O ENSINO DA QUÍMICA NA ANÁLISE DE ENZIMAS PROTEOLÍTICAS NOS ALIMENTOS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Ranieri da Silva, S. (UFPA) ; Monteiro da Silva, E.E. (UFPA) ; Gomes Dias, B.K. (UFPA) ; Bastos Atíde, A.M. (UFPA) ; Rodrigues Silva, M. (UFPA) ; Cunha de Sá, E.W. (UFPA) ; de Magalhães Marinho dos Santos, M. (UFPA) ; Cabral Modesto, S. (UFPA) ; Serrão da Silva, H. (UFPA) ; Santos Trindade, N. (UFPA)

Resumo

Este trabalho foi realizado em Belém na escola estadual Ruth Rosita de Nazaré Gonzales e mostra a importância e a necessidade de contextualização dos conteúdos no ensino de química para um melhor aprendizado do aluno. Para isso, foi feito uma análise enzimas proteolíticas nos alimentos através de um estudo das proteínas, já que estas participam de quase todos os processos biológicos, incluindo as enzimas, catalisando milhares de reações químicas desenvolvidas nos organismos.

Palavras chaves

QUÍMICA; ENZIMAS; PROTEOLÍTICA

Introdução

Atualmente, a Química é uma das áreas onde se tem um grande índice de dificuldades de aprendizagem. Um dos fatores que está diretamente ligado a esses obstáculos é a falta de contextualização, pois muitas vezes o conteúdo é apenas entregue ao aluno sem haver uma familiarização dos conhecimentos com as vivências dos estudantes (GERMANO et al., 2010; SÁ & SILVA, 2008). Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo o ensino de conceitos como, hidrólise e precipitação, através de um estudo interdisciplinar de um dos objetos da Bioquímica: as proteínas. Pois, pode ser levantar questões a serem discutidas sobre a análise de enzimas proteolíticas nos alimentos como uma forma de se ter uma aproximação dos conteúdos de química e situações cotidianas para fácil compreensão do discente. Em razão de que as proteínas e as enzimas proteolíticas reagem entre si e a partir do entendimento dessa reação pode-se tirar um amplo aprendizado. As enzimas proteases tem como objetivo a quebra das proteínas em fragmentos menores a partir da hidrólise das ligações peptídicas. Dessa forma, logo a proteína perderá suas características e propriedades e formará um gel. Porém, há fatores que impedem que isso aconteça, são eles: aumento da temperatura, o pH, solvente orgânicos, etc. Podem ser encontradas em frutas e produtos alimentícios como, o abacaxi (bromelina) e no amaciante de carne (papaína). (WILMO JUNIOR e WELINGTON FRANCISCO, 2006). As enzimas vêm sendo cada vez mais usadas na indústria alimentícia e em diversos ramos, são muito importantes para o metabolismo e na aceleração de processos químicos (MUSSATTO, FERNANDES e MILAGRES, 2007).

Material e métodos

Os materiais usados foram: uma solução de amaciante de carne (filtrado resultante da suspensão de 8g de amaciante em 10 mL de água), extrato de suco de abacaxi concentrado, solução saturada de sal de cozinha, obtida a partir da dissolução de aproximadamente 2 g de sal em 50 mL de H2O, álcool (etanol comercial 92%), gelatina em pó e clara de ovo. Foram preparados 6 tubos para cada um dos 6 grupos organizados no laboratório da escola. Em três dos tubos foi usado como substrato clara de ovo e como reagente agua, álcool e solução de sal de cozinha concentrado. Nos outros três tubos foi usado como substrato a gelatina e como reagente agua, extrato de abacaxi e solução de amaciante de carne. É importante ressaltar que cada tudo possuía um reagente especifico. A partir dessa preparação foi feito uma análise qualitativa das reações ocorridas em cada tubo. Em seguida, foi realizado uma soldagem dos conhecimentos teóricos, que poderiam explicar a causa e o aspecto de cada reação entre o substrato especifico e o seu reagente, através de um questionário contextualizado sobre o assunto.

Resultado e discussão

Após aplicarmos um questionário para tentar quantificar o quando o assunto foi absorvido pelo os alunos, e obtivemos alguns resultados. Na primeira questão tivemos 44% dos acertos (11 alunos), na segunda questão 64% dos alunos acertaram (16 alunos) e na terceira questão tivemos 60% de acertos (15 alunos). Com todo o empenho dos professores e dos estagiários, podemos perceber a dificuldade com a parte de bioquímica em sala de aula para ser entendida pelos os alunos, mas mesmo assim obtivemos resultados satisfatórios.

ACERTOS NO QUESTIONÁRIO



Conclusões

A reação das proteínas e as enzimas proteolíticas entre si e o entendimento da reação nos alimentos como tema de química, mostra que integrar a contextualização do conteúdo no processo de ensino-aprendizagem permite tornar assuntos com certo grau de dificuldade de Química mais agradáveis. Dessa forma, pôde se obter um resultado satisfatório de assimilação dos conhecimentos comprovados pela soldagem e pelas discussões feitas no laboratório acerca do assunto.

Agradecimentos

O grupo agradece a escola estadual Ruth Rosita de Nazaré Gonzales e a Faculdade de Química da Universidade Federal do Pará.

Referências

GERMANO, Carolina M. et al.. Utilização de Frutas Regionais como Recurso Didático Facilitador na Aprendizagem de Funções Orgânicas. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.

MUSSATTO, S. I.; FERNANDES, M.; MILAGRES, A. M. M. Enzimas: Poderosa ferramenta na indústria. Ciência Hoje, São Paulo, v. 41 (242), p. 28-33, 2007.

SÁ, H. C. de & SILVA, R. R. Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases. Acesso em: 14 ago. 2008.

WILMO JUNIOR e WELINGTON FRANCISCO. Proteínas: hidrolise. Precipitação e um tema para o ensino de química. Química nova escola. Núm. 24. 2006.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ