Jogo “Organik”: Um Jogo Pensado para Auxiliar na Fixação dos Conceitos da Nomenclatura IUPAC para Compostos Orgânicos

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Almeida Cotrim, B. (IFRJ)

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi o desenvolvimento de um jogo que ajude ao aluno fixar o conteúdo de nomenclatura de compostos orgânicos de maneira lúdica. O jogo possui dois grupos de cartas sendo um representando os afixos utilizados na nomenclatura de compostos orgânicos e o outro representando as estruturas químicas. No jogo, cada participante recebe as cartas de afixos e viram-se cartas de estruturas que são expostas a todos. Cada participante pode baixar suas cartas de nomenclatura na mesa deste que forme uma das estruturas representadas nas cartas viradas ou que represente qualquer outra nomenclatura de um composto viável. O jogo apresenta a possibilidade de desenvolvimento de diferentes estratégias onde o aluno exercita o seu conhecimento dos conceitos de química orgânica.

Palavras chaves

Jogo Didático; Nomenclatura IUPAC; Química Orgânica

Introdução

A nomenclatura IUPAC de compostos orgânicos é constituída de normas sistemáticas e não ambíguas com o fim de que dois compostos orgânicos distintos não possam ter o mesmo nome e que, uma vez se sabendo um nome IUPAC, se possa representar a fórmula estrutural do composto de forma inequívoca (FERNANDES A, C. et. al. 2010). Talvez por ser resultado de uma convenção arbitrária, o aprendizado da nomenclatura é considerado, muitas vezes, pelos alunos como desinteressante e tediosa. Por outro lado, uma vez aprendidas as regras de formação dos nomes IUPAC e os significado dos afixos (frações de palavras como prefixos, infixos e sufixos), a prática de nomear os compostos orgânicas pode se tornar um exercício fácil e até prazeroso. Muitas vezes, porém, fica no professor, o sentimento de que, o aluno por não conseguir ultrapassar esta barreira inicial, não consegue se interessar e acompanhar o conteúdo desta parte da disciplina. Acredita-se que o uso de jogos didáticos em sala de aula pode ajudar na fixação do conteúdo de química (TEIXEIRA, 2016) e, neste caso específico, busca-se este resultado através da associação das regras de nomenclatura às regras do jogo e do componente lúdico que o jogo insere neste aprendizado. Pelas razões citadas anteriormente, se desenvolveu o jogo “Organik” que consiste em um jogo de cartas que pretende ser uma ferramenta auxiliar de sedimentação dos conceitos de nomenclatura IUPAC. O objetivo do presente trabalho foi o desenvolvimento de um jogo que ajude ao aluno fixar o conteúdo de nomenclatura de compostos orgânicos de maneira lúdica, mas que, ao mesmo tempo, possua uma jogabilidade tal que possibilite o desenvolvimento de diferentes estratégias e que, consequentemente, faça com que o aluno seja estimulado a jogá-lo diversas vezes.

Material e métodos

O jogo foi desenvolvido como dois grupos de cartas sendo um dos grupos de cartas representando os afixos (sufixos, infixos e prefixos) utilizados na nomenclatura orgânica dos compostos de diferentes funções orgânicas. Foram representadas as principais funções ensinadas no ensino médio, a saber: Alcano, alceno, alcino, álcool, éter, amina, amida, aldeído, cetona, ácido carboxílico e éster. O baralho foi elaborado de maneira a cobrir cadeias de 1 a 6 carbonos (também cobrindo compostos cíclicos) além de ramificações de um e dois carbonos (metil e etil). As cartas de afixos foram divididas em três tipos: a) Cartas de afixos padrão (todos os afixos menos os de ésteres e ácidos carboxílicos), b) Cartas de ésteres e ácidos carboxílicos e c) Coringas. Nas cartas de afixo foram representados afixos tanto no canto superior esquerdo quanto no canto inferior direito da carta. Com exceção da carta ¨ciclo¨, todas as demais apresentam afixos distintos na parte superior e inferior. Nas cartas de ésteres e ácidos carboxílicos foram representados os dois afixos que são necessários para cada uma dessas funções. No caso do ácido carboxílico, foram representados os afixos ¨ácido¨ e ¨óico¨ (nesta ordem) e, no caso do éster, os afixos ¨ato¨ e ¨ila¨ (nesta ordem). Os coringas foram desenvolvidos como cartas pluripotentes, para poderem substituir qualquer um dos afixos do baralho. Em cada carta coringa foi feita a representação gráfica de uma diferente molécula orgânica historicamente importante. No segundo grupo de cartas foram representadas as estruturas químicas de um composto químico e, abaixo desta, a pontuação equivalente de cada carta.

Resultado e discussão

O jogo “OrganiK” foi desenvolvido como sendo uma ferramenta para a fixação do conteúdo de nomenclatura IUPAC de compostos orgânicos. Buscou-se desde o princípio que não se prevalecesse somente lado didático do jogo, mas que também, houvesse o desenvolvimento de uma dinâmica onde o jogo permitisse a criação de diferentes possibilidades de jogadas e estratégias que tornassem o jogo dinâmico e atrativo de maneira a permitir que o mesmo não se tornasse repetitivo e motivasse os alunos a jogá-lo mais de uma vez. Observou-se que o número de afixos na nomenclatura de compostos orgânicos, mesmo se atendo somente às funções químicas do universo escolhido, era muito grande. Por essa razão, se optou por colocar dois afixos distintos na maioria das cartas. No início do jogo, cada participante recebe as cartas de afixos e, antes da primeira jogada, vira-se uma das cartas de estruturas. Essa carta fica na mesa exposta a todos os jogadores. Em sua primeira jogada, cada participante pode baixar suas cartas de nomenclatura na mesa deste que formem, em sua sequência, o nome de um composto químico representado em uma das cartas viradas ou algum outro composto viável. O número de cartas baixadas e a pontuação indicada em cada carta de estrutura indicam a pontuação de cada jogador Ao final de cada jogada, o jogador deverá descartar uma carta e, em seguida, esta poderá ser comprada por algum outro jogador. O segundo jogador deverá revelar uma segunda carta de estrutura química e executar o jogo de maneira análoga ao primeiro jogador. Na rodada seguinte, cada jogador, antes de sua jogada, deve comprar o número de cartas necessário para recompor o número de cartas em sua mão e o jogo segue de maneira similar ao descrito anteriormente. Ao final, será vencedor o jogador com maior pontuação.

Conclusões

Acredita-se que se tenha conseguido alcançar o objetivo inicialmente buscado que seria o desenvolvimento de um jogo que auxiliasse a fixação do conteúdo de nomenclatura de compostos orgânicos de uma maneira lúdica e atrativa aos alunos. O jogo apresenta a possibilidade de desenvolvimento de diferentes estratégias onde o aluno exercita o seu conhecimento dos conceitos de química orgânica através da concatenação de afixos, conhecimento este, que deve estar aliado à criatividade para a imaginação das diferentes possibilidades de compostos a serem representados com as cartas à disposição.

Agradecimentos

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Referências

FERNANDES, A. C.; HEROLD, B.; MAIA, H; RAUTER, A. P.; RODRIGUES, J. A. R.; Guia IUPAC para a Nomenclatura de Compostos Orgânicos, 1ª Edição, Editora Lidel, 2010.

TEIXEIRA, M. H. C. Jogos lúdicos de Química Orgânica para o ensino médio. Reveq: Revista Vivências em Educação Química, v. 2 no 2, 19-34, 2016.

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