ANÁLISE E DISCUSSÃO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO: POLÍMEROS E SUAS APLICAÇÕES

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, G.L.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Carvalho, J.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Araújo, H.F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Neto, D.R.N. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, R.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Diniz, V.W.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

O livro didático consiste em um dos recursos pedagógicos mais utilizados e presentes nas salas de aula do Brasil, sendo portanto, um instrumento de grande valor educacional. Assim, o presente trabalho procura avaliar os livros usados no 3ºano do Ensino Médio das escolas públicas da região metropolitana de Belém-PA com as abordagens feitas sobre o assunto de Polímeros e se eles estão realmente de acordo com os critérios estipulados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). As análises e a conclusão foram obtidas através de uma detalhada descrição dos critérios necessários para que o livro atenda às necessidades de uso. Após as análises, constatou-se que os livros atendem parcialmente os critérios exigidos e que houve um considerável desenvolvimento dos (PCNEM).

Palavras chaves

Livros Didáticos; Polímeros; PCNEM

Introdução

Segundo os PCNEM (1999), o aprendizado de Química pelos alunos do Ensino Médio demanda uma compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que assim possam julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola, bem como tomar decisões autonomamente, enquanto indivíduos e cidadãos. No entanto, de acordo com (ABRAMOVAY; CASTRO, 2005), na escola brasileira o ensino tem sido tradicionalmente livresco e descontextualizado, levando o aluno a decorar, sem compreender os conceitos e sua aplicabilidade. Assim, as Ciências experimentais são desenvolvidas sem muita relação com o cotidiano e, como resultado, poucos alunos se sentem atraídos por elas. Nessa perspectiva, a escolha do Livro Didático (LD) é de grande relevância, uma vez que constituem um recurso fundamental em muitas escolas, sendo, inclusive, o único material de apoio didático disponível para alunos e professores. Assim, é importante que os educadores selecionem de forma crítica, consciente e condizente com a realidade em que a escola esteja inserida. Um grande passo na direção de uma avaliação criteriosa do (LD) foi a implementação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) pelo Ministério da Educação (MEC). A partir de 1995, o PNLD passou a realizar uma análise e avaliação pedagógica dos LD's, excluindo aqueles que não atendessem aos objetivos educacionais propostos (BIZZO apud VASCONCELOS e SOUTO, 2003). Desse modo foi realizada uma análise em quatro LD's do 3ºano do Ensino Médio com enfoque no conteúdo de Polímeros, a escolha do conteúdo foi feita a partir do ponto em que se reconhece a presença do tema no cotidiano do aluno que por sua vez não consegue relacionar de forma consistente.

Material e métodos

O trabalho caracteriza-se como bibliográfico no qual foi selecionado 04 (quatro) livros didáticos de Química do 3º ano do Ensino Médio, conforme é mostrado na Tabela 1. As obras foram analisadas com objetivo de certificar se tais livros seguem os critérios exigidos pelo (PNLD), bem como a importância que os mesmos possuem como agente facilitador no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Polímeros. Assim, para análise, adotou-se os critérios: (1) Imagens presentes no Livro Didático; (2) Linguagem e rigor científico; (3) Atividades experimentais propostas; (4) Evolução histórica do conteúdo; (5) Contextualização do conteúdo; (6) Abordagem metodológica do conteúdo; (7) Abordagem da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); (8) aspectos inerentes aos exercícios e problemas que são disponibilizados. O (1) se refere às figuras, analisando se elas estão em conformidade com o que o texto apresenta. O (2) procura analisar se o autor se preocupou com o entendimento do aluno ao mesmo tempo em que usou a linguagem científica, fazendo assim com que o aluno vá se habituando com uma linguagem mais rebuscada. Já o (3) e o (5) tratam de como o assunto é abordado quando se relaciona com o cotidiano, levando o aluno a articular o tema ao seu dia a dia através dos exemplos e experiências aprendidas em sala de aula. O (4) vem mostrar a necessidade de um ensino que busque compreender a história da Química, como fruto de uma construção histórica, política, econômica e social que se dá através dos tempos. O (6) e (7) buscam elevar a capacidade de pensar do aluno, articulando o tema ao desenvolvimento tecnológico e sua relação com o meio ambiente. Por fim, o (8) procura observar se os exercícios buscam uma intertextualidade entre os assuntos e vestibulares atuais.

Resultado e discussão

Em relação ao critério (1) os quatro livros são satisfatórios aos requisitos, trazendo imagens contextualizadas e significativas. No critério (2), todos abordam uma linguagem estratégica ao relacionar os termos científicos com uma linguagem do cotidiano sem perder o rigor científico. Já em relação ao critério (3), apenas os (LD1) e (LD2) encontram-se de forma satisfatória ao propor situações-problemas, sendo mais expressivo no (LD2) ao trazer dicas de segurança e descarte dos resíduos, algo que não ocorre no (LD3), o qual apresenta um experimento de modo bem simplista, o que é agravado no (LD4) o qual não há experimentação, sendo um ponto negativo ao livro, uma vez que a experimentação torna o conteúdo mais palpável e dinâmico, de acordo (GIORDAN, 1999), o qual entende a construção do conhecimento científico/formação do pensamento como dependente de uma abordagem experimental que se dá majoritariamente no desenvolvimento de atividades investigativas. Em relação ao critério (4), todos os livros são vistos de forma insatisfatória ao abordar os aspectos históricos de modo genérico, superficial, pontual, sem articulação entre si, não dialogando assim com os (PCNEM), os quais enfatizam que a história da química, como parte do conhecimento socialmente produzido, deve permear todo o ensino de química, possibilitando ao aluno a compreensão do processo de elaboração desse conhecimento, com seus avanços, erros e conflitos (Brasil, 1999). A abordagem contextualizada e a metodologia bem empregada é presente nos quatro livros, atendendo assim ao critério (5) e (6), respectivamente. Sobre a abordagem da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), apenas o (LD3) não condiz com o critério (7). Por fim, todos os (LD's) apresentam um grande acervo de exercícios (8).

Livros didáticos de Química do 3º ano do Ensino Médio

TABELA 1: Identificação dos livros didáticos, denominados de LD1, LD2, LD3, LD4, respectivamente.

Conclusões

Os quatro livros escolhidos para análise do assunto relacionado aos Polímeros, ao serem avaliados com base nos critérios necessários para um bom aprendizado do conteúdo, atendem parcialmente os critérios exigidos, visto que encontraram-se com poucas falhas e insatisfatório apenas em alguns critérios, entretanto, não comprometem no processo de ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

Referências

ABRAMOVAY, M. & CASTRO, M.G. Ensino médio: múltiplas vozes. UNESCO, MEC, Brasília, 2005.
ANTUNES, Murilo Tissoni. Ser Protagonista: química 3º ano. São Paulo: Edições SM, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Média e
Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: Ciências da
natureza, matemática e suas tecnologias.Brasília: MEC/ SEMTEC, p. 62-79,
1999.
FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: ensino médio. 2ª ed. São Paulo. Atica, 2016. Vol 3.
GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, 1999.
PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano. 3ª ed. São Paulo, 2003. Vol 3.
SANTOS, Wildon; MÓL, Gerson (Coord). Química Cidadã. 3ª ed. AJS, p. 163-184, São Paulo, 2016.
VASCONCELOS, Simão D.; SOUTO, Emanuel. O Livro Didático de Ciências no Ensino Fundamental - Proposta de Critérios para Análise do Conteúdo Zoológico. Ciência e Educação, v. 9, n 1, p. 93 – 104, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n1/08.pdf>. Acesso em: 20 abr 2018.

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