BLOG, UMA FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE QUÍMICA: análise da utilização de um blog para o ensino de modelos atômicos

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, L.V.C. (IFMA/ CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/ CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ)

Resumo

O crescente avanço e utilização de ferramentas tecnológicas, tem modernizado também os mecanismos utilizados para o ensino da Química. Nesse contexto, o professor de química necessita analisar suas práticas pedagógicas e refletir sobre os benefícios que as tecnologias proporcionam. Assim, ferramentas como o blog tem apresentado bons resultados quando aplicadas no contexto escolar, favorecendo o conhecimento do discente e a prática docente. Este trabalho apresenta a aplicação e análise do uso de um blog, durante o conteúdo modelos atômicos. Para a criação do blog, foi utilizada a ferramenta wordpress, a coleta foi a partir de questionários com perguntas fechadas, no formato Likert e perguntas abertas. Os resultados da avaliação do blog, mostram boa aceitação, com percentuais próximos a 90%.

Palavras chaves

Blog; Ensino de Química; Modelos Atômicos

Introdução

A inserção de novos aparatos tecnológicos está influenciando diretamente mudanças nas práticas socioculturais, modificando a forma como lidamos com a construção do conhecimento (FARIAS E DIAS 2013). Nesse sentido, segundo Santos, Grossi e Parreiras (2014), a escola tem um papel formador e necessita adequar-se as mudanças sociais e às novas concepções tecnológicas de acordo com a realidade dos próprios alunos. Em se tratando do ensino de Química no Ensino Médio, percebe-se que ocorrem alguns problemas que vem ganhando espaço em discussões acadêmicas, relacionados tanto ao professor, que muitas vezes sente dificuldade em manter a atenção e interesse dos alunos na aula, quanto dos alunos, demonstrando desinteresse pelos conteúdos trabalhados (KRASILCHIK, 2004). Nesse sentido, a inclusão do blog como proposta de estratégia de ensino de química, possibilita a inserção de múltiplos recursos e representa mais uma opção para que o professor amplie sua prática docente e disponibilize aos alunos um ambiente para que eles possam expressar opiniões e conhecer outras formas de aprendizagem (FRAGA et al, 2011). Pesquisas realizadas sobre o blog com aplicação no contexto escolar, revelam o grande potencial que essa ferramenta tem para promover e dinamizar os processos de aprendizagem, em especial, os conceitos de Química, como mostra nos trabalhos de: Barro, Veras e Queiroz (2016), Barro, Baffa e Queiroz (2014) e Marin & Donoso (2014). Considerando as contribuições dessa ferramenta, este trabalho apresenta uma proposta de criação de um blog, no ensino de Química, durante o conteúdo modelos atômicos, para alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Com o objetivo de ao final do conteúdo, verificar as potencialidades do blog, como mecanismo que possibilita melhores condições de aprendizado.

Material e métodos

A proposta deste trabalho consiste na criação e utilização de um blog, como estratégia pedagógica para o ensino de Química, durante o conteúdo Modelos Atômicos, com a participação de 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para a verificar a eficiência da ferramenta Blog, foi elaborado um questionário constituído por 6 questões fechadas no modelo de Escala Likert e 2 no formato aberto. Essa escala é formada a partir de um conjunto de itens que são dispostos para que o sujeito respondente manifeste o grau de concordância a cerca de uma afirmativa proposta (JÚNIOR e COSTA, 2014). Os graus de concordância para a escala de 5 pontos utilizada neste trabalho são representados por índices positivos (A) – Concordo plenamente e (B) – Concordo; e índices negativos: (C) – Discordo plenamente, (D) – Discordo e (E) – Indeciso. Como técnicas de análise de dados, foram utilizadas a análise estatística e de conteúdo. A análise estatística, foi baseada na distribuição de frequências absolutas e relativas, gerados a partir das repostas dos alunos nos questionários. Para a criação do blog foi utilizada a ferramenta WordPress, que é um software categorizado como um Content Management System – CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - SGC) (WORDPRESS, 2018). O desenvolvimento deste trabalho seguiu 3 etapas: na primeira, foi realizada a apresentação do blog e instruções para o acesso; Na segunda, deu início a utilização do blog, onde a cada aula ministrada sobre o conteúdo modelos atômicos, eram disponibilizados no blog materiais como: vídeos, textos complementares, simuladores, páginas de discussão e lista de exercício; Na terceira etapa, foi aplicado um questionário com o objetivo de avaliar o uso e aceitação do blog.

Resultado e discussão

A partir do início do conteúdo Modelos Atômicos, trabalhado pelo professor de Química, foi desenvolvido um blog, para ser utilizado como recurso pedagógico, no sentido de proporcionar maiores condições de apropriação dos conceitos trabalhados em sala de aula. A Figura 1, apresenta a página inicial do blog. Foram publicadas no blog, 16 páginas, formadas por textos, vídeos, listas de exercícios, simuladores e uma página de discussão. Durante o período de utilização do blog, foram registradas 800 visitas, 3.170 visualizações de páginas, com uma média de 3,9 páginas acessadas por visita e 46 comentários. As percepções dos alunos, quanto a utilização durante a abordagem do conteúdo Modelos Atômicos, foi verificada a partir da aplicação de questionário no formato Likert. A Tabela 1 apresenta os resultados obtidos sobre a avaliação do uso do blog. Os dados apontam que a soma dos percentuais referentes aos níveis A e B (Concordo plenamente e Concordo), resultam em aproximadamente 90% das respostas no questionário, sugerindo que a proposta, foi significativa para a compreensão dos alunos e confirma as potencialidades do blog inserido no contexto educacional. Os resultados da avaliação do blog vêm corroborar com pesquisas como de Barro (2009) e Marín e Donoso (2014), que evidenciam a ferramenta blog como eficiente e bem aceita para ser utilizada no ensino de química. Considerando as respostas das perguntas abertas, entende-se que os resultados de avaliação do blog, sugerem boa aceitação e mostram o blog como uma ferramenta de apoio ao ensino de química de fácil utilização. “Facilitou a compreensão do conteúdo, o blog oferece vídeos e outras atividades pra gente estudar” (Aluno A) “Ajudou muito na matéria de Química, posso usar para estudar em qualquer lugar” (Aluno B)

Figura 1

Página inicial do Blog Química Fácil, disponível em: http://quimicafacil.freeiz.com

Tabela 1

Frequências absolutas e relativas das repostas dos alunos para o questionário de Avaliação do Blog

Conclusões

A elaboração e execução do blog como ferramenta didática, teve o intuito de verificar se o uso do blog, possibilita melhores condições de apropriação de conhecimento de conteúdos trabalhados em sala de aula. Partindo do pressuposto de que o blog possui diversas potencialidades. Através dos resultados obtidos no questionário de avaliação do blog, constatou-se o potencial do blog e que sua utilização no espaço escolar, favorece e contribui na compreensão de conteúdos em disciplinas como a Química, como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem e de fácil utilização.

Agradecimentos

Ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão – GPEQUIMA, ao IFMA/Campus Codó e a UFMA/Campus Codó.

Referências

BARRO, M. R.; VERAS, L.; QUEIROZ, S. L. Blogs no ensino de química: análise de comentários publicados em disciplina de comunicação científica. Química Nova, v. 39, n. 2, p. 238-244, fev. 2016.
BARRO, M. R.; BAFFA, Ar.; QUEIROZ, S. L. Blogs na Formação Inicial de Professores de Química. Química Nova na Escola, v. 36, N° 1, p. 4-10, fev. 2014.
BARRO, R.M. Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química. 2009, 200 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009.
FARIAS, L. C; DIAS, R. E. Discursos sobre o uso das TIC na educação em documentos Ibero-Americanos. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 27, jul. /dez. 2013. p. 83 – 104.
FRAGA, V. M. et al. Blog como recurso pedagógico no ensino de ciências: as tecnologias de ensino na era dos nativos digitais.2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/. Acesso em 28/09/2017.
JÚNIOR, S.; COSTA, F. Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT–Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 15, p. 1-16, 2014.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004. 195 p.
MARÍN, V. I.; DONOSO, J. El uso del blog de aula como recurso complementário de la enseñanza presencial para el intercambio de información e interacción entre el profesorado y alumnado de primer año de química. Educación Química, v. 25(E1), p. 183-189, jun. 2014.
SANTOS, A.J.dos.; GROSSI, M. G.R.; PARREIRAS. M. de.L. O blog como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Lugares de Educação [RLE], v.4, n.8, p.92- 109, jan. /jun., 2014.
WORDPRESS. Disponível em: <https://wordpress.com/>. Acesso em: 25 jan. 2018. CMS, CONTENT MANAGMENT SYSTEM. Disponível em: https://claudiotoldo.files.wordpress.com/2008/07/criando-sites-com-cms.pdf. Acesso em 25 jan 2018.

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