introdução

As atividades experimentais permitem ao aluno ver as reações “ao vivo e a cores”. Está ciência se relaciona com a natureza e proporciona aos discentes uma compreensão mais científica, afinal foi assim que a química surgiu, através da alquimia, que foi o nome dado a práticas químicas na idade média. Nos dias atuais, o motivo de se ensinar a química em seu lado experimental e teórico, é para a formação de cidadãos conscientes e críticos. A química é também uma linguagem que deve ser facilitadora da leitura do mundo (Chassot, 2004).

Material e métodos

Na escola Ruth Rosita de Nazaré Gonzales (Belém-PA, Guamá), 4 turmas de ensino médio no total de 100 alunos, foram submetidas a aulas práticas no laboratório da instituição. Após as aulas abordamos os alunos com um questionário de 5 perguntas subjetivas 1)o que você achou mais interessante nos experimentos de química? ; 2) o que você mudaria nas aulas práticas?; 3) você acha que a parte prática ajuda a entender melhor a parte teórica?; 4) quantas vezes você já teve aulas práticas ?; 5) quantas vezes ao mês você acha que deveria ter aulas práticas ?.

Resultado e discussão

95% dos alunos acharam interessante a forma de abordar a química fora da sala de aula, 90% dos alunos mudariam o modo da explicação da disciplina, utilizando experimentos. 95% dos alunos acharam que as aulas práticas no laboratório ajudam a entender melhor a química. 100% dos alunos acham que deveriam ter constantes aulas práticas e antes da nossa aula, nunca utilizaram o laboratório.

RESPOSTAS DA SONDAGEM



Conclusões

Tendo em vista a motivação e participação dos alunos e os resultado do questionário, podemos concluir que a parte experimental da química no ensino médio é de fundamental importância para um melhor entendimento do aluno, despertando um forte interesse dos educandos quando a química é mostrada e aplicada ao seu cotidiano. Portanto é uma ótima ferramenta para o ensino- aprendizagem.

Agradecimentos

Agradecimentos a escola estadual de ensino fundamental e médio Ruth Rosita de Nazaré Gonzales, por ceder o laboratório e equipamentos para o desenvolvimento deste tra

Referências

CHASSOT, A. Saberes Populares fazendo-se saberes escolares: uma alternativa para a alfabetização científica. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 5., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba, 2004.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ