Percepção de estudantes do ensino médio sobre o processo de ensino aprendizagem de química no Instituto Federal do Amapá- campus Laranjal do Jari

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Ribeiro Costa, M.C. (IFAP) ; Conceição Sena, C. (IFAP) ; Ribeiro Costa, T. (IFAP) ; Barreto, A.C. (IFAP) ; Failache Paes, R. (IFAP) ; Alves Magalhães, J.L. (IFAP) ; Silva Basto, V. (IFAP) ; Barbosa Viana, G.A. (IFAP) ; Oliveira Pimentel, A. (IFAP) ; Theodoro Batista Rios, C.A. (IFAP)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino aprendizagem na disciplina de química na percepção dos discentes dos cursos técnicos integrado do instituto federal do Amapá,campus laranjal do Jari. A metodologia utilizada neste trabalho foi à pesquisa qualitativa descritiva e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada, diante da pesquisa verificou que a idade dos estudantes é de 14 a 19 anos, e que 52% são do sexo masculinos, os mesmos relataram que sentem bastante dificuldades em compreender a matéria de química e carência de aulas práticas,e queos professore não contextualizam os assuntos ministrado com o cotidiano ,dessa forma é de suma importância que na da prática docente tenha uma abordagem na aprendizagem significativa.

Palavras chaves

Percepção; Aprendizagem de química; Educação

Introdução

A prática docente hoje no Brasil, ainda está comprometida com uma educação tradicional que não leva em conta a realidade dos alunos e prestigia conteúdos de um currículo rígido com ausência de interdisciplinaridade, para mudar essa realidade é de suma importância que o professor estimule o aprendizado de seus alunos com abordagens que os integrem ao ambiente em que estão inseridos (Strack et al, 2009) As aulas de química devem ser construídas a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, o professor deve fornecer subsídios que possibilite a formação crítica e reflexiva do aluno, instigando a curiosidade e tornando- se algo prazeroso e desafiador, aprimorando assim a sua participação na sociedade, buscando um ensino de ciências voltado para a formação da cidadania. Desse modo o presente trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos alunos dos cursos técnicos do Instituto Federal do Amapá- campus laranjal do Jari, sobre o processo de ensino aprendizagem na disciplina de química.

Material e métodos

A presente pesquisa foi realizada no município de laranjal do Jari- Amapá- Brasil. O estudo foi realizando in lócus no instituto federal do Amapá- campus Laranjal do Jari. Para a coleta de dados utilizou-se entrevistas semi estruturadas no qual foi aplicado de forma aleatória em 03 turmas do 1º, 2º, 3º anos do ensino médio técnico com três professores diferentes, entre os dias 9 e 10 de junho de 2018. As perguntas visavam traçar o perfil dos educandos como dificuldades e estímulos de estudar química e compreender a disciplina. Dessa forma a presente pesquisa teve caráter descritivo- exploratório, e os dados foram tabulados de forma qualitativa.

Resultado e discussão

No decorrer da pesquisa, verificou-se a idade dos estudantes entre 14 a 19 anos, sendo 10 do sexo feminino e 11 do sexo masculino. Os estudantes afirmaram que quase sempre as aulas de química são ministradas teoricamente, os mesmos sentem falta de aulas práticas que conciliem teoria x prática, ainda afirmaram que as aulas não levam em consideração o cotidiano dos alunos. Mesmo o Instituto dispondo de quatro laboratórios, entre eles um especifico de química, os alunos não tem contato com o mesmo. Os entrevistados possuem dificuldade em compreender química, eles atribuem isso a falta de aulas práticas, segundo os entrevistados o que facilitaria o aprendizado. Percebeu-se uma falta de estimulo familiar em relação aos discentes, onde recebem apoio apenas dos professores, ressaltando assim a importância de aulas que os motivem a melhor compreensão. Os alunos consideram a disciplina de química importante, quando indagados sobre o porque, afirmaram ser devido à disciplina ser cobrada em vestibulares como o Enem, e estar na grade curricular, os mesmo não souberam contextualizar com o seu cotidiano.

Conclusões

Com base nos dados obtidos, notou-se a importância da prática docente referente a uma abordagem mais próxima a realidade do discente, estimulando esse a entender de forma clara a disciplina de química, e oportunizando-o no desenvolvimento do seu saber, norteando um crescimento acentuado e significativo

Agradecimentos

Referências

STRACK, Ricardo; MARQUES, Magdalena; DEL PINO, José Claudio. Por um outro percurso da construção do saber em educação química. Química Nova na Escola, v. 31, n. 1, p. 18-22, 2009.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ