ESTUDO DE CASO: O TEATRO CIENTÍFICO COMO ALTERNATIVA LÚDICA E PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM CAXIAS (MA)

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Júnior, M.F.B. (UEMA) ; Filho, R.C.D.M. (UEMA) ; Santos, I.M.C. (UEMA) ; Moura, Y.P.S. (UEMA) ; Silva, A.S. (UEMA)

Resumo

A Química é encarada pelos alunos como uma disciplina complexa. Isso torna grande a necessidade da busca por novas metodologias inovadoras. Diante dessas dificuldades, o presente trabalho objetivou apresentar aos alunos da escola Eugênio Barros da Cidade de Caxias, Maranhão, o teatro científico como ferramenta lúdica pedagógica, para o processo de ensino-aprendizagem da tabela periódica a partir da realização de uma peça teatral científica, intitulada “Os vingadores da Química”, escrita por Bruno Ventura. Questionários foram utilizados visando avaliar se o teatro cientifico ajudou no processo de aprendizagem da tabela periódica. Através dos questionários constatou-se que os alunos não só tiveram uma boa assimilação do conteúdo como também se interessaram pela união da ciência com a arte.

Palavras chaves

Ensino de Química; Tabela Periódica; Teatro Científico

Introdução

Os professores da disciplina de Química deparam-se diariamente com alunos desmotivados, que encaram a Química como uma ciência teórica, praticamente inacessível, pouco ligada ao cotidiano; algo muito sério, que só interessa aos “cientistas” e onde o prazer de saber, a alegria de conhecer e o humor não têm lugar (SARAIVA, 2007). Sabe-se que é papel da educação formar pessoas críticas e criativas, que inventem, criem e construam conhecimento, não devendo aceitar simplesmente modelos antigos (CHASSOT, 2003). Nesse contexto, reforça-se a importância de se ter alunos ativos, que cedo aprendam a desenvolver um senso crítico e investigador. Assim, a formação escolar deve ser ampliada, democratizada, buscando novos padrões de qualidade. A educação escolar deve desenvolver hábitos mentais e atitudes que atendam ao indivíduo na sua necessidade informativa e formativa, para que se torne efetivamente cidadão (SILVEIRA; SILVA; FILHO, 2011). Nesse sentido, o teatro científico tem como finalidade divulgar o conhecimento científico através de peças teatrais visando uma evolução para uma educação interdisciplinar. Isso torna possível impulsionar o interesse pela ciência e, em particular, pela química, nos estudantes e no público em geral. Segundo Saraiva (2007, apud MONTENEGRO, 2005), o teatro tem todas as potencialidades para ser encarado como um veículo transmissor de conceitos científicos, através do qual a aprendizagem é feita de uma forma simples, lúdica e agradável. Dessa forma, esse trabalho consistiu em utilizar o teatro científico como uma ferramenta motivacional para os alunos das escolas de educação básica para desenvolverem a curiosidade e interesse pela disciplina de Química.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido com alunos de Ensino Médio do turno matutino da Escola Estadual Eugênio Barros, localizada na Rua Manoel Gonçalves, n° 760, Bairro – Centro, Caxias, Maranhão. Primeiramente, apresentou-se o projeto ao Diretor da escola e professora de Química do turno matutino. Com auxílio da professora foi possível visitar as salas de aula e apresentar o projeto aos alunos, com isso, 18 alunos entre o 1° e 3° ano se interessaram- se pelo teatro científico e aceitaram participar voluntariamente do projeto, seguindo assim regras de um contrato didático. Os dias e horários mais convenientes para todos foram marcados com alunos e professora. A imagem 1 mostra o fluxograma do procedimento metodológico. Inicialmente foi feita uma sondagem sobre o conhecimento prévio do conteúdo de tabela periódica por meio de conversas e questionários. Investigando também a afinidade com a disciplina de química. No segundo encontro, foi realizada uma oficina teatral, trabalhando- se técnicas cênicas com auxilio de um profissional do teatro de um grupo local denominado FAMA. Fez- se a leitura do texto da peça, dividindo papéis e tarefas entre os alunos tais como iluminação, sonoplastia, maquiagem, figurinos, cenário. A peça trabalhada chama-se “Vingadores da Química” texto original de Bruno Ventura, em que alguns elementos lutavam para que não ocorresse a destruição da tabela periódica, em meio a essa missão conhecem muitos outros elementos e suas funções. Os encontros seguiram com ensaios, aulas sobre o assunto, conhecimento das experiências que se seriam utilizadas na peça. A apresentação foi realizada no auditório da escola. Foram aplicados questionários aos participantes da peça e espectadores.

Resultado e discussão

A peça foi apresentada para uma plateia de 110 alunos no total, onde 72 alunos eram do turno matutino e 38 do turno vespertino. Ao fim das duas apresentações, os 18 alunos participantes direto do teatro foram aplaudidos de pé pelo público que sorriu e se divertiu durante grande parte da apresentação. A partir disso, pode-se fazer uma avaliação positiva do trabalho desenvolvido. Quanto ao questionário 1, antes e posterior à apresentação, foram coletadas as repostas dos alunos participantes da peça para as seguintes perguntas: 1) Como a tabela periódica está organizada? 2) Como os elementos estão disponíveis na tabela periódica? 3) O trítio é isótopo de qual elemento? 4) Em qual período o Urânio está?. As mesmas perguntas foram feitas aos alunos que atuaram na peça de teatro. No momento anterior ao início das atividades, na primeira e segunda questão os resultados foram positivos, na terceira, seis dos alunos responderam certo e cinco deles erraram. Já na quarta questão o número de erros foi maior que o de acertos. No momento posterior ao a execução do trabalho, o índice de acerto das questões foi de 100%. Para as questões 5, 6, 7, 8 e 9; de caráter discursivo, as respostas dos alunos que participaram na plateia podem ser conferidas através de um comparativo a partir da tabela 1, com dados anteriores e posteriores à apresentação. Conforme a tabela 1, verificou-se que os resultados de questionários antes da apresentação (1) teatral mostram dados que não são favoráveis a compreensão dos conteúdos de química por parte dos alunos que atuaram na peça. Com o decorrer do projeto (2) observou-se avanços, comprovado nos resultados de questionários aplicados ao fim do projeto para este mesmos alunos, em que obteve- se 100% de respostas satisfatórias em todas as respostas

Imagem 1.

Fluxograma da metodologia

Tabela 1.

Resultados obtidos dos atores e atrizes do teatro no questionário 1 antes e após a apresentação teatral.

Conclusões

A partir do teatro científico os alunos conseguiram ver a Química com outros olhos, percebendo a sua importância em atividades do cotidiano. A peça “Os Vingadores da Química” proporcionou aos alunos um aprimoramento de seus conhecimentos sobre a tabela periódica, fazendo-os perceberem que os elementos estão presentes em tudo ao seu redor e que pode-se aprender Química de maneira mais atrativa. O aumento no rendimento nas respostas do questionário evidencia o conhecimento adquirido, bem como o aspecto motivacional despertado nos alunos pelo prazer de aprender de uma forma lúdica.

Agradecimentos

À Deus, à Universidade Estadual do Maranhão Campus Caxias, ao professor Dr. Raimundo Clecio Dantas Muniz Filho, ao professor Msc. Bruno Ventura e ao grupo Os Hallô'gê

Referências

CHASSOT, A. Alfabetização científica: Questões e desafios para a educação. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade de outros escritos. 10 ed. São Paulo: Paz e Terra. 2002.
MONTENEGRO, B.; FREITAS, A. L. P.; MAGALHÃES, P. J. C.; SANTOS, A. A.; VALE, M. R. O papel do teatro na divagação científica: A experiência da seara da ciência. Ciência e Cultura., São Paulo, v.57, n.4, Oct./Dec. 2005. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000400018&script=sci_arttext>. Acesso em: 18 ago. 2016.
SARAIVA, C. C. Teatro científico e ensino da química. 2007. 170 f. Dissertação(Mestrado em Química para o Ensino) – Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Porto, 2007. Disponível em:<http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/claudiasaraiva/docs/tesecompleta.pdf>. Acesso em: 15 set. 2016.
SILVEIRA, A. F; SILVA, A. P; B. FILHO, A. R. A divulgação da ciência através do teatro: Um estudo em Copenhague de Michael Frayn. 2011. 234 f. Tese (Dourado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

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