PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, SOBRE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DA QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, L.V.C. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Aprigio, S.S.O. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/ CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ)

Resumo

A escola, por dispor de um espaço que visa à construção de um conhecimento sistematizado e formal, é um ambiente propício para a disseminação de competências e habilidades que norteiam os fundamentos da educação ambiental, desde que inseridos de maneira permanente, organizado e não fragmentado. Nessa perspectiva, o ensino de química pode oportunizar aos alunos, associarem aspetos inerentes da educação ambiental aos conteúdos dessa disciplina. Assim, o presente trabalho aborda uma análise da abordagem e percepção dos alunos do ensino médio, sobre a educação ambiental no âmbito escolar e, para tanto, foi aplicado um questionário, no formato Likert. Foi possível obter um panorama satisfatório sobre a percepção dos alunos (84%), aos conhecimentos que eles apresentam sobre a educação ambiental.

Palavras chaves

Educação Ambiental; Ensino de Química; Escala Likert

Introdução

A Educação Ambiental (EA), objetiva proporcionar as pessoas, conhecimento para uma compreensão crítica do meio ambiente, com a aquisição de visões de mundo que possibilitem o respeito pela vida, a fim de ajudar a elucidar valores que contribuem para da utilização adequada dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida (SILVA, 2012). Desse modo, amplia-se a necessidade de transformações para a superação dos desrespeitos ambientais, da apropriação da natureza e da própria humanidade como objeto de exploração e consumo (BRASIL, 2007; PEREIRA; HORN, 2009). Nesse entendimento, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, enfatizam que os conhecimentos propagados no ensino da Química devem contribuir para uma visão de mundo mais planejada e menos fragmentada, contribuindo para que o aluno se perceba inserido em um mundo que ocorrem constantes mudanças (BRASIL, 2000). Os saberes associados a essa disciplina, tem implicações diretas sobre o cotidiano, estabelecendo fundamentos e procedimentos na vida da sociedade, seja via fármacos, aditivos alimentares, versatilidade de matérias e fontes de energia. Assim, o grau da ciência e tecnologia na sociedade atual mostra a importância de envolver no ensino de química discussões entorno das práticas sociais (LEAL, 2010). Assim, reconhecendo a importância da educação ambiental como uma prática educativa primordial para a transformação social, o presente trabalho apresenta uma análise quanto à disseminação de conhecimentos acerca da EA no ambiente escolar, em particular no ensino médio, associados com o estudo da disciplina de química. Nesse contexto, pretende-se refletir, discutir e problematizar a articulação, compreensão de conceitos e a percepção do saber ambiental dos alunos na última etapa da educação básica.

Material e métodos

Para o levantamento de dados desta pesquisa com relação à prática da educação ambiental na escola, foi investigado um grupo de 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede Estadual do municipal de Codó/MA. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo 12 itens, dos quais 7, correspondem a questões fechadas no formato da escala Likert, baseado no grau de concordância do respondente: Concordo Plenamente, Concordo, abordados neste trabalho como Índices Positivos de Análise (IPA), Discordo Plenamente, Discordo e Indeciso, considerados neste trabalho como Índices Negativos de Análise (INA), 3 perguntas abertas e duas perguntas fechadas com múltipla escolha. O questionário aplicado para os alunos teve como finalidade verificar quais informações eles possuíam a respeito da educação ambiental e se o uso e descarte do plástico, bem como a poluição causada por esse material, foi alvo de estudo na escola. Como técnicas de análise de dados, foram utilizadas a análise estatística e de conteúdo. A análise estatística, foi utilizada para o tratamento de dados obtidos com as respostas dos alunos ao questionário no formato Likert. Para tanto, foram utilizadas representações gráficas, no formato de histogramas de distribuição de frequências absolutas e relativas, gerados a partir das repostas dos alunos no questionário aplicado. Para a análise das perguntas abertas, foi utilizada a análise de conteúdo, pois, essa técnica de análise demonstra as características e os significados teóricos presentes nos dados obtidos (OLIVEIRA, 2011).

Resultado e discussão

A análise das concepções dos alunos a respeito de questões socioambientais no âmbito escolar corresponde um mecanismo importante para entender a maturidade do conhecimento do aluno a respeito dessa temática. Na Tabela 1, são apresentadas as distribuições das frequências percentuais e absolutas das respostas dos alunos para o questionário aplicado. O exame da distribuição das frequências aponta que os IPA (A e B) obtiveram valores percentuais consideráveis em relação aos INA (C, D e E), com uma frequência acumulada de 84,6%. Assim, os dados evidenciam que, no geral, os alunos apresentam conhecimento sobre os conceitos da Educação Ambiental. Na Tabela 2 apresenta uma visão mais detalhada sobre cada uma das afirmativas. Os dados revelam um posicionamento positivo sobre a percepção ambiental dos alunos. Na afirmativa n3, percebe-se que o debate de questões socioambientais através de projetos temáticos é aceitável pelos alunos, com IPA de 92%. Quanto à importância de relacionar conteúdos às experiências dos alunos (n5), 72% dos alunos reconhecem a existência de uma abordagem na disciplina de Química que contempla esse aspecto. Quando perguntado aos alunos se a escola já desenvolveu algum projeto sobre o impacto ambiental que o plástico provoca, 48% dos respondentes afirmaram que a sua escola nunca desenvolveu nenhum trabalho voltado a essa temática, enquanto que, 44% dos responderam que o tema já havia sido alvo de trabalhos desenvolvidos pela escola. No entanto, percebe-se no discurso de alguns alunos, que o estudo dessa problemática não é comum e nem contínuo, como observado em algumas respostas expressas pelos alunos, como: “Não, já fizemos sobre o mau uso da energia elétrica” (Aluno 1); “já desenvolveu, só que não foi pra frente, seria bom se continuasse” (Aluno 2).

Tabela 1

Frequência das respostas para o questionário aplicado com os alunos

Tabela 2

Media, desvio padrão e percentual das respostas obtidas na aplicação do questionário com os alunos.

Conclusões

É notório, que mesmo com um enfoque que privilegia a temática ambiental nas escolas, esses procedimentos muitas vezes se constituem de atividades pontuais, e não rara às vezes, são realizadas sem o cuidado de englobar a realidade, desprovidas de conexão com as experiências do aluno. Assim, as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, esclarece que, oportunizar aos estudantes o reconhecimento dos problemas que envolvem sua realidade bem como os que acontecem num contexto geral deve ser figura indispensável na educação básica (BRASIL, 2006).

Agradecimentos

Ao IFMA/Campus Codó, a UFMA/Campus Codó e ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão – GPEQUIMA.

Referências

BRASIL, Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/ MEC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Brasília, 2007.
______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais ensino médio: Bases Legais. Brasília, 2000.
______. Secretaria de educação básica. Orientações Curriculares para o
Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas a Tecnologias. Brasília:
MEC/SEB, 2006.
LEAL, M. C. Didática da Química: fundamentos e práticas para o Ensino Médio. Dimensão. Belo Horizonte, 2010, 120 p.
OLIVEIRA, M. F. de. Metodologia científica:um manual para a realização de
pesquisas em Administração / Maxwell Ferreira de Oliveira. -- Catal.o: UFG, 2011.
PEREIRA, Agostinho Oli Koppe; HORN, Luiz Fernando Del Rio (orgs.) Relações de consumo: meio ambiente. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009.
SILVA, A. C. A.; FRANCO, R. L; SILVA, P. D. S. A educação ambiental nos livros didáticos de química: os livros indicados pelo PNLD/2012. Divisão de ensino de química da sociedade brasileira de química. 2012.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ