A utilização do jogo lúdico no ensino dos elementos da tabela periódica

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Ramalho, D. (UFPA) ; Souza, M. (UFPA) ; Anjos, B. (UFPA) ; Silva, G. (UFPA)

Resumo

O trabalho teve como objetivo a aplicação de um jogo intitulado Dominó Químico, o qual desenvolvemos conhecimentos referentes a Tabela Periódica dos Elementos. Além disso, os alunos puderam ter uma aula fora dos padrões de ensino tradicional, pois tiveram a oportunidade de aprender brincando. É comum a Química ser mal compreendida entre os alunos devido a dificuldade da abordagem, desta forma, se faz necessário a utilização de métodos para uma melhor receptividade e um desses métodos, sem dúvida, são os jogos lúdicos. O devido trabalho foi aplicado na Escola Estadual Marta da Conceição, na Ilha de Cotijuba-PA, em um evento intitulado ciência na ilha. O evento tem intuito de promover o intercâmbio entre pesquisadores e comunidades ribeirinhas. Para a elaboração do trabalho foi utilizado

Palavras chaves

lúdico; tabela periódica; recurso didático

Introdução

Atualmente, na prática docente a utilização dos recursos didáticos tais como a ludicidade dos jogos tem auxiliado nas ministrações das aulas dos educadores,o qual abordagem do assunto torna-se mais dinâmica, proporcionando uma rápida compreensão dos educandos. De acordo com Russel (1999) as atividades lúdicas são capazes de promover a compreensão do conhecimento químico, o que motiva os alunos a gostarem da disciplina ,o que fomenta eles a quererem buscar mais conhecimento ,mediante a essa forma inovadora do educador. Diante disso , os professores de química tem utilizado os jogos lúdicos de forma didática ,o que tornar o aprendizado de química mais divertido e prazeroso.Segundo Borges e Oliveira (1999), os jogos didáticos têm uma importante relação com o desenvolvimento da inteligência,o que torna uma ferramenta útil para o processo de aprendizagem dos conceitos,o que motiva de forma positiva o aluno a desenvolver o conhecimento durante a sua aprendizagem.Já Soares (2006), mostra que o jogo é um instrumento o qual desperta o interesse do educando, sendo que o aluno é instigado através desse recurso didático.Com tudo isso,os jogos são grandes incentivadores para trabalhar em equipe e obter uma interação do aluno-professor o que auxilia o raciocínio e habilidades,proporcionando assim,a aprendizagem de conceitos (Vygotsky, 1989).

Material e métodos

O devido trabalho foi aplicado na Escola Estadual Marta da Conceição no, na Ilha de Cotijuba-PA, em um evento intitulado ciência na ilha. O evento tem intuito de promover o intercâmbio entre pesquisadores e comunidades ribeirinhas. Para a elaboração do trabalho foi utilizado os seguintes materiais: papelão, papel A4, canetinha tesoura e cola.

Resultado e discussão

Sabendo da grande importância do ensino e aprendizagem dos Elementos Químicos e da Tabela Periódica, o jogo Dominó Químico foi acolhido pelos alunos de forma positiva e eficaz, pois os alunos do ensino médio da escola Marta da Conceição conseguiram jogar de forma descontraída e aprender significativamente através do lúdico.

Conclusões

Deste modo, podemos destacar que o trabalho foi aplicado com êxito, reforçando a ludicidade para o ensino e aprendizagem da Química e mais especificamente dos principais elementos da Tabela Periódica, bem como suas principais características. É válido ressaltar também que os alunos mostraram grande interesse pela abordagem do conteúdo devido este não ser exposto da forma tradicional

Agradecimentos

Aos colegas de classe em especial a Aline Oliveira e Brunna Fernndes.

Referências

RUSSEL, J.V. Using games to teach chemistry. Jornal of Chemical Education, v.76,
n.4.p. 481 - 484 1999.
BORGES, M.A.F e OLIVEIRA, S.P. Learning biology with gene. Proceedings of the
PED’99 Conferece, Exeter, England, 1999
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
SOARES, M.H.F.B. e CAVALHEIRO, E.T.G. O ludo como um jogo para discutir
conceitos em termoquímica. Química Nova na Escola, n. 23, p. 27-31, 2006.


Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ