CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA SOBRE INORGÂNICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AMAZONAS.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Meotti, P.R.M. (UFAM-IEAA) ; Wagner, C. (UFAM-IEAA) ; Santos, J.C. (UFAM-IEAA) ; Silva, G.A. (UFAM-IEAA) ; Malta, M.M. (UNIRON) ; Beleza, R.M. (UFAM-IEAA) ; Souza, M.G.P. (UFAM-IEAA) ; Silva, L.E.L. (UFAM-IEAA)

Resumo

Este projeto visou contextualizar as aulas de química inorgânica com o dia a dia dos estudantes do ensino médio da escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho – GM3, buscando despertar o interesse para que desenvolvessem um pensamento crítico e científico. Diante disso, os acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tiveram como objetivo levar, metodologicamente, a interação e observação da aula teórica e prática em sala de aula, e, respectivamente, expor sua relação. Com este trabalho foram obtidos resultados positivos para o aprendizado dos estudantes acerca da disciplina de química, através dos questionários aplicados. A partir disso, os futuros professores desenvolveram laços entre o ensino, pesquisa e extensão, adquirindo conhecimento e experiência profissional.

Palavras chaves

Ensino de química; Contextualização; Ensino-aprendizagem

Introdução

Para a realização desse projeto foi necessário analisar as principais dificuldades encontradas no ensino de química, principalmente relacionando a concepção do ensino-aprendizagem com a química inorgânica, procurando trazer uma solução para o ensino. Este estudo foi uma pesquisa qualitativa que procurou dirimir falhas e auxiliar novos métodos para os estudantes do ensino médio da rede das escolas públicas do município de Humaitá – Amazonas como uma forma de intervenção para uma pesquisa-ação.Ao realizar esta pesquisa, procuramos auxiliar os estudantes a um conhecimento relacionado a química de seu dia a dia, para transformar conhecimentos tradicionais em conhecimentos mais aprofundados e empíricas. Como afirma Rudio, (2003, p. 25). “Na ciência não basta apenas o indivíduo saber, mas considera-se de grande importância que o seu conhecimento seja constituído por conceitos adequados, claro e distintos [...]”. De acordo com essas afirmações, aprendizagem é mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento do aluno, adquirindo significado a partir da relação com seu prévio conhecimento, trouxemos não apenas o saber, mas sim, informações que os estudantes poderiam utilizar em outros meios. O trabalho desenvolvido teve como relevância o ensino e aprendizagem, relacionando a química inorgânica como um benefício para a sociedade,utilizando abordagens atualizadas para os métodos de ensino. Com isso, este projeto teve uma abordagem qualitativa e descritiva que procurou motivar e analisar o conhecimento prévio dos alunos do 2º ano 1 do ensino médio da Escola Estadual Plínio Ramos Coelho. Diante disso, foi necessário o domínio de conteúdo dos discentes envolvidos no projeto, uma vez quem futuramente, serão avaliados como professores.

Material e métodos

O município de Humaitá possui uma população estimada em 53.383 pessoas (dados de 2017). Atualmente conta com 2.427 alunos matriculados no ensino médio e 157 docentes, possui somente 3 escolas de ensino médio regular (IBGE), o que se mostrou insuficiente para a atual demanda, ocasionando a superlotação das salas de aula, podendo tornar o trabalho dos professores mais difícil que o normal, resultando em uma maior dificuldade em sanar as dúvidas dos estudantes. A escola em que foram realizadas as pesquisas está localizada no sul do estado. Para serem realizadas as atividades na escola foi necessário o envio de uma solicitação para que fosse autorizada tanto a visita, quanto a execução das atividades abordadas como uma aula teórica, sendo ministradas com o objetivo de expor o conteúdo de inorgânica. A turma escolhida continha 32 (trinta e dois) estudantes, desse modo, após expor o conteúdo, os alunos foram submetidos a uma aula prática, complementando a aula teórica. Esta aula teve como objetivo fazer com que os alunos manipulassem as vidrarias, reagentes, e que presenciassem os fenômenos inorgânicos de perto por meio do experimento “produzindo chuva ácida”. O método utilizado está dividido em dois: o primeiro estava relacionado com a observação e acompanhamento de uma aula teórica ministrada dentro de sala de aula, e o segundo com a realização de um experimento baseado na aula teórica, visando instigar os estudantes a um estudo aprofundado, buscando dirimir as dúvidas relacionadas a disciplina dentro do ambiente de estudo. Por conta do pouco tempo de cada aula, o projeto teve duração de apenas dois dias. O primeiro dia destinou-se a explicações e ao pré-teste, o segundo destinou-se a realização do experimento e a aplicação do pós-teste.

Resultado e discussão

Durante a explicação da aula, observou-se que alguns alunos interagiam o tempo todo, respondendo às perguntas dos discentes, ocorrendo assim a interação professor-aluno. O professor deve constantemente esforçar-se em buscar possibilidades de relação e tentar uma discussão dos diversos temas do dia a dia, tornando o ensino proveitoso. (MULLER, 2002). Após a aula ministrada, alguns questionamentos em relação ao tema, e observou-se que os alunos conseguiram desenvolver melhor as respostas, enriquecendo-as com mais palavras e desta vez apresentando compostos com que os alunos teriam contato no dia a dia. Posteriormente, foi entregue aos alunos, um pré-questionário contendo 4 perguntas, e tivemos o seguinte resultado, tabela 1. Analisando os dados, é possível comparar o pré-teste com o pós-teste, para de fato averiguar se os alunos entenderam o assunto abordado. Pois, a maioria dos alunos nunca tinham ouvido falar em inorgânica. Ainda com relação a tabela 1, a maior porcentagem de acertos deu-se na resposta da 2º pergunta, e dos erros com a 1º questão. O experimento feito dentro do laboratório utilizou materiais básicos e ao alcance de todos, sendo estes: um recipiente de vidro, pétala de flor, enxofre, uma colher, e fósforos ou isqueiro. O experimento foi um pequeno sistema de chuva ácida, um fenômeno que ocorre em cidades com uma alta taxa de poluição no ar.Após a experimentação, foi entregue aos alunos um pós-questionário com intuito de construir uma pesquisa qualitativa sobre sua aprendizagem, de acordo com o resultado da tabela 2, é possível analisar os erros e acertos cometidos pelos estudantes, sendo que a questão com mais acertos foi a número 2, onde a maioria citou como composto orgânico a água. Já a questão com mais erros foi a número 4, relacionada com os óxidos.

Tabela 1. Questões do Pré-teste

Esta tabela representa a quantidade de erros e acertos do discentes entrevistados. Fonte: informações dos pesquisadores

Tabela 2. Questões do Pós-teste

Tabela relacionada com as questões de erros e acertos do pós-teste. Fonte: informações dos pesquisadores

Conclusões

Com o trabalho realizado, foi possível notar a grande dificuldade dos estudantes com o aprendizado na química inorgânica. É notável que para a aprendizagem e conhecimento, os estudantes ficam mais envolvidos com experimentos rápidos e testes, auxiliando o entendimento. Desse modo, destaca- se o quão importante são as modalidades didáticas na sala de aula, pois, são uma forma de contextualizar os conteúdos estudantes com o dia a dia. A partir deste estudo foi possível identificar que as dificuldades de aprendizagem atendem a uma origem complexa que envolve vários aspectos.

Agradecimentos

Agradeço aos meu pais, meus amigos e professores, por toda a ajuda para que este trabalho desse certo.

Referências

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=am. Acesso em: 18/05/2018.
MULLER, Luiza de Souza. A Interação Professor - Aluno no processo Educativo. São Paulo, 2001.
RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

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