A QUÍMICA DOS FÁRMACOS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO E APRENDIZADO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

de Santana Carvalho, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Barros Silva, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Ricardo Silva Cardoso, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Luis Belém dos Santos, K. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Crisley da Conceição Silva, T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Riane Pantoja Paiva, (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Kelly Almeida Gonçalves, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Lacerda Ferreira, B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP))

Resumo

O fármaco é constituído de princípio ativo de um medicamento. As aulas sobre funções orgânicas geram constante falta de interesse dos alunos e é uma preocupação entre os profissionais da área. Por esse motivo, a abordagem da temática Química dos Fármacos para contextualizar com o dia a dia dos discentes, foi realizada com alunos do 3° ano de uma escola central do município de Santana-AP. A contextualização oferece influência sobre o ensino e aprendizagem do assunto. A abordagem da temática no ensino de Química, além de proporcionar o desenvolvimento do conteúdo de funções orgânicas, de forma contextualizada e favorecer o processo de ensino e aprendizagem, contribui para a formação do caráter cidadão dos alunos.

Palavras chaves

Química dos Fármacos; Funções Orgânicas; Ensino e Aprendizagem

Introdução

A química através de suas diversas facetas está presente em nosso cotidiano, correlacionada as necessidades básicas do ser humano, por exemplo: nos produtos, no combustível, nos meios de transportes motorizados e etc. Dentre todas as formas da química em nosso cotidiano, a dos fármacos contribui diretamente para nossa saúde. São os fármacos responsáveis pela cura de doenças agudas, infecções e dores das mais diversas, desde aquela causada por uma topada até as pós-cirúrgicas (BARREIRO, 2001). Os fármacos através da ação de cura para algumas doenças, ao qual fazem parte do grupo de compostos orgânicos sintéticos e que podem ser manipulados em laboratórios para desenvolver medicamentos, são formados por diversas substâncias químicas que apresentam em sua estrutura inúmeras funções orgânicas (PAZINATO, 2012). De acordo com Schllemer (2011), a utilização de projetos temáticos no desenvolvimento de conteúdo para o ensino médio gera alternativas a maneira tradicional e auxilia para compreensão dos conteúdos pelos alunos e do ensino de química. Na perspectiva de inserir essa problemática, o presente trabalho visa a abordagem de assuntos relevantes contribuindo com o ensino aprendizado dos aspectos da Química dos Fármacos, na tentativa de contextualizar o ensino de funções orgânicas na disciplina de Química que podem ser relacionados ao cotidiano do aluno.

Material e métodos

Para efetivação foi abordada uma pesquisa de cunho qualitativo na Escola Estadual Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior. A pesquisa foi realizada em duas semanas, com 30 estudantes do 3° ano do ensino médio, dividida em três etapas denominadas de: (a)investigação e pré-teste, (b)realização da prática experimental e (c)pós-teste. Na primeira etapa, houve uma investigação acerca do conhecimento dos alunos sobre a temática em questão, depois, foi realizada uma aula expositiva. Durante a aula procurou-se observar o esquema de assimilação dos participantes a partir do debate em sala de aula, e para dar início ao tema proposto um dos tópicos foi: “O que é Fármaco? O que é medicamento?”,"Em relação à composição química, você acha que os medicamentos são compostos por quais grupos das Funções Orgânicas?” com ênfase nas funções orgânicas presentes nos medicamentos, apresentando aos alunos algumas moléculas, como ácido ascórbico, ácido acetilsalicílico e paracetamol. Posteriormente, os alunos responderam um questionário contendo 10 perguntas referentes ao tema Fármacos e Funções Orgânicas. Na segunda etapa, em uma aula de 50 minutos, ocorreu a realização de um experimento para a obtenção do iodofórmio (usado como antisséptico). Os estagiários orientaram os alunos em relação à utilização dos materiais (reagentes e vidrarias) e ao objetivo da Síntese do Iodofórmio, realizado a mesma metodologia de Medeiros e Resende (2007). As reações envolvidas (Ver Figura 1) foram explicadas aos estudantes. Na terceira etapa, foi aplicado um pós-questionário para identificar as principais diferenças que a proposta gerou nos alunos.

Resultado e discussão

No pré-questionário, uma das questões foi sobre se alunos sabiam o que eram fármacos, verificou-se que 96% dos alunos não tinham conhecimento do significado e 4% respondeu que sim, que tinha a ver com medicamentos, mas não conseguiram complementar. No pós-questionário, o objetivo era obter a avaliação em relação a etapa onde os alunos sintetizaram o iodofórmio (o experimento proposto foi de fácil execução, de baixo custo e demonstra de forma simples a obtenção de um medicamento) para verificar o nível de aprendizagem sobre funções orgânicas. No experimento, o álcool ou a acetona reagindo com a tintura de iodo, na presença de solução de hidróxido de sódio (aquosa), ocorre à formação de iodofórmio (um sólido amarelo-claro insolúvel em água) que precipita (ver figura 1). Constatou-se que 98% dos participantes fez uma avaliação positiva da temática Química dos Fármacos, fazendo diversas assertivas, tais como: “é muito importante saber sobre”, “é legal na aula de Química, a gente aprende mais e nos diverte”, “bem interessante”; “é uma nova forma de aprender”, entre outras. Os alunos gostaram da realização do experimento para o reconhecimento dos grupos funcionais. Tais objetivos puderam ser alcançados através das respostas obtidas do pré e pós-questionário, conforme disposto na Figura 02, comprovando a abordagem da temática Química dos Fármacos são eficientes para o processo de ensino e aprendizagem de Funções orgânicas álcool e cetona.

Figura 1

Reação do Iodo com a acetona (a) e com o álcool (b) produzindo o Iodofórmio.

Figura 2

Relação de Acerto e acerto dos Alunos

Conclusões

Para contribuir para a melhoria do ensino e aprendizado de Química, foi possível correlacionar o conteúdo de funções orgânicas com o tema Química dos Fármacos através de abordagens do cotidiano pode ser uma alternativa, visto que associa e conscientiza os alunos no que tange ao uso e descarte de medicamentos. Por fim, a Química dos Fármacos pode se ratificar a importância no ensino e aprendizado que despertou um grande interesse por parte dos alunos pelo assunto em questão, servindo como conexão entre o conhecimento prévio e o conhecimento científico de forma contextualizada.

Agradecimentos

A Instituição pelo ambiente criativo е amigável que proporciona. Ao professor Kelton Luis Belém dos Santos, pela orientação, apoio е confiança.

Referências

BARREIRO, E. J. Sobre a Química dos remédios, dos fármacos e dos medicamentos, Química Nova na Escola, São Paulo, n. 3, p. 4 - 9, 2001.
PAZINATO, M.S.; BRAIBANTE, H.T.S.; BRAIBANTE,M.E.F.; TREVISAN, M.C.; SILVA, G.S. Uma abordagem diferenciada para o ensino de funções orgânicas através da temática medicamentos. Química Nova na Escola, v. 34, n. 1, p. 21-25, 2012.
SCHLLEMER, M.A. Projeto temático no ensino médio: reflexão sobre a contribuição para o aprendizado. UTFPR.

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