Relato de experiência PIBID: Sequências didáticas para a contextualização do lixo eletrônico no ensino médio.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Pereira da Silva, M. (IFRJ) ; Barbosa de Almeida, G. (IFRJ) ; Stéfanny dos Reis Silva Nogueira, D. (IFRJ) ; Rego e Silva, N. (IFRJ) ; Marujo Moura, V. (IFRJ) ; Medeiros Oliveira Ferreira, R. (IFRJ) ; de Souza Nogueira Penco, V. (IFRJ)

Resumo

O presente trabalho visa relatar uma experiência dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a qual está pautada na aplicação de uma sequência didática em torno da contextualização da temática 'Lixo eletrônico'. O trabalho é composto por quatro distintos momentos: leitura dinâmica-crítica de textos jornalísticos, apresentação teórica buscando o diálogo com os alunos, roda de conversa onde os mesmo serão instigados a discorrer sobre o assunto e a elaboração em grupo de histórias em quadrinho. Além de objetivar a recepção desta aplicação didática diferenciada pelos alunos, por meio desta experiência acadêmica, foi possível destacar a importância em desconstruir o paradigma tradicional e suas consequências na vivência do licenciando.

Palavras chaves

PIBID; Lixo eletrônico ; Sequência Didática

Introdução

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), hoje considerada a segunda maior rede de ensino técnico e de faculdades integradas do país, é uma instituição pública de ensino a qual busca formar profissionais de qualidade capazes de adentrar com êxito no futuro mercado de trabalho. Em decorrência disso, alguns projetos como o caso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) são ofertados nos campus para os cursos de graduação – neste recorte em especial, o recinto universitário localiza-se em Duque de Caxias na faculdade de licenciatura em química – cujo objetivo geral está em inserir e adaptar o licenciando ao ambiente escolar a fim de que noções acerca da realidade prática em sala de aula sejam refletidas em prol do desenvolvimento de trabalhos e experiências acadêmicas. No tocante, a formação inicial de futuros profissionais de educação julga-se no mínimo interessante que assuntos tão vastos como a temática do Lixo Eletrônico sejam trabalhados em formato de seqüências didáticas - neste, retratados na utilização de reportagens jornalísticas, conteúdo teórico, roda de conversa e confecção de histórias em quadrinho acerca do tema - pois segundo a visão de Méreut (2005) caracterizam-se como instrumentos de ensino e pesquisa que podem ser entendidos como um conjunto de atividades relacionadas entre si, organizadas e planejadas para ensinar determinado conteúdo. Em detrimento disto, buscou-se desenvolver a criticidade pessoal dos envolvidos acerca de como recortar o tema a fim de moldá-lo da maneira a qual se deseja construir o conhecimento com o aluno além de fazer o mesmo interagir com metodologias diferenciadas para o ensino de química.

Material e métodos

Durante o processo de planejamento deste projeto muito discutiu-se acerca das possibilidades para aproveitar ao máximo o tema central e, ao mesmo tempo, torná-lo atrativo para o público alvo. Todo o contexto da aplicação fora realizado nas dependências do Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro, no quarto semestre letivo do terceiro ano do ensino médio em 2017. A temática do lixo eletrônico foi abordada com enfoque na composição química de objetos eletrônicos, o constante processo da obsolescência programada e os perigos de seu descarte inadequado, além de narrar os danos causados ambientalmente e à saúde humana, por meio das chamadas seqüências didáticas. Os três encontros subdividiram-se da seguinte maneira: breve apresentação informal a respeito da maneira a qual todo o processo irá suceder, seus objetivos por detrás e leitura crítica de reportagens jornalísticas a serem distribuídas, em grupos, acerca da situação problema. Em seguida, uma breve apresentação de slides conceituando os tópicos da química dos materiais eletrônicos como onde estão presentes os elementos dentro da Tabela Periódica, radioatividade e a eletroquímica nas baterias; Pautada na troca de informações entre os apresentadores e o público, abordou-se didaticamente a fim de auxiliar os discentes na construção da atividade consecutiva. Fora acordado com os alunos de que no próximo encontro os grupos formados na primeira semana da atividade desenvolvam uma história em quadrinhos temática, criativa e livre na utilização de materiais. Por fim, houve a organização de uma roda de conversa onde todos, grupo a grupo, foram apresentando as histórias confeccionadas e instigados a argumentar com os demais sobre elas e alguns outros questionamentos o qual foram expostos no quadro e sorteados aleatoriamente

Resultado e discussão

Por meio da leitura dinâmica e das discussões realizadas durante a roda de conversa, foi capaz de perceber que a turma em si participou ativa e prontamente de todo o processo da discussão. Segundo Lakatos e Marconi (2005, p. 183), há necessidade no dia a dia do aluno para que o mesmo possa qualificar-se com melhor proficiência e relatar que o hábito de leitura, além de fomentar o conhecimento, serve para ajudar a construir uma sociedade com indivíduos melhores preparados no que diz respeito a praticarem os seus direitos como cidadãos de maneira ativa. Empenhando-se assim um papel importante durante todo o processo de construção do conhecimento. Posteriormente, houve um momento de reciprocidade da turma em relação a atividade, deixando notório sua participação e empenho perante ao projeto. Em suma, a fim de que todo o processo dinâmico do projeto desenvolvesse de maneira agradável, uma das táticas a qual foi primordial para que ambos sintam- se confortáveis em expressar seus pensamento e ideais foi a separação da turma em grupos, e, ao final, o requerimento para a confecção de uma história em quadrinhos. A etapa final trouxe resultados encantadores, pois trabalhar com histórias em quadrinho, desenvolvidas pelos próprios discentes (Figura 1), o qual demonstraram, em meio ao processo de ensino aprendizado compreender a relevância do tema para a sociedade atual, seja na perspectiva do consumismo ou da problemática obsolescência programada, abrangendo assim a perspectiva de metodologias possíveis em sala de aula para o licenciando em química, logo, em decorrência, acarreta em um crescimento acadêmico e profissional para o futuro docente.

Figura 1

Modelo de história em quadrinho desenvolvida pelos discentes.

Conclusões

Por meio da realização desta sequência didática para o ensino de ciências foi possível ratificar a importância de ferramentas alternativas nesta vertente educacional. Retratar um assunto cotidiano como este dando-lhe enfoque em suas problemáticas reais além de tornar o público alvo como agentes ativos da narrativa demonstra como é possível desconstruir os paradigmas clássico-tradicional em sala de aula, auxiliando assim no processo de reinvenção do ambiente escolar.

Agradecimentos

Ao PIBID/CAPES pela disponibilidade de recursos, ao Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro por acolher o projeto e à todos os indivíduos participantes na execuç

Referências

HORNES, Andréia; SANTOS, Sandro Aparecido dos. A leitura científica como recurso didático para a aprendizagem significativa no estudo da física. Polyphonía, Guarapuava, v. 26, n. 2, p.471-483, dez. 2015.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MÉHEUT, M. Teaching-Learning Sequences Tools For Learning And/Or Research. Research And The Quality Of Science Education, part. 4, Editora Springer, Paris, 2005.

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