A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Moraes, A.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Feijó, G.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Santos, K.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Reis, A.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

Este estudo visa corroborar para a relevância da História da Ciência para o ensino de Química, bem como, evidenciar a contextualização e valorização da mesma como influenciadora no conteúdo de Equilíbrio Químico, facilitando conceitos complexos. O estudo contou com a mediação sobre a importância da História da Ciência para alunos de graduação e logo após foi realizado um experimento investigativo, além de utilizar um questionário para sondar a avaliação dos alunos de graduação. Os resultados obtidos alcançaram proporções que afirmam e seguram a História da Ciência como potencializadora no ensino de Química.

Palavras chaves

História da Ciência; Ensino de Química; Equilíbrio Químico

Introdução

O ensino de química tem sofrido diversas mudanças em suas estruturas metodológicas para proporcionar ao aluno o estímulo necessário para o interesse nesse conteúdo (CALLEGARIO et al., 2015). A antiga sistematização dos conteúdos, resolução de exercícios repetidas vezes, decoração de fórmulas e total desarticulação com o cotidiano do aluno, comprova a ineficácia de sua abordagem para o ensino. Surge como recurso para o ensino de química a História da Ciência que tem como objetivos oportunizar o conhecimento sobre as finalidades da História da Ciência, bem como, sua competência em mostrar uma ciência de forma mais contextualizada, dando importância para o processo de construção do conhecimento científico e ritualização do contexto vivido pelo cientista (SILVA, 2013). Diante disso, Duarte (et al, 2010) complementa que a introdução da História da Ciência no ensino de química torna a aula mais atrativa e oportuniza os debates sobre a ciência que cerca o aluno. Segundo Beltran (2013), a História da Ciência mostra a sequência de eventos que marcaram a evolução da ciência, beneficiando a sociedade e os caminhos percorridos por ela. Assim utilizando a História da Ciência para o ensino do conteúdo de Equilíbrio Químico tendo em vista esse tratamento como meio facilitador para a melhor compreensão desse conteúdo muito estudado no ensino médio e ensino superior. Uma vez que, o conteúdo de Equilíbrio Químico tem sido difundido de forma incompleta e de custosa assimilação por falta de conceitos mais definidos e base durante a educação.

Material e métodos

O estudo foi realizado com um grupo de 12 graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Habilitação em Química da Universidade do Estado do Pará, foi realizada uma oficina dividida em três momentos. No primeiro momento foi abordado o conteúdo de Equilíbrio Químico utilizando alguns conceitos da Termodinâmica com os graduandos para formação dos conceitos e/ou relembrança do conteúdo já estudado sendo direcionado pela abordagem da História da Ciência. No segundo momento, os graduandos foram direcionados a realizar um experimento relativo ao assunto estudado o qual foi conhecido como, experimento “garrafa azul”, no qual uma solução de 125 mL de hidróxido de sódio foi adicionada a outra de 125 mL de glicose (dextrose) dentro de um recipiente. Sucedendo a adição de 3 mL de azul de metileno e agitação do mesmo. O terceiro momento se deu de forma a investigar a prática realizada para o experimento e relacionar com a teoria estudada. Por fim, os graduandos responderam a um questionário com perguntas referentes a metodologia empregue na oficina e se a mesma foi eficaz para a sua sensibilização quanto a inserção da História da Ciência.

Resultado e discussão

Para Callegario et al. (2013), utilizar a história para clareza do presente pode ser uma alternativa para uma aula de química mais desafiadora e instigante para os alunos. Isso pode ser visto na resposta dos graduandos “C” e “F” que responderam, respectivamente, “a utilização da História da Ciência no início da aula me fez compreender porquê aquele cientista decidiu seguir aquela área de pesquisa” e “Ajudou muito, pois, se caso a aula tivesse iniciado com o conteúdo em si eu não saberia o motivo das pesquisas que levaram àquela descoberta”. Para Silva (2013) uma abordagem diferenciada e atraente, possibilitada pela História da Ciência, desperta no aluno o interesse em conhecer o contexto vivido pelo cientista e quais caminhos tomados por ele para se chegar ao resultado estudado. Para Beltran (2013), ao relacionar a história da química com o ensino, o professor cria um ambiente propicio para construção e reconstrução do conhecimento do aluno, visto que, são criadas interfaces que proporcionam uma correta visão da evolução do conhecimento e pensamento cientifico. A História da Ciência norteia o aluno para um pensamento mais profundo e reflexivo sobre os assuntos, dando a ele a oportunidade de se tornar um ser autônomo, capaz de elaborar suas opiniões sobre as problemáticas que o cercam e se posicionar de forma crítica dentro da sociedade (DUARTE, 2010).

Conclusões

A abordagem da História da Ciência salientou ser eficaz no ensino. Tal metodologia capacita o aluno para uma visão mais crítica da ciência e sociedade, além de dar autonomia e reconstrução dos saberes prévios dos alunos. Contudo, para tanto, o professor deve elaborar suas atividades de forma minuciosa, em razão de uma aula mal fundamentada e direcionada poderá se tornar apenas um “passeio” pela história e não algo mais atraente e proveitoso para uma melhor compreensão das bases científicas.

Agradecimentos

Referências

BELTRAN, Maria Helena Roxo. História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares. Abakós, Belo Horizonte: v. 1, n. 2, p. 67-77, mai. 2013.

CALLEGARIO, L. J. HYGINO, C. B. ALVES, V. L. O. LUNA, F. J. LINHARES, M. P. A História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão. Rev. Virtual Quim. v. 7, n. 3, p. 977-991, 2015.

DUARTE, Cairo Borges. PADIM, Dayton Fernando. EPOGLOU, Alexandra. LIMA, Viviani Alves de. A importância da História da Ciência na perspectiva de graduandos do Ensino Médio: a investigação em uma escola no Pontal do Triângulo Mineiro. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Brasília, DF: 21 a 24 de jul. 2010.

SILVA, Grasiele Ruiz. História da Ciência e experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de História da Ciência. Rio de Janeiro: v. 6, n. 1, p. 121-132, jan./jun. 2013.

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